Educadores(as) de Cachoeirinha se mobilizam contra a Reforma da Previdência


Cerca de 60 educadores(as) de Cachoeirinha compareceram, nesta quinta (2), ao painel “Reforma da Previdência, a quem ela atinge e como?”, realizado pela Frente Popular em Defesa da Previdência no Plenarinho da Câmara de Vereadores da cidade.



Os presentes debateram as consequências da Reforma da Previdência para a classe trabalhadora e tiraram dúvidas sobre os principais pontos da proposta, que retarda a aposentadoria e reduz drasticamente os benefícios.



Valdete Moreira, diretora do CPERS, destacou a crueldade de uma reforma que recai com maior brutalidade sobre educadoras, uma categoria que já sofre com a desvalorização e, no caso do Rio Grande do Sul, com 41 meses de salários atrasados e parcelados.

“Hoje pagamos juros para receber os nossos salários. Como teremos condições de pagar uma previdência privada? É isso que pode ocorrer se não barrarmos a reforma da previdência. É muito grave o que está sendo proposto”, avalia.

Greve geral

A plenária também contou com a assessoria jurídica do CPERS, representada por Rodrigo Antonio Sebben, e o presidente da CUT RS, Claudir Nespolo. Claudir fez um chamado à categoria para cruzar os braços e se engajar na greve geral do dia 14 de junho, convocada pelas centrais sindicais.



O dirigente da CUT ainda destacou a importância da comunidade se mobilizar para coletar assinaturas contra a Reforma. As centrais disponibilizaram um documento que pode ser reproduzido e distribuído. Acesse aqui.

Cartilha

Conheça a cartilha “Reforma da Previdência: Guia para entender e defender a sua aposentadoria” elaborada pelo CPERS, com informações da nossa Assessoria Jurídica e do Dieese para você entender a PEC do governo Bolsonaro e suas consequências na vida dos(as) trabalhadores(as).

São 32 páginas que abrangem os diferentes aspectos da Reforma, incluindo as alterações no Regime Geral (setor privado) e Regime Próprio da Previdência Social (servidores), além de exemplos práticos e informações organizadas sobre os principais pontos da proposta.

Baixe, leia e compartilhe!

Clique aqui para baixar

Notícias relacionadas