CPERS inicia encontros regionais para fortalecer a formação sindical e a resistência em defesa da educação pública


O CPERS deu início a uma nova etapa de sua trajetória de luta e organização com a realização dos Encontros Regionais da Comissão de Formação Sindical, promovidos na última sexta-feira (12) e sábado (13). As primeiras atividades ocorreram nas sedes dos núcleos de Santa Maria (2º) e Passo Fundo (7º), reunindo também representantes de Santiago (29º), Cachoeira do Sul (4º), Santa Cruz do Sul (18º), Lagoa Vermelha (25º), Cruz Alta (11º), Erechim (15º) e Carazinho (37º).

Em um cenário em que o governo Eduardo Leite (PSD) insiste em desvalorizar a educação pública, reduzir salários, ampliar a precarização do trabalho e ameaçar direitos históricos da categoria, os debates promovidos pelo Sindicato são trincheiras de resistência e construção coletiva.

Conduzidos pela Escola Sindical Sul e pela Secretaria Estadual de Formação da CUT, os encontros, desenvolvidos em três módulos, têm como objetivo fortalecer a identidade sindical, ampliar a consciência crítica e projetar os próximos passos da luta.

Inspirada na pedagogia de Paulo Freire, a formação aposta no diálogo, na escuta e no protagonismo das(os) trabalhadoras(es) da educação, reafirmando que a escola pública é um instrumento de transformação social e não um espaço a ser sucateado, como impõe a lógica privatista defendida pelo governo estadual.

“Essa formação sindical, destinada às diretorias e aos conselheiros 1/1000 dos núcleos, tem como objetivo oferecer subsídios, estimular o debate e promover a reflexão sobre temas fundamentais como a organização da sociedade, o enfrentamento ao racismo, a história sindical e outros assuntos atuais. Nossa intenção é que esse processo contribua para o fortalecimento do Sindicato, por meio do resgate da base e da ampliação da nossa capacidade de luta diante da falta de valorização a que a categoria vem sendo submetida no Rio Grande do Sul”, destacou Vera Lessês, coordenadora da Comissão de Formação do Sindicato.

Os encaminhamentos definidos nesses encontros serão levados ao conjunto da base, abrindo caminhos para novas iniciativas e consolidando a luta como fruto da participação de professoras(es) e funcionárias(es) de escola, da ativa e aposentadas(os), de todas as regiões do estado.

Representando a Direção Central, além da coordenadora da Comissão de Formação do Sindicato, participaram das atividades as também diretoras da pasta, Juçara Borges e Sandra Régio, e a diretora Sandra Santos.

A formação sindical promovida pelo CPERS seguirá ao longo dos próximos meses e atingirá os 42 Núcleos da entidade. Com essas atividades, o Sindicato fortalece a categoria e toda a sociedade gaúcha, que tem na educação pública um pilar de consciência crítica e enfrentamento aos retrocessos impostos por governos que tratam o ensino estadual como despesa e não como investimento. Seguimos na luta! Avante, educadoras(es)!

>> Confira mais fotos das atividades de formação realizadas na última semana: 

Notícias relacionadas