Em Palmeira das Missões, 6ª Mostra Pedagógica do CPERS reúne talento, criatividade e luta


Na tarde desta terça-feira (16), a Universidade Federal de Santa Maria – Campus Palmeira das Missões foi palco de um encontro que reafirmou a potência da educação pública como espaço de encantamento, resistência e transformação social.

Educadoras(es), estudantes e a comunidade escolar da região do 40º Núcleo do CPERS protagonizaram a Etapa Regional da 6ª Mostra Pedagógica do Sindicato, celebrando a partilha de saberes, a criatividade e a valorização das práticas pedagógicas que sobrevivem, apesar das adversidades impostas pelo governo de Eduardo Leite (PSD).

Professoras(es), funcionárias(os) de escola e alunas(os) apresentaram quase 40 projetos concebidos no chão das escolas da rede pública estadual. 

A diretora da Comissão de Educação do CPERS, Andréa da Rosa, sublinhou a relevância histórica da iniciativa, que neste ano completa uma década desde sua primeira edição.

“Quero destacar o trabalho de mobilização e de organização desta Etapa Regional. É a maior até agora em número de trabalhos inscritos! Já tivemos Mostras grandiosas, mas a de hoje superou as expectativas. Tenho certeza de que será lembrada pela qualidade e pela criatividade dos projetos, como já percebemos na motivação de estudantes e educadores”, afirmou.

Em sua fala, Andréa rememorou os obstáculos enfrentados pela educação pública gaúcha ao longo desse período e enalteceu a dedicação das(os) profissionais que, mesmo diante de salários defasados e ataques sistemáticos, transformaram a escassez em potência criativa.

“Estamos na sexta edição, que carrega dez anos de história. Muitos colegas aqui presentes lembram bem do contexto de 2015: salários parcelados, atrasos e incerteza. Ainda assim, víamos educadores se desdobrando para criar trabalhos incríveis, com poucos recursos, mas com muito talento e dedicação. A Mostra Pedagógica segue sendo esse espaço de resistência, de valorização do nosso trabalho e de afirmação da importância da escola pública”, destacou.

Riqueza dos trabalhos apresentados

Questões centrais da contemporaneidade marcaram a Mostra. O futuro do planeta e a consciência ambiental ganharam corpo em iniciativas como “Mudanças Climáticas: o Planeta em Alerta”, da EEEM São João Batista, de Novo Barreiro, “Cidades do Futuro, inteligentes e sustentáveis”, da EEEM Venina Palma, de Palmeira das Missões, e “Rumo à COP: caminhos de sustentabilidade – reflorestamento e educação”, da EEEB Antônio João Zandoná, de Barra Funda.

A inclusão e a diversidade também foram pauta em projetos como “Branquitude no Brasil: a atuação de pessoas brancas na luta antirracista no século XXI” , da EEEM Castro Alves, de São José das Missões, e “Gênero não define capacidade”, da EEEM São João Batista, de Novo Barreiro, reafirmando que a escola pública é espaço de reflexão crítica sobre igualdade e justiça social.

O diálogo entre tradição e protagonismo juvenil também ganhou visibilidade. O projeto “O Tradicionalismo dos CTGs e a formação dos jovens protagonistas” foi apresentado pela EEEM Lucila Nogueira, de Boa Vista das Missões.

Para a professora Gabriela Cornelli dos Santos, a iniciativa une identidade cultural e formação cidadã: “Mais do que preservar nossas raízes, esse trabalho fortalece valores de pertencimento, disciplina, respeito e coletividade. O CTG dentro da escola tem um papel fundamental na formação de jovens protagonistas, que aprendem a liderar e assumem responsabilidades que levarão para a vida.”

Na mesma escola, o projeto “Ciência no Quintal: Conectando o saber familiar” mostrou como os conhecimentos cotidianos das famílias podem dialogar com a ciência acadêmica. “Queremos mostrar que a ciência não está distante da vida das pessoas. Ela pode nascer da experiência, do cuidado e das práticas do dia a dia. Assim, fortalecemos a relação entre escola, comunidade e saúde, reconhecendo o saber popular como parte legítima do conhecimento científico”, explicou a estudante Mariana Estefane Antunes.

Na área da ciência, jovens pesquisadoras(es) impressionaram com soluções inovadoras frente à crise energética, entre elas o “Motor Stirling movido a gás metano”, da EEEM São João Batista, de Novo Barreiro, o “Gerador de Hidrogênio: a energia do futuro”, da EEEM Lucila Nogueira, de Boa Vista das Missões, e o “Bioenergy – células solares sensibilizadas por corante (DSSC)” , da EEEM Castro Alves, de São José das Missões. Já o projeto “Direito à Desconexão: por que precisamos de tempo livre para cuidar da saúde e da vida?”, da EEEB Antônio João Zandoná, de Barra Funda, trouxe um alerta urgente: a hiperconexão digital cobra seu preço sobre a saúde mental e a qualidade de vida.

Esses são apenas alguns exemplos da riqueza e da diversidade dos projetos apresentados nesta edição regional da 6ª Mostra Pedagógica do CPERS. Eles evidenciam que, mesmo diante dos ataques do governo Eduardo Leite (PSD) aos direitos históricos, da tentativa de impor Parcerias Público-Privadas (PPPs) na educação e do aprofundamento do sucateamento das escolas, a comunidade escolar segue firme, mostrando sua força criativa e seu compromisso com o futuro.

Na ocasião, representando a Direção Central do CPERS, estiveram presentes as(os) também diretoras(es) da Comissão de Educação, Sandra Silveira e Elbe Belardinelli, além de representantes do 40º Núcleo: Gerri Sawaris (vice-diretora), Leonir Rauta (diretor), Rosilei Santi (diretora), Ercilia Lemes (secretária), Zilo Schmidt (diretor), Daniela Sganzerla (diretora), Joel Oliveira e Neusa Lopes.

A comissão avaliadora — composta por Claudinei Vicente Cassol, Edeval Barcione, Luciana Loureiro da Silva, Rosane Martins, Juliane Vani, Marisa Costa König, Andréa da Rosa e Jante Soares — percorreu os espaços para conhecer os trabalhos e, ao final, anunciou os destaques do dia.

As etapas regionais da Mostra estão percorrendo os núcleos do Sindicato em todo o interior do Rio Grande do Sul. Os projetos selecionados em cada região se apresentarão na Mostra Estadual, que será realizada em novembro, em Porto Alegre. Fique atenta(o) à data da atividade na sua cidade e participe! Mais informações aqui!

>> Confira, abaixo, os projetos selecionados para a Etapa Estadual da 6ª Mostra Pedagógica do CPERS:

> Anos Iniciais do Ensino Fundamental:

Projeto: Ciência no Quintal conectando o saber familiar
Escola:
EEEM Lucila Nogueira

Projeto: Neurônios em festa: o impacto das telas no seu mundo
Escola: EEEM Venina Palma

> Anos Finais do Ensino Fundamental: 

Projeto: Gerador de hidrogênio: energia do futuro
Escola: EEEM Lucila Nogueira

Projeto: Tijolos de tecido: o lixo da moda em construção sustentável
Escola: EEEF Antônio João Zandoná

> Ensino Médio:

Projeto: Sustentabilidade a partir da horta escolar.
Escola: EEEM Venina Paula

Projeto: Bioenergy: células solares sensibilizadas por corantes.
Escola: EEEM Castro Alves

> Educação de Jovens e Adultos (EJA): 

Projeto: Tecnologia que ensina e aproxima
Escola: EEEF Professora Carimela Pugliese Bastos

>> Acesse o link para conferir mais fotos:

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