Mobilizações dos educadores marcam primeiro dia de Greve Nacional da Educação


IMG_7130
Porto Alegre

No primeiro dia da Greve Nacional chamada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE, os professores e funcionários de escola dos Núcleos do Sindicato fizeram atos, plenárias regionais, visitas às escolas por todo o Estado para denunciar à população o desrespeito do governo Sartori com os educadores e a educação pública gaúcha.
Em Porto Alegre, o 39º Núcleo , juntamente com representantes de 10 escolas,  fizeram ato em frente a Secretária Estadual de Educação – Seduc. Os representantes das escolas estaduais entregaram o quadro funcional organizado pelas escolas, com a autonomia de cada instituição, com 14 a 15 períodos e não 16 períodos como as Coordenadorias de Educação estão pressionando as direções das escolas. Os educadores foram recebidos pela coordenadora da 1ª Coordenadoria Regional de Educação, Sônia D’ Avila e a coordenadora adjunta, Jurema Garzella, que se comprometeram em levar até o secretário de Educação Vieira da Cunha as reinvindicações sobre as horas/atividades.
Á tarde, os Núcleos 38º e 39º, de Porto Alegre, realizaram novo ato público na Praça da Matriz. Participaram da atividade a ATEMPA, Sindicatos de Educadores Municipais da Região, além de dezenas de educadores dos Núcleos.
Em Santa Maria, dezenas de educadores realizaram ato em frente a 8ª Coordenadoria Regional de Educação. Os professores e funcionários de escola foram recebidos pela coordenadora da 8ª CRE, Iara Regina Druzian e sua equipe, na ocasião os educadores expuseram suas reinvindicações.
No Núcleo de Erechim professores e funcionários de escola de seis instituições reuniram-se na E.E.E.F. Érico Verissimo, no município de Jacutinga. Pela tarde às 14h foi realizada plenária na Escola de Educação Básica São Valentim no município de Gaurama.
No 33º Núcleo, São Luiz Gonzaga, a direção do Núcleo visitou às escolas que não paralisaram para conversar com os educadores sobre a importância da paralisação.
No 30º Núcleo – Vacaria, os educadores reuniram-se na sede do Sindicato, às 10h para a Assembleia Regional.
No 17º Núcleo – Bagé realizou Assembleia Regional às 15h, na Câmara de Vereadores da cidade. Os Núcleos 9º e 40º – Santo Ângelo e Palmeira das Missões também realizaram Assembleias Regionais na tarde desta terça-feira.

Mobilizações seguem pelos Núcleos do Sindicato
A agenda de ações dos Núcleos seguem nos próximos dias 16 e 17 de março, professores e funcionários de escola mobilizados mostram a força da categoria e protestam pelo cumprimento da Lei do Piso; contra a terceirização, contra a entrega das escolas às organizações sociais (OSs), contra o parcelamento dos salários, contra a militarização de escolas públicas, contra a reorganização das escolas.
No dia 18 de março, próxima sexta-feira, será realizada a Assembleia Geral do CPERS/Sindicato, no Gigantinho (Av. Padre Cacique, 891, Praia de Belas, Porto Alegre), com a primeira convocação às 12h30 e a segunda às 13h. Nesse dia, professores e funcionários de escola de todo o Rio Grande do Sul irão definir os rumos da greve do Magistério gaúcho.

 Santa Maria
Santa Maria

Erechim
Erechim

Notícias relacionadas

Com a publicação da Portaria Interministerial MEC/MF n.º 13, na …

27/12/2024

As inscrições para a edição do Sistema de Seleção Unificada …

O CPERS informa que entre os dias 31 de dezembro de …

Foi publicada nesta terça-feira (24), a Portaria Interministerial MEC/Fazenda n.º …

26/12/2024