Frente dos Servidores Públicos debate defesa da democracia e os próximos passos para a luta


A primeira reunião do ano da Frente dos Servidores Públicos (FSP), a qual o CPERS integra, ocorreu nessa quinta-feira (12), no Sindicaixa.

Servidores(as) das esferas do serviço público federal, estadual e municipal debateram o cenário político vigente, o urgente enfrentamento ao fascismo e a defesa intransigente da democracia. Bem como o respeito aos direitos historicamente conquistados e a valorização salarial do funcionalismo público e demais trabalhadores(as).

O 1º vice-presidente do CPERS, Alex Saratt, considerou a iniciativa exitosa, representativa e com alto grau de entendimento e compromisso quanto aos desafios e tarefas do movimento sindical.

“Impossível não destacar a ênfase na defesa da democracia e a condenação unânime aos golpistas e fascistas. É preciso identificá-los, processá-los e puni-los. Quanto às pautas de natureza econômica e social, salientou-se a necessária unidade dos trabalhadores para recuperar o papel do Estado e das políticas públicas na superação da crise e de uma agenda positiva para o presente e futuro, descartando os projetos que visam a precarização, o sucateamento e as privatizações. Defender o serviço e o servidor público é afirmar a Democracia, a Cidadania e os Direitos”, salientou.

“A reunião contou com um número bem expressivo de entidades, o que é muito significativo diante do momento grave de ataque à nossa democracia. É um recado forte daqueles que sempre lutaram por direitos e serviços públicos de qualidade para a população brasileira, de que sabem o valor da soberania popular e lutam para que tenhamos mais democracia. A luta por direitos seguirá firme com a certeza de que o governo que chega com uma base ampla tem um olhar sensível para as reivindicações populares, o que nos permitirá avanços”, observou a diretora do CPERS, Carla Cassais.

Ao final, os servidores(as) aprovaram como encaminhamento a publicação de uma Nota em defesa da democracia, respeito ao voto e combate ao fascismo.

Foto de capa: Miguel Chagas

Confira, abaixo, a nota completa:

Frente dos Servidores Públicos em defesa da democracia e dos serviços públicos

A Frente dos Servidores Públicos do RS – articulação e movimento que reúne sindicatos e associações das esferas do serviço público federal, estadual e municipal no RS – manifesta através dessa nota pública suas posições e expectativas frente aos acontecimentos em curso no país.

De forma unitária, reivindicamos a defesa da democracia, o respeito ao voto popular, o combate decidido ao fascismo e ao golpismo, a ampla unidade dos movimentos na luta política e o apoio ao mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva frente aos ataques da extrema direita – golpista e fascista – e na implementação de medidas que atendam às demandas da classe trabalhadora, notadamente a parcela da população excluída, como questões fundamentais do nosso tempo. É preciso “desbolsonarizar” o Estado, punir os golpistas e seus financiadores.

Outrossim, concomitante a essas matérias de interesse geral da cidadania, apontamos que a obra de retomada do desenvolvimento e da reconstrução econômica e social do Brasil exige medidas que recuperem o papel do Estado na promoção de políticas públicas através da qualificação dos serviços públicos, sendo necessários o arquivamento da PEC 32 (Reforma Administrativa) , a revogação EC 95 (PEC da Morte), a regulamentação da Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que estipula o direito a negociação coletiva, a revogação das reformas da Previdência e Trabalhista, o fim das privatizações do patrimônio público e a recuperação do poder de compra dos salários do setor público e privado.

A solução da crise nacional impõe medidas políticas, programáticas e governamentais e precisa ter por objetivo recuperar os índices de emprego e trabalho formal, salário e renda e combater à inflação e à fome, situações trágicas que flagelam milhões de famílias brasileiras.

A manutenção e fortalecimento do Estado em suas facetas democráticas, de inclusão e bem estar para o desenvolvimento são capazes de dar essa resposta, sendo isso possível somente com a valorização dos serviços e dos servidores públicos.

Porto Alegre, 13 de janeiro de 2023.

Entidades que assinam a Nota da Frente dos Servidores Públicos:

ABOJERIS
ADURGS
AFOCEFE
Andes/UFRGS
ASJ-RS
Assibge
ASSPGE
ASSUFRGS
ASTAP/RS
CEAPE Sindicato
CPERS
CTB/RS
CUT/RS
FEMERGS
Fórum Sindical e Popular
INTERSINDICAL
SEDUFSM
Simev
Simpa
SIMPE
SINDCAIXA
SindIserf/RS
SINDJUS
SINDOIF
Sindipers
Sindippen
Sindsepe/RS
SINDTCE
Sintergs
Sintrajufe
UGEIRM

 

 

Notícias relacionadas

A educação brasileira sofre uma profunda mudança que, embora silenciosa …

04/05/2026

NÃO VENDA A MINHA ESCOLA! Diante da gravidade do projeto …

O 1º de Maio, Dia da Trabalhadora e do Trabalhador, …

30/04/2026