A educação pública, tantas vezes alvo de ataques e da precarização imposta pelo governo Eduardo Leite (PSD), que insiste em desvalorizar a escola e suas(seus) trabalhadoras(es), mostrou em Rio Grande (6º Núcleo) sua verdadeira força: a capacidade de transformar, resistir e criar futuros.
Nesta quinta-feira (4), a Etapa Regional da 6ª Mostra Pedagógica do CPERS foi realizada na EEEM Dr. Augusto Duprat, reafirmando que a escola pública é um território vivo de resistência, esperança e produção coletiva de conhecimento.
Até o momento, a Mostra em Rio Grande é a maior realizada nesta edição: foram 30 projetos pedagógicos inscritos, cada um revelando a potência criativa de professoras(es), funcionárias(os) e estudantes.

“Trabalhar com projeto não é só desenvolver uma ideia, é construir conhecimento de forma coletiva, respeitando as diversidades e valorizando os saberes de cada um e cada uma. Este ano, trazemos como tema central: ‘Valorização começa com reconhecimento’. Queremos ser valorizados, mas também queremos que o reconhecimento seja efetivo, tanto para os profissionais quanto para os estudantes que apresentam trabalhos tão potentes e importantes”, ressaltou o coordenador da Comissão de Educação e 2º vice-presidente do Sindicato, Edson Garcia.
Projetos que unem ciência, arte, tecnologia e vida
A pluralidade de iniciativas refletiu a capacidade da comunidade escolar de transformar dificuldades em força criadora. Entre os destaques, esteve o projeto “Respiro – Um espaço seguro para se ouvir”, da EEEM Bibiano de Almeida, que uniu psicologia e tecnologia para criar um site de autoterapia com técnicas de respiração e um bot programado para acolher pessoas em sofrimento psíquico.

A estudante Laura Madruga Maral explicou a urgência da proposta: “Queremos abrir um espaço para acolher pessoas que vivem à mercê de uma sociedade agressiva. Uma palavra pode machucar e até levar alguém à automutilação ou ao suicídio. Nossa proposta é mostrar que a tecnologia pode ser aliada na luta pela vida”.

Na EEEM Frederico Rodrigues, o projeto “ECO92: do lixo ao propósito” destacou que responsabilidade socioambiental e solidariedade caminham juntas ao transformar sacos de ração em ecobags.
“É uma forma de mostrar que sustentabilidade precisa estar enraizada em nossa comunidade e transmitida para as próximas gerações. Pequenas ações podem mudar realidades”, reforçou a estudante Amanda Garcia.

Já na EEEM Prof. Carlos Loréa Pinto, a arte se uniu à consciência ambiental com o projeto “Melodias para o Futuro: Sons da Sustentabilidade e da Diversidade”, no qual estudantes do 5º ano criaram instrumentos musicais a partir de materiais recicláveis.
A professora Paula Neves destacou o caráter social da ação: “Esses instrumentos serão doados à APAE de Rio Grande. Queremos que a reciclagem não só conscientize, mas também gere inclusão e solidariedade”.

Os trabalhos apresentados foram avaliados por uma comissão de educadoras e educadores comprometidas(os) com a valorização da escola pública: Maria Lourdes Selagem São Bento, André Lemes da Silva, Maria da Rosa de Souza Pachetti, Janete Cardoso Pinto, Silvia Barret Soares e Rita Marta Gonçalves Caldas.
A Mostra também contou com a presença das diretoras: Sandra Silveira (integrante da Comissão de Educação do CPERS) e Sandra Santos, além de dirigentes do 6º Núcleo do CPERS, representado pela diretora-geral Denise Correa Teixeira, a vice-diretora Silvana Monteiro Damasceno, o secretário Diego Noda dos Santos, a tesoureira Maria do Carmo Brandao Schwab e as diretoras Vera Regina Costa Correa e Izabel Cristina Pereira da Silveira.
As etapas regionais da Mostra estão percorrendo os núcleos do Sindicato em todo o interior do Rio Grande do Sul. Os projetos selecionados em cada região se apresentarão na Mostra Estadual, que será realizada em novembro, em Porto Alegre. Fique atenta(o) à data da atividade na sua cidade e participe! Mais informações aqui!
Em um cenário de políticas do governo Eduardo Leite (PSD) que tentam reduzir a escola ao mínimo, o CPERS reafirma: a educação pública não é escassez, é abundância; não é silêncio, é criação; não é ameaça, é vida!
>> Confira, abaixo, os projetos selecionados:
ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS
Nome do projeto: Cheirinho que acalma
Nome da Escola: E.E.E.F. Barão de Cerro Largo
Educador Responsável: Sabina Kepes da Cunha
Área disciplina: Ciências e Linguagens
Estudantes: Emanuelle Baldez da Rosa, Lorenzo Pereira Pereira e Théo Soarez Spiering
Nome do projeto: Melodias para o Futuro: Sons da Sustentabilidade e da Diversidade
Nome da Escola: E.E.E.M. Professor Carlos Loréa Pinto
Educador Responsável: Paula Regina Ribeiro das Neves
Área disciplina: Linguagens
Estudantes: Isabelly Amorim Tavares, Kimberly Lopes Barcellos e Lyuane Ricardo Freitas
ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS
Nome do projeto: PRESENTE AUSENTE – O SILÊNCIO DO BULLYING: Uma proposta de instalação artística do 8º ano de tempo integral.
Nome da Escola: E.E.E.M. Alfredo Ferreira Rodrigues
Educador Responsável: Sara Pinkoski Luzzardi
Área disciplina: Linguagens e Ciências Humanas
Estudantes: Murillo Carvalho Vergara, Karolaine Borges da Silva e Lucas Rodrigues da Silva.
Nome do projeto: Laços de Sangue: Bora Doar!
Nome da Escola: Escola Estadual Lília Neves
Educador Responsável: Odair Nunes Soares
Área disciplina: Ciências
Estudantes: Eduarda Schaumlile, Renesmee Botelho e Pedro Henrique
ENSINO MÉDIO
Nome do projeto: RPG Que País É Esse?
Nome da Escola: Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Augusto Duprat
Educador Responsável: Fabrício Paula de Souza; Dulce Moraes Jost; Luiz Paulo da Silva Soares
Área disciplina: Ciências Humanas e Sociais / Eletiva “Que País É Esse”
Estudantes: Fabrício Guilherme Lins; Guilherme da Silva Amaral e Nicolas Souza Colares.
Nome do projeto: Saúde Mental
Nome da Escola: EEEM Bibiano de Almeida
Educador Responsável: Márcia Glaci da Silva Bueno; Tauana Mesquita; Andreara Menezes
Área disciplina: Biologia; Redação; Língua Portuguesa
Estudantes: Laura Amaral; Rafaela Souza
ENSINO PROFISSIONAL
Nome do projeto: Exploradores das Palavras – Projeto de Alfabetização e Letramento Infantil
Nome da Escola: Esc. Est. Ens. Méd. Brigadeiro José da Silva Paes
Educador Responsável: Janice Rubira Silva
Área disciplina: Língua Portuguesa, Desenvolvimento Web
Estudantes: Julia Dos Santos Brancão Lopresti; Julia Leite Arrieche; Julia Machado da Silveira
>> Confira mais fotos da Etapa Regional da 6ª Mostra Pedagógica do CPERS, em Rio Grande:












'