Mobilizações de escolas denunciam descaso do governo com a educação


escola oscar pereira

As escolas ouviram o chamado do CPERS e estão realizando, além das Aulas de Cidadania, mobilizações para chamar a atenção da sociedade quanto aos constantes ataques do governo Sartori contra os direitos dos educadores e demais servidores públicos estaduais. Na última sexta-feira, dia 31, o governo anunciou o parcelamento dos salários dos professores, atingindo 38% da categoria, ou seja, 62 mil educadores que estão sem condições financeiras de arcar com despesas básicas até para o sustento familiar.
Em Porto Alegre e no interior do Estado, as instituições têm feito mobilizações para conscientizar a população sobre o descaso do governo com todos o funcionalismo público estadual.
Educadores de aproximadamente dez instituições da zona norte da capital, reuniram-se, nesta quarta-feira, dia 05, na E.E.E.M Cristóvão Colombo e realizaram um debate para organizar um calendário de manifestações até o dia 17. O objetivo é o de fortalecer a categoria para a Assembleia Geral Extraordinária do CPERS, que será realizada no dia 18/08, às 9h30. No mesmo dia, às 14h, ocorrerá a Assembleia Unificada dos Servidores Públicos, no Largo Glênio Peres, para definir sobre a greve dos servidores.
Já a escola Professor Oscar Pereira realizou, hoje pela manhã, uma mobilização na avenida que leva o nome da escola. Alunos e professores da instituição trancaram o trânsito por alguns instantes, a cada dez minutos.
Segundo a diretora da escola, Ana Regina Jardim, a intenção foi a de denunciar o descaso do governo com os educadores e a educação pública gaúcha, além da falta de profissionais na instituição. “Denunciamos o parcelamento dos salários e alertamos para a falta de secretária, merendeira, bibliotecário e orientador educacional em nossa escola. Foi um ato muito bonito de conscientização. Contamos com o importante apoio da Brigada Militar, que nos auxiliou, inclusive, instruindo alguns motoristas”, relata.
Dando continuidade as mobilizações, a escola realiza hoje à noite uma reunião com os pais dos alunos para explicar os motivos das manifestações. E não param por aí. No dia 11, às 19h30, será realizada uma caminhada luminosa que contará com a participação de mais de dez escolas da região. O ponto de encontro será na Avenida Oscar Pereira com a Aparício Borges.
Para dar maior visibilidade às ações realizadas pelas escolas, o CPERS solicita que sejam enviadas fotos ou vídeos das atividades para os e-mails: [email protected] ou [email protected]. Dessa forma, estaremos propagando ainda mais nossas mobilizações contra os ataques do governo Sartori.

Notícias relacionadas