Na manhã desta segunda-feira (10), o Espaço de Exposições Deputado Carlos Santos, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, foi palco de um momento de emoção, memória e resistência. A cerimônia de abertura da mostra “80 anos de CPERS: exigir nossos direitos é ensinar democracia” reuniu educadoras(es), dirigentes estaduais e representantes de núcleos do Sindicato para celebrar uma história construída com coragem, luta e compromisso com a educação pública.

Aberta ao público até a próxima sexta-feira (14), das 8h30 às 18h30, a exposição convida visitantes a percorrer uma linha do tempo interativa e informativa que revela as principais batalhas, conquistas e desafios enfrentados pelas(os) trabalhadoras(es) da educação ao longo de oito décadas. Cada marco resgata a força coletiva que, geração após geração, transformou o CPERS em uma das vozes mais firmes na defesa da escola pública e da democracia.

Durante a cerimônia, a presidente do Sindicato, Rosane Zan, emocionou o público ao recordar a trajetória do Sindicato: “Nesses 80 anos de história do CPERS, não houve um governo diante do qual não estivéssemos para exigir nossos direitos e defender a democracia. Estar aqui hoje, neste espaço, é reafirmar a importância desse gigante que é o CPERS Sindicato. Seguiremos firmes na luta pelos direitos da classe trabalhadora e pela valorização da educação, da saúde e da segurança pública. Avante, educadores! Viva o CPERS! Viva a educação pública!”

A exposição é, ao mesmo tempo, um tributo à luta e um convite à reflexão: olhar para o passado para fortalecer o presente e projetar o futuro. Em cada foto, documento e relato, pulsa a certeza de que ensinar, resistir e lutar caminham lado a lado, e que a história do CPERS é também a história da educação e da democracia no Rio Grande do Sul.
>> Confira mais fotos do evento:























'