5ª Mostra Pedagógica: projetos de escolas de Soledade comprovam a qualidade da educação pública no RS


Realizada no IE Polivalente, em Soledade (28º Núcleo), a etapa regional da 5ª edição da Mostra Pedagógica do CPERS, desta sexta-feira (25), contou com a apresentação de oito projetos, exaltando a riqueza e a qualidade dos trabalhos desenvolvidos no chão da escola.

A abertura foi realizada pelos alunos(as) da pré-escola do IE Polivalente, que emocionaram os presentes com uma exibição coreográfica da música “Oh! Chuva”.

O 1º vice-presidente do CPERS, Alex Saratt e a diretora Sandra Severo Régio prestigiaram a iniciativa e destacaram a importância da Mostra para que a qualidade dos trabalhos realizados nas escolas da rede pública gaúcha ultrapassem os muros das instituições e possam transformar a sociedade.

“A Mostra sintetiza aquilo que a escola representa de melhor, que é a aproximação e a união das pessoas, no sentido de aprender, compartilhar e evoluir uns com os outros. Até pouco tempo, a educação e os educadores eram criminalizados, discriminados e alvos de uma série de ataques. É gratificante constatar que a escola pública sobrevive, resiste e desabrocha. A Mostra fortalece todos os movimentos que realizamos enquanto Sindicato, nas causas trabalhistas, de direitos humanos e sociais, mas fundamentalmente na defesa da escola pública”, considerou Saratt.

“A Mostra Pedagógica expõe a qualidade e a beleza que existe nas escolas públicas estaduais. Temos enfrentado ataques de vários governos, que tentam cotidianamente retirar direitos, tanto dos educadores quanto dos alunos e iniciativas como essa demonstram a força da nossa resistência e do ensino público do Rio Grande do Sul”, observou Sandra.

Dedicação: educadores e estudantes expõem com orgulho os trabalhos desenvolvidos

O objetivo e o desenvolvimento dos projetos foram expostos pelos educadores(as) que coordenaram as ações e pelos estudantes que executaram os trabalhos.

A professora de Matemática, do IE Polivalente, Liziane Moraes, destacou a importância da Mostra para educadores(as) e alunos. “É muito gratificante participar deste projeto organizado pelo CPERS. Nossos estudantes, assim como nós, enquanto instituição, só temos a ganhar. É através dos nossos estudantes que contemplamos um mundo melhor. A sementinha está sendo lançada aqui hoje e eu fico muito feliz em fazer parte”, frisou.

Letícia Andrade, aluna do 2º ano do Ensino Médio, do IE Polivalente, afirmou que o sentimento de apresentar seu projeto no evento é de grande satisfação. “É muito gratificante como aluna, participar desta experiência e representar o projeto que desenvolvemos com tanta dedicação”, observou.

Ana Maria Garbini Kruger, também professora do IE Polivalente e orientadora do projeto Recicle, Crie e Recrie, explicou o trabalho realizado com os alunos(as).  “Nosso trabalho fala sobre a reciclagem de papel. O objetivo foi ensinar para as crianças os processos de reciclagem, onde retiramos o papel que iria parar nas lixeiras e reciclamos, deixando como novo.  Momentos como esses, proporcionados pela Mostra Pedagógica, são muito importantes, pois sempre há uma grande troca de experiências e conhecimentos”, destacou.

“Nosso projeto está ajudando muito a escola e o meio ambiente. Estou achando muito legal participar dessa Mostra e quero vir mais vezes”, disse a aluna do 4º ano do IE Polivalente, Pâmela Moraes, de nove anos.

Além dos representantes da Direção Central do CPERS, participaram da atividade a diretora do 28º Núcleo, Magale Eicheler da Rocha, a vice-diretora Rosa Maria Quevedo Giovanoni, a secretária Marlene Morais Scorsatto e as diretoras aposentadas Ana Maria de Godoi Moraes e Carmem Ignez Braganholo.

Após a avaliação dos projetos, analisados pela Comissão Julgadora, composta pelas educadoras Carmem Ignez Brganholo, Edeltrudes Bertol Terhorst e Rosane Beatriz Gradascho, foram selecionados para a etapa estadual da 5ª Mostra Pedagógica do CPERS, que será realizada em dezembro, em Porto Alegre, os seguintes trabalhos:

>> Categoria Ensino Médio:

– Projeto Casa Sustentável (EEEM Érico Verísssimo)

>> Categoria Ensino Fundamental (séries finais):

– Projeto Reciclagem Divertida (IE Polivalente)

>>Categoria Ensino Fundamental (séries iniciais):

– Projeto: Brincadeiras e Aprendizagens no Mundo da Reciclagem (EEEM Júlia Lopes de Almeida)

>> Confira os projetos inscritos:

– Casa Sustentável (EEEM Érico Veríssimo – Ensino Médio;
– Arquitetura sustentável e placas solares (IEE São José – Ensino Fundamental);
-Horta Inteligente (EEEM Joaquin Gonçalves ledo – Ensino Médio);
-Recicle, crie e recrie (IE Polivalente – Ensino Fundamental);
-Reciclagem divertida (IE Polivante – Ensino Fundamental);
-Ecovalente (IE Polivalente – Ensino Médio);
– Brincadeiras e aprendizagem no mundo da reciclagem (EEEM Júlia Lopes de Almeida – Ensino Fundamental);
-Parque de Energia Sustentável/Renovável (IE São José – Ensino Médio).

Etapas Regional e Estadual

Os 42 núcleos do CPERS realizarão mostras regionais até novembro. Os educadores(as) devem se inscrever com até cinco dias de antecedência ao evento na sua região. Os projetos e trabalhos mais significativos terão lugar na etapa estadual da Mostra, que ocorrerá em Porto Alegre em data a ser definida. As experiências selecionadas também serão compiladas em uma publicação especial.

️ INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

  1. Somente sócios(as) do CPERS terão suas inscrições validadas para a Mostra Pedagógica;
  2. Os anexos (como documentos, trabalhos por escrito ou em PowerPoint, fotos e vídeos) devem ser enviados para o e-mail [email protected];
  3. As inscrições podem ser realizadas com até 5 (CINCO) dias de antecedência à Mostra Regional do seu núcleo.. Clique aqui para conferir o cronograma das etapas regionais da Mostra;
  4. Clique aqui para acessar o regulamento completo da Mostra Pedagógica;
  5. Se tiver dificuldades no preenchimento do formulário ou outras dúvidas, entre em contato pelo email [email protected] ou pelo fone (51) 3254.6000.

Notícias relacionadas