CPERS debate mudanças na carreira e na aposentadoria com educadores da escola Gabriela Mistral


Na tarde desta terça-feira (10), o CPERS visitou a EEEF Gabriela Mistral para falar sobre as mudanças na vida funcional da categoria a partir dos projetos aprovados em dezembro e janeiro no governo Eduardo Leite (PSDB). 

A presidente do Sindicato, Helenir Aguiar Schürer, acompanhada do advogado Márcio Rosa, da assessoria jurídica do CPERS, esclareceu dúvidas de professores(as) e funcionários(as) da escola. 

Um dos pontos abordados foi a questão do corte no ponto de educadores(as) grevistas. Helenir ressaltou que o CPERS tem lutado em todas as frentes para reverter a situação. Além do processo que corre na justiça desde novembro, a entidade tem se articulado para reverter a situação no campo político. 

“A função do sindicato é defender a categoria. Temos a preocupação de cuidar da vida funcional e da educação. Estamos conversando com cada deputado para pressionar Eduardo Leite a devolver o dinheiro descontado da greve. Não vamos arredar um milímetro deste compromisso”, disse a presidente.

Na ocasião, Helenir e Márcio esmiuçaram as alterações provocadas pelos projetos nas carreiras e na aposentadoria dos educadores(as), dialogando com a cartilha disponibilizada pelo CPERS. Acesse a cartilha aqui.

O advogado Márcio Rosa esclareceu dúvidas como a incorporação de gratificações, vantagens temporais, aposentadoria, alteração de níveis e difícil acesso. Para casos específicos, a categoria deve entrar em contato com o jurídico da entidade pelo telefone (51) 3073-7512 ou email atendimento@buchabqui.adv.br.

▶ Saiba como receber notícias do CPERS por whatsapp

A partir do dia 17 deste mês, o CPERS precorrerá todo o estado para dialogar com a categoria sobre as mudanças. O cronograma completo será divulgado em breve. Contate seu núcleo para participar.

Notícias relacionadas

Por Rosane Zan, presidente do CPERS Sindicato* O governo do …

08/06/2026

Junho é o mês do Orgulho LGBTQIAPN+, um período de …

02/06/2026

Centenas de pessoas, entre educadoras(es) dos 42 núcleos do CPERS …

29/05/2026