Nesta quinta-feira (9), o 25º Núcleo do CPERS, em Lagoa Vermelha, sediou mais uma edição regional da 6ª Mostra Pedagógica do Sindicato. O evento apresentou 14 projetos pedagógicos desenvolvidos por sete escolas da rede pública da região. A presidente do CPERS, Rosane Zan, a diretora da Comissão de Educação, Sandra Silveira, e o diretor Amauri da Rosa estiveram presentes para acompanhar e apoiar a atividade.

Na abertura do evento, Rosane destacou a importância de valorizar o trabalho realizado nas escolas estaduais, reforçando seu compromisso em evidenciar o reconhecimento de todas(os) as(os) integrantes que compõem esse cenário, com destaque para os trabalhos pedagógicos desenvolvidos. “Nós sempre precisamos lembrar e valorizar quem faz parte do nosso dia a dia: nossos principais instrumentos de trabalho, que são as nossas alunas e alunos. A Mostra Pedagógica do CPERS surgiu exatamente para isso. Eu tive a honra de ser uma das idealizadoras dessa mostra, lá em 2014, na gestão da professora Helenir. Naquela época a gente percebia que, apesar do CPERS, nesses 80 anos de luta, ter denunciado muitas vezes as dificuldades e problemas da escola pública, faltava mostrar o que tem de bonito e significativo nas nossas escolas. Muitas vezes, esses trabalhos ficam escondidos, só dentro das quatro paredes da escola, e não chegam para a sociedade ver.”
Rosane ressalta também a importância de evidenciar à sociedade os papéis do Sindicato, destacando a amplitude de suas funções. Segundo ela, a valorização da categoria também está diretamente ligada ao reconhecimento do trabalho desenvolvido no ambiente escolar, além da luta contínua em defesa dos direitos das(os) profissionais da educação e da garantia de uma escola pública de qualidade.

O tema desta 6ª edição da Mostra, “Valorização começa com reconhecimento”, é exatamente isso: reconhecer a importância de quem trabalha no dia a dia, no chão da escola. E essa valorização é um dos papéis mais importantes do Sindicato, lutar para que a categoria seja reconhecida e valorizada de verdade.

Sandra, diretora da Comissão de Educação, complementa: “O Sindicato está mostrando para toda a sociedade como se valoriza efetivamente o que é construído na escola pública. Para nós, isso é muito importante e vai muito além da reivindicação por salários dignos e pela valorização das carreiras dos profissionais da educação. O CPERS se preocupa profundamente com essa questão da valorização do que é feito nas escolas. E vocês estão contribuindo enormemente para mostrar como se faz uma educação de qualidade, apesar de todos os problemas que a educação enfrenta no Rio Grande do Sul.”

Os projetos apresentados nesta edição abordaram temas diversos, entre eles: o Ecoteando que possui grande relevância pedagógica, social e cultural. O objetivo é contribuir para a efetiva inclusão, ao promover a criação de brinquedos táteis que auxiliam no desenvolvimento cognitivo, motor e sensorial de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Além de promover a cidadania, o projeto estimula a empatia e a compreensão das diferenças entre as(os) estudantes.
Beatriz Borges, estudante da EEEM Francisco Argento, de Lagoa Vermelha, que participou do desenvolvimento do projeto, destaca: “Um dos objetivos do projeto é estimular os sentidos das crianças, por exemplo, o olfato, o tato, a audição e a visão, por meio de uma abordagem lúdica. Outro exemplo, é o tapete sensorial, que tem como princípio promover o desenvolvimento sensorial de forma divertida, despertando a curiosidade, a atenção e a percepção.”
A mensagem deixada pelo projeto foi reforçada por sua identidade visual nos painéis: “Brincar, Incluir e Reciclar”. A frase sintetiza os principais objetivos do trabalho: promover a inclusão efetiva de todas(os), estimular um aprendizado significativo por meio de metodologias ativas e incentivar a consciência ambiental, valorizando o reaproveitamento de materiais reciclados.

Outro projeto da edição regional da Mostra em Lagoa Vermelha se chama “Flor e Cura, também realizado no Ensino Médio.
“Nosso projeto tem como foco a sustentabilidade, por meio da fabricação artesanal de sabonetes, utilizando resíduos que seriam descartados no meio ambiente. Produzimos diferentes tipos de sabonetes, como os de canela, lavanda, erva-doce e laranja, cada um com propriedades específicas, como efeitos calmantes, esfoliantes e aromáticos. A importância desse projeto para a sociedade está em conscientizar sobre o consumo responsável, incentivando a redução do uso de produtos industrializados e valorizando práticas que apoiem a preservação ambiental e o reaproveitamento de recursos”, destacou a aluna Mayra da Silva.

Outro projeto enriquecedor para o Ensino Médio é o Túnel do Tempo, que tem como objetivo resgatar a história e promover a construção de uma consciência crítica sobre os fatos do passado. O projeto utilizou práticas pedagógicas que incentivam a pesquisa, o trabalho em grupo, a organização de dados e a apresentação dos resultados, contribuindo para o desenvolvimento do pensamento crítico.
As(os) estudantes realizaram, como culminância do projeto, uma belíssima apresentação que evidenciou a dimensão social e cultural do trabalho. A dimensão cultural se concretiza na valorização da historicidade, além de incentivar a reflexão sobre a influência do passado na construção da identidade coletiva do presente.
Por conseguinte, os projetos tiveram diferentes temáticas, evidenciando ações voltadas à preservação do meio ambiente, sustentabilidade, cidadania, inclusão e à valorização da história para a formação da consciência crítica e cidadã.

A comissão avaliadora dos projetos foi composta por: Ana Catarina, Lenzi Pacheco, Helenice Vieira Polo, Lúcia Bernardi e Iveli Nunes da Silva.
Representando o Núcleo, participaram da atividade: Joarez Antonio Lorenson, Inez Maria Loregian, Vilma de Fátima Loregian, Suzana Beatriz Guimarães, Rosmeri Marchiori Spanhol Corso, Márcia de Cássia Mendes Schenatto, Lucemar Ribeiro do Amaral, Odete Dutra e Maria de Lourdes.
As etapas regionais da Mostra estão percorrendo os núcleos do Sindicato em todo o interior do Rio Grande do Sul. Os projetos selecionados em cada região se apresentarão na Mostra Estadual, que será realizada em novembro, em Porto Alegre. Fique atenta(o) à data da atividade na sua cidade e participe! Mais informações aqui!
>> Confira, abaixo, os projetos selecionados para a Etapa Estadual:
> Ensino Fundamental – Anos Iniciais:
Projeto: Energia Renovável e Sustentável
Escola: EEEM Prof. Delfina Loureiro
> Ensino Médio:
Projeto: LENHA ECOLÓGICA – Briquete Alternativo e Sustentável para o Uso de Biomassa Energética
Escola: EEEM Francisco Argeta (POLI)
Projeto: ECOTEANDO
Escola: EEEM Francisco Argenta(POLI)
> Ensino Profissional
Projeto: Pomar de Árvores Nativas
Escola: EEET Desiderio Finamos (Agrícola)
>> Confira mais fotos:


























































'