21, 22 E 23 DE OUTUBRO


AULA CIDADÃ E ATO SHOW: QUINTA-FEIRA, ÀS 10H, NO LARGO GLÊNIO PERES
O CPERS convida professores, funcionários de escola, estudantes, pais e a comunidade escolar para participar da Aula Cidadã e do Ato Show que será realizado na próxima quinta-feira (26), às 10h, no Largo Glênio Peres, em Porto Alegre.
A iniciativa, intitulada “EDUCAÇÃO NÃO É MERCADORIA. EU DEFENDO A ESCOLA PÚBLICA E OS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO”, tem o objetivo de fazer a denúncia dos ataques do governo Sartori (PMDB) contra os educadores e a educação pública do Rio Grande do Sul.
“Quinta-feira, mais uma vez, mostraremos para o governo a força da nossa Greve e o apoio dos estudantes, pais e a comunidade escolar. É fundamental a participação de todos neste importante ato em defesa da educação pública”, destaca a presidente do CPERS, Helenir Aguiar Schürer.
Em breve, serão divulgadas, nas redes sociais do Sindicato, as atrações e os convidados.

Educadores fecham coordenadorias em todo Estado para pressionar o governo a uma efetiva negociação 

Mostrando a força da Greve, educadores e educadoras de diversos Núcleos do CPERS trancaram as entradas de mais de 20 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), na manhã desta segunda-feira (23), em todo Estado.
A ação dos professores e funcionários de escola teve o objetivo de exigir que o governo Sartori estabeleça, de fato, uma mesa de negociação com a categoria e também em repúdio ao remanejamento dos estudantes, imposto pelo governo.
A Greve dos professores e funcionários de escola já chega aos 48 dias. Até agora, já ocorreram quatro audiências com o governo sem que nenhuma proposta para as exigências da categoria fosse apresentada.
Na 1ª CRE, em Porto Alegre, um educador foi agredido por um segurança. O professor registrou um BO e fez exame de corpo de delito.
As CREs permaneceram trancadas durante todo o dia. Só por volta das 17h, os educadores fizeram a liberação.
Na sexta-feira (20), os Núcleos 07º – Passo Fundo e 21º Núcleo – Uruguaiana trancaram suas receptivas coordenadorias.
“Continuaremos em nossa Greve até que o governo apresente uma proposta que contemple as nossas exigências.  Não estamos pedindo nada além do que o respeito aos nossos direitos. A Greve segue forte em todo o Estado. Não recuaremos”, afirma a presidente do CPERS, Helenir Aguiar Schürer.

Confira os Núcleos que participaram dos fechamentos das CREs:

1º Caxias do Sul

2º Santa Maria

4º Cachoeira do Sul

6º Rio Grande

9º Santo Ângelo

10º Santa Rosa

11º Cruz Alta

13º Osório

14º São Leopoldo

16º São Borja

17º Bagé

18º Santa Cruz do Sul

20º Canoas

22º Gravataí

23º Santana do Livramento

24º Pelotas

26º Frederico Westphalen

27º Três Passos

32º Taquara

33º São Luiz Gonzaga

34º Guaíba

38º e 39º Porto Alegre

40º Palmeira das Missões

Mobilizações pelo Estado:

11°Núcleo –  Neste final de semana os educadores de Cruz Alta realizaram reuniões na Escola Major Belarmino Cortes de Cruz Alta e Castelo Branco e Miguel Calmon do Dalto do Jacuí. Os encontros tem acontecido no núcleo, nas praças e casas de colegas.

 

22º Núcleo – Nesta sexta-feira (20), o 22º Núcleo – Gravataí realizou Plenárias nas cidades de Viamão, Gravataí e Cachoeirinha. Na segunda-feira (23), às 15h, foi a vez de Plenária e ato em Viamão, no Instituto Júlio César.

24º Núcleo – Nesta sexta-feira (20), o núcleo de Pelotas realizou plenária na  EEEM. Prof. Rodolfo Bersch com toda comunidade escolar. A plenária teve mais de 150 pessoas entre estudantes, pais e a comunidade escolar. A Comunidade Escolar mais uma vez reforçou o apoio à Greve dos educadores.

 

Notícias relacionadas