Núcleos de Bagé e Santana do Livramento realizam etapa regional da 5ª Mostra Pedagógica do CPERS


Dando continuidade à etapa regional da 5ª Mostra Pedagógica do CPERS, nesta terça-feira (7), o Sindicato desembarcou no 17º Núcleo (Bagé) e 23º Núcleo (Santana do Livramento) para valorizar os trabalhos desenvolvidos no chão da escola.

Em Santana do Livramento, o evento ocorreu na Sala Cultural da cidade, reunindo 13 projetos de duas escolas da região.

A tesoureira do CPERS, Rosane Zan, explicou o objetivo da Mostra Pedagógica do CPERS, que está destacando os trabalhos de qualidade das escolas estaduais do Rio Grande do Sul desde 2015, ressaltando a importância da educação pública para a sociedade.

“Vimos os trabalhos excelentes que são feitos dentro da sala de aula e não se mostrava para a sociedade a relevância que tem a escola pública. Nesse sentido que o Sindicato faz a Mostra, para não abordar somente os problemas e as mazelas da escola pública, mas também referenciar aquilo que há de belo e significativo no chão da escola”, afirma a educadora.

A estudante Yasmin Pereira Nogueira, da EEEM Cyrino Luiz de Azevedo, explica que o projeto “A musicoterapia como auxílio nas patologias e em áreas socioemocionais” surgiu através da paixão dela pela música, que estuda desde os cinco anos de idade. Então, ela falou com a professora, que colocou em prática o trabalho. “Com o nosso projeto fomos até um asilo e conhecemos um senhor que sofreu AVC e não conseguia mais falar.  Através da musicoterapia, com o nosso projeto, ele voltou a falar. Isso, para nós, é um trabalho de grande incentivo à vida”, relata a estudante.

João Pedro Dias de Menezes, estudante da EEEM Cyrino Luiz de Azevedo, explicou sobre detalhes do projeto “Amicão – um projeto bom pra cachorro” que  visa construir casinha e bebedouro para cachorros em situação de rua, através de garrafas pets. “É muito legal a gente poder cuidar dos cachorros da rua. Lá na minha escola, tem o Caramelo que a gente ajuda pelo nosso projeto”, salientou.

Maria Elizabete da Gama é orientadora do trabalho “Viajando nos Contos de Fadas”, da EEEM Cyrino Luiz de Azevedo. Ela frisa que os estudantes escolheram sua própria história para apresentar e reforça que o objetivo é aumentar a leitura entre as pessoas. “O projeto quer aumenta a leitura entre a comunidade e todos os cidadãos, pois está faltando leitura na nossa sociedade”, finaliza a professora.

A comissão julgadora, em Santana do Livramento, foi composta pelos(as) educadores(as) Juca Sampaio, Marina Moreira e Maria Celina Martinez.

Confira os projetos selecionados em Santana do Livramento: 

Séries Iniciais do Ensino Fundamental
Projeto: Amicão: um projeto bom pra cachorro
EEEM Cyrino Luiz de Azevedo

Séries Finais do Ensino Fundamental
Projeto: Matemática Financeira: planejamento financeiro pessoal
EEEM Cyrino Luiz de Azevedo

Ensino Médio
Projeto: O valor do dinheiro: Conversión de monedas
EEEM Cyrino Luiz de Azevedo

Educação de Jovens e Adultos
Projeto: O idoso não deve ser esquecido
EEEM Cyrino Luiz de Azevedo

Educação no Campo
Projeto: Economia Local
EEEF Coxilha de Santo Ignacio

Mostra Pedagógica em Bagé 

Já em Bagé, educadores(as) e estudantes de duas escolas da região reuniram-se na UERGS, com a exposição de seis projetos.

 A diretora do CPERS, Sonia Solange Vianam ficou emocionada e encantada com os trabalhos apresentados na Mostra. “Fiquei muito encantada com o engajamento dos estudantes e a facilidade que eles têm de expor os projetos. Isso mostra o quanto nossos professores são excelentes, que mesmo com todos os ataques que temos do governo Leite, os educadores são dedicados e comprometidos com uma educação de qualidade”, destaca Sonia.

Para a estudante Maria Letícia Serpa Cazarotto, o projeto “Matematicando, cuidando e cultivando com as lembranças: o uso das memórias afetivas para o aprendizado” trouxe um grande significado, além do ensino-aprendizagem: o de cuidado com as instituições de ensino. “É importante a gente querer manter a nossa escola, porque há governos que querem fechar a nossa escola, nos mandar para a cidade. É difícil para nós nos deslocarmos até o município, estamos lutando para que essa escola fique conosco, pois é o nosso coração. É onde a gente aprende, brinca e temos bastante lembranças boas”, reforça a estudante da EEEF Quinze de Junho.

Luiza Fortes da Fonseca, estudante da EEEF Chico Mendes, de Hulha Negra, apresentou o Projeto Pedagógico Interdisciplinar “Horta na Escola”. Ela destaca a valorização do cultivo de frutas e verduras sem agrotóxicos nas instituições de ensino. “Podemos plantar vários tipos de verduras e frutas e tudo que colhemos levamos para a merenda da nossa escola.”

Os avaliadores(as) da Mostra em Bagé foram Rubya Mara Munhoz de Andrade, professora da UNIPAMPA Bagé, Viviane Camozatto, professora da UERGS Bagé e a professora municipal, Nívea Marques.

Confira os projetos selecionados em Bagé: 

Séries Iniciais – Ensino Fundamental
Projeto: Projeto Pedagógico Interdisciplinar Horta na Escola
Escola: EEEF Chico Mendes

Séries Finais – Ensino Fundamental
Projeto: Pátio Escolar: aprendizagem e diversão
Escola: EEEF Chico Mendes

Ensino Médio
Projeto: Curso básico de informática para anos iniciais: integrando tecnologia e aprendizagem
Escola: EEEF Quinze de Junho (Hulha Negra)

 

 

Notícias relacionadas