Defender quem educa é defender o futuro da sociedade. Com esse propósito, o CPERS foi homenageado na noite desta quarta-feira (22) pela Câmara de Vereadores de São Leopoldo, cidade que integra o 14º Núcleo do Sindicato. A sessão solene, proposta pelo vereador Professor Ricardo (PT), celebrou os 80 anos de fundação do CPERS.
Representaram a direção estadual da entidade o 1º vice-presidente, Alex Saratt, a diretora Vera Maria Lessês e o diretor Luiz Henrique Becker.

Durante a cerimônia, foi destacada a relevância histórica do Sindicato como espaço de mobilização e resistência em defesa da valorização profissional, do ensino público e da democracia ao longo de oito décadas de atuação.

Em sua manifestação, Alex Saratt ressaltou que os princípios que inspiraram a criação do CPERS continuam guiando a luta da categoria. “O Sindicato se desdobra como uma vertente de consciência social e humana quanto a um projeto de sociedade, na defesa da educação pública, na luta por valorização profissional e da democracia, elementos que permeiam diariamente a luta do CPERS nesses 80 anos e que continuam atuais por estarem na essência de qualquer sociedade sadia”, afirmou.

O diretor Luiz Henrique Becker, oriundo do 14º Núcleo, destacou: “Foi uma homenagem que proporcionou não somente um resgate histórico, mas uma reflexão sobre a luta do CPERS, sobre a sua importância na região e no Estado. Isso se fez muito presente na fala de todos que usaram a tribuna, mas também na plateia, com a presença de vários educadores aposentados. Foi um momento de reflexão e resgate da história, da construção e do reconhecimento sobre qual a escola pública que queremos.”

Comemorando oito décadas de trajetória, em abril deste ano, o CPERS reafirma seu compromisso com a educação pública de qualidade, a defesa da categoria e a construção de uma escola democrática sustentada pela participação ativa das bases.

A educadora Maria Luiza Sedrez, ex-secretária de Educação e ex-coordenadora regional de Educação em São Leopoldo, também recebeu homenagem durante a sessão.

Em outro momento emocionante da noite, Maria Marizete Ritter, esposa do ex-diretor do CPERS Cássio Ritter, falecido em junho deste ano, recebeu uma homenagem em nome do educador, que dedicou boa parte de sua vida à construção de uma escola pública de qualidade e à valorização das(os) educadoras(es) do Rio Grande do Sul.

Representando o 14º Núcleo do Sindicato, estiveram presentes o diretor-geral Jorge Lothar Von Muhlen, a vice-diretora Suzane Da Rosa Wonghon, a secretária Noemi Antonio Maria e a tesoureira Sonia Maria Rabaioli.
>> Confira mais fotos:


















'