6ª Mostra Pedagógica do CPERS chega à região de Ijuí


Nesta quarta-feira (27), o palco da 6ª Mostra Pedagógica do CPERS foi a Praça da República, localizada em Ijuí (31º Núcleo). A atividade, que reuniu educadoras(es) e estudantes da região, expôs os projetos para visitação da população local.

O CPERS, através da Mostra, segue valorizando e incentivando práticas pedagógicas inovadoras, aproximando a escola pública da comunidade e reafirmando que as instituições de ensino estaduais também são espaço de transformação social. Cada Mostra Pedagógica Regional é também um ato de resistência e afirmação do compromisso com uma escola democrática, crítica e comprometida com a formação integral.

Em Ijuí, dez projetos de sete escolas da região marcaram presença na Mostra Pedagógica. Nos trabalhos, estudantes e educadoras(es) abordaram temas como sustentabilidade, tecnologia, natureza, saúde, meio ambiente e linguagem corporal, mostrando a força e a diversidade da educação pública.

A abertura do evento ficou por conta da apresentação musical das(os) estudantes da EEEF Luiz Fogliatto, que encantaram e alegraram todas(os) as(os) presentes.

A presidente do CPERS, Rosane Zan, destacou que a Mostra Pedagógica é um espaço de diálogo entre a escola e a comunidade. “É um paralelo que fazemos com a sociedade, de mostrar o que é feito no chão da escola, o que é belo e significativo. E é essa escola pública que queremos para os filhos e filhas da classe trabalhadora: uma escola laica, gratuita e com referencial social”, afirmou.

Rosane destacou que a escolha da Praça da República, em Ijuí, onde ocorreu a primeira mostra do 31º Núcleo em 2015, reforça a valorização da educação pública. “Estar aqui hoje é um reflexo de quanto nós, do CPERS, sempre valorizamos e seguimos valorizando a escola pública. Além de denunciar as mazelas, fazemos questão de evidenciar que esta mesma escola tem projetos significativos, mostra sua importância e o motivo pelo qual toda a sociedade deve defendê-la”, completou.

A diretora da Comissão de Educação do CPERS, Andréa da Rosa, destacou a relevância da atividade: “Fui diretora do Núcleo de Rio Grande por três gestões e conheço muito bem a Mostra, desde 2015, quando a Rosane idealizou a atividade. Estar aqui é sempre emocionante, é muito bom participar desse momento. Parabéns pelos trabalhos apresentados, certamente teremos um dia maravilhoso”, destacou a diretora no início da iniciativa.

“Mais um dia de ricos trabalhos sendo apresentados por estudantes e educadores da rede estadual. Essa Mostra é parte do compromisso que o CPERS Sindicato tem com a valorização da educação pública. Os projetos da rede estadual estão hoje expostos aqui para que a comunidade possa reconhecer todo o trabalho desenvolvido, com responsabilidade, por professores e funcionários em benefício dos nossos estudantes”, ressaltou o diretor do Sindicato, Leandro Parise.

Também participaram do encontro dirigentes do 31º Núcleo: Maria Eugênia Fiorin (diretora-geral), Noemi Silva (tesoureira), Antônia Gobbo (vice-diretora), Laura de Albuquerque (membro da direção) e Terezinha Mello (representante 1/1000), além das associadas aposentadas do Núcleo.

A comissão julgadora da atividade foi composta pelas educadoras: Maria Romi Bazzan Nachtigall, Rosane Scheren Moreira, Carla Iungs Fabrin e Cleia Teresinha Lizolotto, além do educador Jorge Fernando Schmidt.

Reconhecimento e luta por uma educação pública de qualidade para todas e todos

A necessidade e urgência de investimento e valorização das(os) trabalhadoras(es) em educação por parte do governo Eduardo Leite (PSD) fica evidenciado no projeto da professora Laura de Albuquerque, da EEEF Luiz Fogliatto, que apresentou na Mostra uma maquete com o tema “Resiliência climática: um compromisso com o futuro e com a escola pública”. 

Ela explica que a ideia do projeto surgiu a partir da onda de calor que atingiu o Rio Grande do Sul em fevereiro, no início do ano letivo, quando as aulas foram adiadas graças a uma liminar conquistada pelo CPERS, que reconheceu a falta de estrutura das escolas para enfrentar aqueles dias de temperaturas extremas.

“Estamos aqui para mostrar que a escola pública só precisa de reparos e reformas, e que é totalmente possível o governo investir nisso, sem entregar nossas escolas para empresas privadas ou repassar a responsabilidade da educação”, destacou a professora.

Na apresentação, Laura ressaltou que a maquete demonstra soluções viáveis: “Ela mostra como podemos intervir na infraestrutura dos prédios escolares com técnicas de engenharia simples e de baixo custo, capazes de garantir conforto térmico nas salas de aula, tanto no frio quanto no calor.”

A estudante Nicoly Makoski, da EEEF Sant’Ana, apresentou o projeto “Educação e Sustentabilidade no Campo”, já em funcionamento na escola e responsável por garantir parte significativa da merenda escolar.

“Hoje trazemos o projeto da horta sustentável que construímos, com sistema de irrigação automática e reaproveitamento da água da chuva. Toda a produção é utilizada na merenda da escola”, destacou a estudante.

O estudante Enzo Correia Magalhães (lado direito da foto), da EEEM Otavio Caruzo Brochado da Rocha, apresentou o projeto “Os impactos dos agrotóxicos no meio ambiente”. Durante sua apresentação, ele destacou os principais objetivos do trabalho, além de chamar a atenção como a iniciativa pode ajudar a sociedade: “Meu projeto visa fazer com que as pessoas tenham mais consciência sobre o uso dos agrotóxicos nas plantações, claro que elas têm suas vantagens, mas as consequências podem afetar o alimento e a saúde do consumidor”, relatou.

Nesta quinta-feira (28), a 6ª Mostra Pedagógica do CPERS ocorrerá no 4º Núcleo do Sindicato (Cachoeira), das 13h30 às 17h30, no Cine Via Sete 3D, localizado no Orlando Plaza Shopping.

A Mostra segue percorrendo os núcleos do Sindicato, fique atenta(o) à data da sua região e participe! Mais informações aqui!

>> Confira os projetos selecionados para a Mostra Estadual no 31º Núcleo (Ijuí):

> Ensino Fundamental – Anos Finais:

EEEM Otavio Caruso Brochado da Rocha
Nome do projeto: Redução de Emissões Industriais em Ijuí
Estudantes: Alisson André Veivenberg Moreira, Esmeralda Bairros Carpes e Rafaela Vogt Miron Professoras(es): Carine Fantinelli Freitas Kreme e Roberto Borer Schmaltz

> Ensino Médio:

EEEM São Geraldo
Nome do projeto: Feira de Escambo Sustentável
Estudantes: Eduarda Vitória de Arruda Teixeira, Estefani da Silva, Sandro Natanael Delfina
Professoras(es): Tatiane Machado Brandolt

>> Confira mais fotos da Mostra Regional em Ijuí: 

 

Notícias relacionadas

Nos dias 20 e 21 de setembro, Brasília sediou o Encontro …

22/09/2025

Nesta quinta-feira (18), a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação …

19/09/2025