Escolas do Núcleo de Vacaria apresentam projetos na edição regional da 5ª Mostra Pedagógica do CPERS


Realizada nesta quinta-feira (24), no 30º Núcleo (Vacaria), a etapa regional da 5ª Mostra Pedagógica do CPERS contou com a participação de 36 projetos, apresentados por cinco escolas da região.

A iniciativa, realizada no Salão de Atos da Secretaria Municipal de Educação (Smed), reuniu educadores(as) e alunos(as) com o objetivo de apresentar a riqueza das experiências pedagógicas produzidas no chão das escolas estaduais.

Entre os projetos apresentados, estava o denominado “Resíduos x Reciclagem”, desenvolvido pelo professor, Edgar Bueno Silveira, com a participação dos estudantes do 5º ano do IEE Irmão Getúlio. “Iniciamos o projeto observando as dúvidas dos alunos, que eram sobre o lixo hospitalar e para onde iam os materiais reciclados. Construímos hipóteses, pesquisamos, fizemos a fundamentação teórica e através dela respondemos às perguntas norteadoras. Após isso, montamos um painel conforme a metodologia científica”, explicou.

Uma das alunas participantes do projeto, Isadora Venson, relatou a satisfação em participar da Mostra. “Além de desafiar o nosso aprendizado no dia a dia da escola, temos a experiência da competição. Estou achando tudo muito enriquecedor, uma ótima experiência”.

A EEEM Professor José Fernandes de Oliveira levou 17 projetos do Ensino Médio e dois das séries finais do Ensino Fundamental para a Mostra. A professora, Juliana Seco, classificou a iniciativa como positiva. “Os nossos alunos estão engajados na apresentação dos projetos e, além disso, há a importante troca de experiências entre as escolas. Os temas são bastante pertinentes e os alunos estão demonstrando total conhecimento sobre as temáticas desenvolvidas”, avaliou.

Alex Corrêa do Nascimento, aluno do 1° ano na EEEM Professor José Fernandes de Oliveira, falou sobre a experiência de levar para a Mostra o projeto sobre energia nuclear. “Está sendo muito interessante, pois reúne muitos estudantes e professores com trabalhos de diversas áreas. Isso amplia nosso conhecimento e até mesmo nossas amizades, pois há muita troca de experiências”, expôs.

O 1º vice-presidente do CPERS, Alex Saratt, destacou a dedicação dos educadores(as) aos projetos desenvolvidos, mesmo diante de tantos ataques do governo Eduardo Leite (PSDB) e o importante empenho dos estudantes.

“Mesmo com todas as dificuldades impostas pelo governo, os professores demonstram o quanto acreditam no seu trabalho, que é fundamental para afirmar perspectivas para o presente e o futuro dos nossos alunos. A Mostra tem o objetivo, desde sua primeira edição, de conectar a educação com a arte, a cultura, a filosofia e o conhecimento científico. É gratificante ver que na edição atual temos um número muito significativo de participações. ”, pontuou.

“É dever de todos nós defender a escola pública. Não podemos admitir que o governo siga atacando os professores e os funcionários de escola, tentando incessantemente retirar direitos históricos. Como dizia Paulo Freire, a educação só acontece com amor. E é isso que constatamos aqui hoje, com educadores e estudantes mostrando a qualidade do ensino público gaúcho”, destacou a diretora do Sindicato, Sandra Régio.

A direção do 30º Núcleo esteve presente na Mostra com a participação do vice-diretor, Osmar Emilio Mussatto, da tesoureira, Nelita Ferreira da Costa, da secretária, Marivone Gonçalves de Lima e das representantes dos aposentados(as), Helena Caon e Erondina Nery.

Roda de Conversa debate ataques aos educadores e a educação pública

No período da tarde, a Mostra contou também com a realização de uma roda de conversa. Em debate, situações que impactam a educação pública gaúcha como a municipalização, a reforma do Novo Ensino Médio (NEM), os ataques do governo Eduardo Leite (PSDB) aos educadores(as) e a necessária luta em defesa dos direitos dos professores(as) e funcionários(as) de escola, da ativa e aposentados(as).

Participaram da Roda de Conversa a professora Rita Campos Pedreira, prefeita do município de Muitos Capões, os professores(as) Cleber Camargo, Cristina Turra, Taciana Velho, Olívia Maciel Carraro, Samara Perim Parisotto, Mario Minuzzo e Edgar Bueno Silveira, além de educadores(as) representantes das escolas participantes da Mostra.

Comissão julgadora seleciona projetos para a etapa estadual da Mostra

Para avaliar os trabalhos, a Comissão Julgadora contou com a participação de diversos educadores(as) da regão. Confira abaixo:

– Professora Adriana Duarte, representante do Conselho Municipal de Educação;
– Professora Alcione Maria Paim, secretária municipal de Educação;
– Professora Maristela Boaventura Mendes, representante do Sindicato dos Municipários de Vacaria;
– Professor Adair Adams, do Instituto Federal de Educação;
– Professoras Fabiana Fonseca e Carla Azambuja, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul;
– Professor Marco André Pegorini, da Universidade de Caxias do Sul; e
– Fabiana Fernandes, representante da Secretaria Municipal de Educação de Campestre.

Após a avaliação dos jurados(as), foram selecionados para a etapa estadual da 5ª Mostra Pedagógica do CPERS, que será realizada em dezembro em Porto Alegre, os seguintes projetos:

>> Categoria EJA:

– Projeto “Educando para a Liberdade – Além das Grades” (NEEJA – Presídio Estadual de Vacaria).

>> Categoria Ensino Médio:

– Projeto “Jogando com a Lei” (IEE Irmão Getúlio).

>> Categoria Ensino Fundamental – Anos Finais:

– Projeto “Cantinas sustentáveis, gostosuras conscientes” (EEEF Conde Afonso Celso).

>> Categoria Ensino Fundamental – Anos Iniciais: 

– Projeto “Eco Esponja” (EEEF Jardim América)

Etapas Regional e Estadual

Os 42 núcleos do CPERS realizarão mostras regionais até novembro e os educadores(as) devem se inscrever com até cinco dias de antecedência ao evento na sua região. Os projetos e trabalhos mais significativos terão lugar na etapa estadual da Mostra. As experiências selecionadas também serão compiladas em uma publicação especial.

️ INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

1) Somente sócios(as) do CPERS terão suas inscrições validadas para a Mostra Pedagógica;
2) Os anexos (como documentos, trabalhos por escrito ou em PowerPoint, fotos e vídeos) devem ser enviados para o e-mail [email protected];
3) As inscrições podem ser realizadas com até 5 (CINCO) dias de antecedência à Mostra Regional do seu núcleo. Clique aqui para conferir o cronograma das etapas regionais da Mostra;
4) Clique aqui para acessar o regulamento completo da Mostra Pedagógica;
5) Se tiver dificuldades no preenchimento do formulário ou outras dúvidas, entre em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo fone (51) 3254.6000.

Notícias relacionadas