Mostra Pedagógica reúne estudantes de todo o RS em Porto Alegre na próxima semana


Nos dias 28 e 29 de novembro, a qualidade da escola pública gaúcha estará em destaque na Praça da Alfândega, em Porto Alegre. O espaço da Feira do Livro sedia a 3ª Mostra Pedagógica do CPERS/Sindicato, que evidencia a rede estadual de ensino não pelas suas mazelas, mas pelo seu caráter criativo e inovador. Da sala de aula para a praça pública, são 121 trabalhos elaborados por estudantes e educadores(as) de todo o estado – selecionados entre centenas de projetos – expostos para visitação na capital.

“Precisamos lançar luz sobre o que há de belo e significativo feito no chão da escola. A sociedade não vê pois muitas vezes só se discutem os problemas. Apesar do descaso com a categoria e com a educação pública, o trabalho pedagógico realizado pelas nossas instituições é de excelência”, explica Rosane Zan, diretora do Departamento de Educação do CPERS.

Selecionados em mostras regionais que percorreram os 42 núcleos do CPERS ao longo de três meses, os trabalhos serão avaliados por um júri composto por especialistas de diversas entidades. Os vencedores de cada cada modalidade (Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Técnico Profissionalizante, EJA e Educação Indígena), terão a oportunidade de apresentar seus projetos no Encontro do Movimento Pedagógico Latino Americano, em 2019, na Argentina.

Além da exposição dos trabalhos, a 3ª Mostra Pedagógica conta com palestras e atividades culturais. Confira a programação:

28/11 (quarta-feira)

9h às 12h – Montagem e credenciamento
14h – Abertura e Momento Cultural: “O Som do Coração”  (Grupo Vocal com 44 alunos da Escola Estadual de Educação Básica Leopoldo Ost, de Santo Cristo)
14h45min – Palestra: “Experiências Pedagógicas no Contexto da Escola Pública”, com a Profa. Dra. Margareth Fadanelli Simionato (IPA)
15h – Palestra: “Educação democrática: ameaças de censura”, com a Profa. Dra. Russel Teresinha Dutra da Rosa (UFRGS)
16h – Visitação da comissão julgadora aos projetos da Mostra
19h – Encerramento do primeiro dia

29/11 (quinta-feira)

8h30min – Abertura e Momento Cultural: “Nenhum Dia Sem Ler, Nenhum Dia Sem Escrever”, do Instituto E. E. Visconde de Taunay, de Iraí
9h – Visitação da comissão julgadora aos projetos da Mostra;
17h – Encerramento e entrega dos troféus e medalhas

Notícias relacionadas