5ª Mostra Pedagógica do CPERS destaca a qualidade do Ensino Público Gaúcho em São Luiz Gonzaga e São Borja


Nesta terça-feira (31), mais duas regiões do estado foram palco para as etapas regionais da 5ª Mostra Pedagógica do CPERS. O evento, que aconteceu pela manhã na EEEF Senador Pinheiro Machado, em São Luiz Gonzaga, e à tarde no CTG Tropilha Crioula, em São Borja, reuniu trabalhadores(as) da educação e estudantes em uma demonstração do compromisso e dedicação dos educadores(as) gaúchos(as).

Em meio às dificuldades enfrentadas devido à desvalorização do governo Eduardo Leite (PSDB), a Mostra Pedagógica se destaca como um espaço fundamental para evidenciar a qualidade do ensino público no Rio Grande do Sul. Vinte projetos foram apresentados, revelando a força do trabalho desenvolvido nas escolas públicas estaduais.

Os projetos apresentados abrangeram diversas áreas do conhecimento, desde inovações tecnológicas até práticas pedagógicas que visam a inclusão e o desenvolvimento integral dos estudantes. Cada um deles representou um testemunho do compromisso e da paixão dos professores(as) e funcionários(as) das escolas estaduais em oferecer uma educação de qualidade, mesmo em meio a um cenário adverso.

“Quero saudar os educadores aqui presentes, mas quero saudar especialmente os nossos protagonistas, os estudantes. Sem vocês o nosso trabalho não teria nenhuma repercussão. E esse é o papel da mostra pedagógica, desde a sua primeira edição, mostrar que além das lutas e dos problemas diários, as escolas estaduais têm muito de belo e significativo para apresentar”, destacou a tesoureira e representante da Comissão de Educação do Sindicato, Rosane Zan, durante a abertura da atividade em São Luiz Gonzaga.

A Mostra Pedagógica do CPERS é uma iniciativa de grande importância, não apenas para destacar o trabalho árduo dos educadores(as), mas também para inspirar a comunidade a reconhecer o valor da educação pública.

Julia Bueno da Fontoura, aluna do 2º ano do Ensino Médio, na EEEM São Luiz, de São Luiz Gonzaga, apresentou o projeto “Oficinas de aprendizagem com foco na “saúde mental” de estudantes do ensino fundamental e médio”.

“O objetivo do nosso trabalho é entregar uma mensagem, principalmente para os jovens e adolescentes do Ensino Médio, para que se priorizarem e foquem no autocuidado. Assim, eles aprendem a lidar com as suas emoções e podem pensar o que querem para o futuro sem as pressões da sociedade. O nosso objetivo é que as pessoas se conscientizem e descubram as suas dificuldades para trabalhar elas”, explicou a estudante.

O projeto “Podcast Literário”, do IE Padre Francisco Garcia de São Borja, tem o objetivo de incentivar a leitura entre os alunos(as). O estudante Marcos Henrique Gauna Ramires, um dos participantes da iniciativa, explica que o trabalho apresenta a importância dos livros e busca tirar os jovens um pouco das redes sociais. 

Em São Luiz Gonzaga, as educadoras Ivone Ávila, Eni Araújo Malgarim e Miriam Vargas Heineck definiram quais projetos serão apresentados na etapa estadual da Mostra, que será realizada dia 28 de novembro, em Porto Alegre. Confira abaixo: 

>> Ensino Fundamental – Anos Inicias:
Projeto: Sustentabilidade: Você faz a sua parte?
Escola: EEEF Professora Amália Germano de Paula 

>> Ensino Fundamental – Anos Finais:
Projeto: Projeto de Sustentabilidade: Obras de arte e jogos pedagógicos
Escola: EEEM Pe João Baptista Réus SJ

>> Ensino médio:
Projeto: Oficinas de aprendizagem com foco na “saúde mental” de estudantes do ensino fundamental e médio
Escola: EEEM São Luiz

Projeto: Produção de energia sustentável, através de fontes alternativas
Escola: EEEM Bossoroca

O diretor-geral do 33° Núcleo (São Luiz Gonzaga), Joner Alencar Marchi Nascimento, também acompanhou a atividade.

Já em São Borja, a mesa de juradas foi formada pelas educadoras Zoila Moraes, Zenira Andres Manara e Ana Paula Martins. Estes foram os projetos selecionados para a etapa estadual: 

>> Ensino Fundamental – Anos Iniciais:
Projeto: Arquitetando Leitura
Escola: CE Getúlio Vargas

>> Ensino Fundamental – Anos Finais:
Projeto: É reciclando que se planta amor
Escola: EEEM Militina Pereira Alvarez

>> Ensino Médio:
Projeto: Robotics: unindo educação, tecnologia e sustentabilidade ao desenvolvimento do protagonismo juvenil
Escola: IE Padre Francisco Garcia

Projeto: Reciclagem na escola: Uma ação concreta de preservação do meio ambiente
Escola: IE Padre Francisco Garcia

>> Ensino Profissionalizante:
Projeto: Projeto Contação de História “Era Uma Vez…”
Escola: CE São Borja (CESB)

Elizabeth dos Santos Braga, diretora-geral do 16º Núcleo (São Borja), realizou a abertura do encontro no município.

Desde o dia 15 de agosto, o CPERS realiza, nos 42 núcleos do Sindicato, as etapas regionais da 5ª Mostra Pedagógica da entidade. No próximo dia 28 de novembro, das 9h às 19h, na Praça da Alfândega, em Porto Alegre, ocorrerá a etapa estadual da iniciativa, com a apresentação dos projetos selecionados em todo o estado. Participe!

Notícias relacionadas