6ª Mostra Pedagógica do CPERS: consciência social e ambiental são destaques da Etapa Regional em Carazinho


A força e a esperança de um mundo melhor através da educação pública estiveram em destaque em mais uma edição regional da 6ª Mostra Pedagógica do CPERS, realizada nesta quarta-feira (17), em Carazinho(37° Núcleo).

O encontro, marcado por ricas trocas e aprendizados, aconteceu na EEEM Cônego João Batista Sorg, onde 10 projetos da comunidade escolar da região foram apresentados com dedicação e excelência, resultado de muito preparo e empenho.

Na abertura dessa edição Regional, a diretora da Comissão de Educação do CPERS, Andréa da Rosa, reafirmou o compromisso da direção estadual com a valorização do fazer pedagógico: “A gente costuma ver o Sindicato sempre como aquele instrumento de luta, que batalha por valorização para os professores, para os funcionários, da ativa e aposentados, que faz a defesa da escola pública. Mas defender a nossa proposta pedagógica nas escolas também faz parte disso. Defender a nossa escola pública de qualidade passa por valorizar o que a gente faz de bom nas escolas.”

“Nós vivemos uma realidade de demanda sobre demanda, são planilhas, notas, recuperação, e aqui nesse espaço nós temos um tempo para parar, para escutar e conhecer novas experiências. Esse é um momento de interagir, mas também de fazer uma reflexão crítica do momento histórico que nós estamos vivendo”, declarou o diretor da Comissão de Educação, Elbe Belardinelli, que também acompanhou a atividade. 

Para Sandra Silveira, também diretora da Comissão de Educação do Sindicato, a Mostra Pedagógica reforça a importância das escolas públicas: “Nós estamos aqui hoje enquanto Sindicato para reconhecer e valorizar, mas também para mostrar para a sociedade o que é construído lá no chão da escola, com muita qualidade, com muito carinho e com muito trabalho dos professores, funcionários e toda a comunidade escolar. Então, estão todos de parabéns e eu estou muito feliz de estar aqui hoje também”, reforçou a dirigente. 

A transformação da realidade com consciência social e ecológica

O conjunto de projetos apresentados nesta etapa regional da Mostra Pedagógica trouxe à tona temas de grande relevância para a sociedade contemporânea.

O trabalho “Energias renováveis e não renováveis”, desenvolvido pela EEEF Érico Veríssimo, de Carazinho, promoveu a criação de grupos, a organização de aulas e a elaboração de experimentos para estimular o debate sobre a matriz energética, ampliando a conscientização acerca desse desafio atual.

Na mesma direção, o projeto “Crise Climática e Crise de Informação: As Redes Sociais na Disseminação do Negacionismo Científico” analisou como a circulação de notícias falsas se torna um obstáculo para a construção da justiça climática no Brasil. Elaborado por estudantes e uma professora da IEE Júlia Billiart, de Chapada, o estudo chegou a uma conclusão essencial: as redes sociais exercem papel decisivo no enfrentamento das fake news.

Já o projeto “O Campo é Delas: vozes e luta das mulheres reais”, da EEPROCAR, de Carazinho, partiu do interesse das alunas em seguir a carreira agropecuária para mapear trajetórias de mulheres que conquistaram destaque no campo. Por meio de pesquisas e entrevistas, o trabalho destacou a importância da presença feminina em diferentes áreas e valorizou o protagonismo das mulheres também dentro da Mostra, onde todo o trabalho foi conduzido por elas.

A seleção de trabalhos apresentados na etapa regional da 6ª Mostra Pedagógica do CPERS, em Carazinho (37º Núcleo), reforça o que o Sindicato defende todos os dias: a educação pública gaúcha tem qualidade para alcançar a excelência e não fica atrás de nenhum outro lugar do mundo.

A cada Mostra, fica evidente que, se houvesse valorização e reconhecimento por parte do governador Eduardo Leite (PSD), a potência da nossa educação poderia florescer ainda mais, conquistando corações e mentes de alunas e alunos.

Representando o 37º Núcleo do CPERS, estiveram presentes na Etapa Regional: Adelia Menezes dos Santos (diretora-geral), Claudia Regina Schaffer (vice-diretora), Gelci Terezinha Quevedo Agne (secretária-geral), e as(os) diretoras(es) Liciane Terezinha Piasson, Maria Helena da Silva e Renan Mattos dos Santos.

Nesta edição, a comissão julgadora foi formada por: Emelda Anastacia Haubert, Elaine Madalena Weber Boscato e Maria Helena da Silva.

As etapas regionais da Mostra estão percorrendo os núcleos do Sindicato em todo o interior do Rio Grande do Sul. Os projetos selecionados em cada região se apresentarão na Mostra Estadual, que será realizada em novembro, em Porto Alegre. Fique atenta(o) à data da atividade na sua cidade e participe! Mais informações aqui!

>> Confira, abaixo, os projetos selecionados para a Etapa Estadual da 6ª Mostra Pedagógica do CPERS:

> Ensino Fundamental (Anos Finais): 

Projeto: Energias renováveis e não renováveis
Escola: EEEF Érico Veríssimo

Projeto: A MAGIA DO MILHO: Da Semente à Espiga, Um Ciclo Sustentável
Escola: EEEF Israelina Martins Silveira

> Ensino Médio:

Projeto: BATALHA PELA MEMÓRIA: A Toponímia na Construção e Apagamento na Memória Coletiva Brasileira
Escola: IEE Júlia Billiart

Projeto: CRISE CLIMÁTICA E CRISE DE INFORMAÇÃO: As Redes Sociais na Disseminação do Negacionismo Científico
Escola: IEE Júlia Billiart

> Educação Profissional e Técnica: 

Projeto: O TRABALHO DA MULHER DO CAMPO
Escola: EEPROCAR

Projeto: O CAMPO É DELAS: voze e luta das mulheres reais
Escola: EEPROCAR

Projeto: IMPACTOS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS NO MERCADO DE TRABALHO: Desafios e Soluções para os Servidores
Escola: IEE Júlia Billiart

>> Acesse o link para conferir mais fotos:

Notícias relacionadas

O CPERS informa que, no período de 23 de dezembro …

18/12/2025

Foto: FreePik A Internacional da Educação para a América Latina …

O CPERS intensificou, nesta segunda-feira (15), a pressão ao governo …

15/12/2025