Na esperança de novos tempos para a educação pública e os educadores(as) no Rio Grande Sul e no Brasil, ao longo dos últimos meses o CPERS entregou aos candidatos(as) do Campo Democrático Popular mais bem colocados nas pesquisas de intenção de votos a Carta de Reivindicações da Educação.
Entre as demandas quanto aos direitos confiscados da categoria e quanto às melhorias na educação pública, estão a suspensão da reforma do Ensino Médio, o pagamento dos dias recuperados da greve e a extinção da contribuição previdenciária para aposentados(as).
No dia 1° de junho, o documento foi entregue ao ex-presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante o ato pela democracia, em Porto Alegre.
>> Baixe aqui a íntegra da Carta entregue ao candidato à Presidência da República.
Dentre as reivindicações nacionais, os educadores(as) exigem a revogação da Emenda Constitucional 95 (Teto de Gastos), da Reforma Trabalhista e da Previdência, além do pedido de cumprimento do Plano Nacional da Educação em todas as suas metas e a manutenção da Lei do Piso, estendendo-a a todos os profissionais da educação.
O candidato ao governo do Estado, Edegar Pretto (PT), recebeu a Carta, no dia 13 de setembro, e na ocasião firmou compromisso com os trabalhadores(as) em educação e garantiu que dará atenção às reivindicações da categoria.
>> Baixe aqui a íntegra da Carta entregue aos candidatos ao governo do Estado.
O documento também foi enviado ao candidato ao governo do Estado pelo PDT, Vieira da Cunha, que se reuniu com a direção do Sindicato no dia 1° de agosto.
No Conselho Geral da entidade, realizado nesta sexta-feira (23), os conselheiros deliberaram a ampla divulgação das Cartas entregues às candidaturas populares, democráticas e progressistas (Lula, Edegar e Vieira da Cunha) com as pautas do CPERS/Sindicato, sugerindo o apoio aos respectivos candidatos, bem como o Jornal Mural comparativo dos governos nacionais. Também foi deliberada uma Mobilização Extraordinária de Luta, no período de 23 de setembro a 2 de outubro, com os eixos: Fora Bolsonaro! Nem Leite, Nem Onyx! Eleger Governos e Parlamentos da Classe Trabalhadora e da Educação!
Seguiremos pressionando, em todas as instâncias, para uma renovação do Estado e do país nas urnas, com a eleição de governos e parlamentares que valorizem a educação pública e os educadores(as), por salário digno e respeito à educação pública, gratuita, de qualidade e para todos(as).
Confira também:
Comparativo com dados dos últimos quatro governos federais: https://cutt.ly/qVxiYzO
Comparativo entre os últimos quatro governos estaduais: https://cutt.ly/QC2RrIs
Como votaram os deputados(as) e senadores(as): https://cutt.ly/yC2E3fg