Nesta segunda-feira (28), o CPERS lança uma edição histórica da Sineta para marcar seus 80 anos de luta em defesa da educação pública e dos direitos das educadoras e educadores do Rio Grande do Sul. A publicação reúne momentos emblemáticos da trajetória da entidade e traz reflexões sobre os desafios e conquistas que moldaram sua história.
Fundado em 21 de abril 1945, o CPERS consolidou-se como uma das principais vozes em defesa da escola pública de qualidade e da valorização profissional. Ao longo de oito décadas, o Sindicato esteve à frente de greves históricas, enfrentou perseguições em diferentes regimes políticos e protagonizou campanhas decisivas por melhores salários, aposentadoria digna e condições de trabalho.
Este jornal é mais do que uma homenagem: é parte de um calendário vibrante de celebrações, que perdurará por um ano, incluindo o lançamento de um minidocumentário, exposições fotográficas, palestras e tantas outras formas de lembrar e valorizar quem fez – e continua fazendo – do CPERS uma trincheira em defesa da escola pública, gratuita, laica e de qualidade.
Além da retrospectiva, a publicação aponta para o futuro, reforçando o compromisso permanente da entidade com a democracia, a justiça social e a valorização da educação como instrumento de transformação.
A edição especial da Sineta já está disponível em versão digital e também será distribuída para as(os) sócias(os) do Sindicato, em breve. Leia abaixo ou baixe o arquivo da Sineta clicando aqui!




'