CPERS participa de debates sobre o mundo do trabalho e a democracia no Fórum Social Mundial


Entre os dias 23 e 28 de janeiro, acontece o Fórum Social Mundial (FSM), na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, promovendo o debate sobre o Brasil da esperança e o início de um novo tempo.

Realizado pelas centrais sindicais e movimentos populares do RS e do Brasil, o evento terá como tema “Democracia, direitos dos povos e do planeta – Outro mundo é possível”.

As atividades autogestionadas poderão ser híbridas ou virtuais e presenciais no Teatro Dante Barone ou nas salas das comissões permanentes da Assembleia Legislativa, bem como em auditórios de sindicatos, dentre outros espaços.

>> Inscrições AQUI!
>> Confira a programação completa e mais informações AQUI!

Na segunda (23), o CPERS participa, junto a dezenas de entidades, da mesa de debates “A luta dos povos no contexto do nascimento de um mundo multipolar”, que tratará das profundas alterações que estão ocorrendo na geopolítica mundial.

“Será a primeira mesa do FSM e a proposta de abrir o Fórum sob a discussão internacional do nascimento de um mundo multipolar, levando em conta a conjuntura econômica da dominação e poder por algumas nações, acostumadas a buscar esse poder, oprimindo, bombardeando, saqueando, ocupando outras nações, não abrindo mão do domínio mundial, impedindo o nascimento de um mundo multipolar, no qual todas as nações poderão ter protagonismo é de fundamental necessidade”, destaca Maria Celeste, presidente do PT de Porto Alegre e representante da Fundação Perseu Abramo (FPA), no FSM.

A mesa conta com os palestrantes Tarso Genro, ex-governador do RS (PT), Socorro Gomes, ex-Presidenta do Conselho Mundial da Paz, Raul Carrion, presidente da FMG-RS e Diretor Nacional do CEBRAPAZ, Marian Mariam Barghouti, representante da Palestina, Maria Ressurreição Graça, representante da África (Cabo Verde), Mianon Todegla, presidente das Rainhas Mãe da Ass. Mundial Naziafah (Benin), Celso Amorim, ex-chanceler, Francia Marquez, vice-presidente da Colômbia, além de representantes da China e da Rússia.

A mediação fica a cargo das vereadoras de Porto Alegre e deputadas estaduais eleitas, Laura Sito (PT) e Bruna Rodrigues (PCdoB).

Já na terça-feira (24), às 19h, no Auditório Dante Barone da Assembleia Legislativa do RS, acontecerá o debate “O novo Brasil que queremos construir”, com a participação de Oded Gajew (Comitê Internacional do FSM), Gleisi Hoffmann (PT), Mário Bruck (PSB), Juliano Roso (PCdoB), Luciana Genro (PSOL) e Juliana Brizola (PDT), além de intervenções especiais dos movimentos sociais.

“Como participante desde a primeira edição do Fórum Social Mundial, eu reafirmo a sua importância. No dia 24 de janeiro, realizaremos o encontro “O Novo Brasil Que Queremos Construir” para contribuir com o debate político de ideias e organizativo para um projeto de reconstrução nacional. A presença de todos é imprescindível para um novo Brasil que haveremos de construir, com direitos econômicos e sociais, com soberania e liberdades democráticas” declara Jussara Cony, presidente estadual do CEBRAPAZ.

A mesa terá como moderadoras as deputadas Daiana Santos (PCdoB) e Reginete Bispo (PT).

Também na terça, a partir das 14h, a diretora do Departamento de Gênero e Diversidade do CPERS, Carla Cassais, representará o Sindicato na mesa “O papel das mulheres trabalhadoras nas lutas feministas por direitos”, na sala do Fórum Democrático da Assembleia Legislativa.

Na quarta (25), as centrais sindicais promovem, às 9h, uma mesa com o tema “Sindicalismo e Trabalho Decente – Salário Igual para Trabalho Igual”, no Teatro Dante Barone, da Assembleia Legislativa.

A mesa contará com as falas de Luiz Marinho, atual Ministro do Trabalho e Emprego, e João Carlos Coelho, representante da Central Geral dos Trabalhadores Portugueses (CGTP).

Para Guiomar Vidor, presidente da CTB, diante da atual conjuntura política nacional, o debate sobre o futuro dos trabalhadores(as) brasileiros(as) é essencial. “Nossos convidados dissertarão sobre questões relativas ao mundo do trabalho. Nós aqui do Brasil, diante das novas perspectivas construídas, precisamos debater o que será possível avançar nas transformações sociais necessárias para a garantia da retomada do desenvolvimento econômico, da geração de emprego e da melhoria da qualidade de vida das trabalhadoras e trabalhadores do Brasil”.

O presidente da CUT-RS, Amarildo Cenci, faz um chamado aos trabalhadores(as) para que participem deste importante debate: “Convocamos todas e todos os trabalhadores e movimentos sociais para participarem deste importante debate. Num período em que estamos reconstruindo o Brasil, essa discussão não poderá prescindir da organização forte dos trabalhadores brasileiros”. 

No mesmo dia, o CPERS realiza o debate “Defesa da Democracia e Combate ao Fascismo”, às 13h30, no Salão de Atos Thereza Noronha, na sede do Sindicato. A atividade também contará com transmissão ao vivo pelo Facebook da entidade.

A presidente do CPERS, professora Helenir Aguiar Schürer, será a mediadora do evento, que contará com os convidados Tarso Genro, advogado, professor e ex-governador do RS (PT), Raul Carrion, historiador, ex-deputado estadual e ex-vereador de Porto Alegre (PCdoB), e Afonso Motta, advogado e deputado federal (PDT).

Helenir destaca que, na conjuntura atual, é fundamental debater a defesa do Estado Democrático. “No debate, traremos convidados que de alguma forma foram exilados durante a ditadura no Brasil para podermos fazer a discussão neste momento tão importante que o nosso país vive. Estamos cumprindo, novamente, o nosso papel quanto Sindicato, na defesa intransigente da democracia”, afirma.

Ao final da tarde, ainda no mesmo dia, as centrais sindicais promovem a marcha “Democracia, direitos dos povos e do planeta”, às 17h, no Largo Glênio Peres.

Neste ano, a taxa de inscrição para participar das atividades do FSM é a doação de 1 kg de alimento não perecível para a Campanha Rio Grande Contra a Fome da AL/RS, entregue no momento do credenciamento, que será realizado no saguão da Assembleia Legislativa.

Leia também

>> Fórum Social Mundial acontece entre os dias 23 e 28 de janeiro em Porto Alegre
>> CPERS debate Defesa da Democracia e Combate ao Fascismo no Fórum Social Mundial

Notícias relacionadas