CPERS cumpre seu papel histórico e leva debate sobre a defesa intransigente da democracia para as escolas


Nos anos 70, o CPERS foi um dos primeiros sindicatos a sair às ruas para defender a democracia na época da ditadura. Em 1979, o Magistério foi a primeira categoria do estado e a segunda do Brasil a entrar em greve após o Golpe Militar.

A coragem daqueles educadores(as) mostrou que novos tempos estavam chegando e serviu de alento a trabalhadores(as) de todas as carreiras, que foram obrigados a sufocar seus anseios durante todo o período repressivo.

Com o exemplo das décadas passadas e neste momento de nova ameaça à democracia e às eleições livres, o CPERS buscou renovar o debate através da #CaravanaPelaDemocracia.

Em pouco mais de 30 dias, o Sindicato visitou aproximadamente 300 escolas e cerca de 90 rádios por todo o Rio Grande do Sul, promovendo o importante debate sobre a defesa intransigente da democracia e a necessidade de votar em projetos que valorizem os educadores(as) e a educação pública. 

O presidente em exercício do CPERS, Alex Saratt, durante visita às escolas da região de Osório (13° Núcleo), avalia como positiva a 3ª Caravana do CPERS.

“Estamos no último dia desta terceira Caravana, que revela muito êxitos no debate nacional e estadual. Percorremos cerca de 300 escolas no RS; tivemos um alcance muito bom sobre as questões referentes aos nossos direitos, ao IPE Saúde, à Previdência, além da importante discussão eleitoral de que futuro queremos para a educação pública”.

O presidente ainda ressalta que, no próximo dia 2 de outubro, os trabalhadores(as) da educação e a sociedade têm uma importante decisão nas mãos.

“Temos que fazer uma discussão muito criteriosa e honesta quanto aos governos e parlamentos. Precisamos tomar as rédeas em nossas mãos para fazer a mudança pelo voto consciente e avançar nas conquistas sociais para todos os professores, funcionários de escola, da ativa e aposentados, e nossos estudantes brasileiros e gaúchos”.

Acompanharam a Caravana no 13⁰ Núcleo, a diretora do CPERS Alda Bastos e a diretora-geral do Núcleo, Marli Aparecida de Souza.

No encerramento da Caravana, o vice-presidente do Sindicato, Edson Garcia, visitou escolas da região de Guaíba (34º Núcleo) e destacou que, mesmo após quase sete meses do início do ano letivo, ainda foram encontradas escolas com problemas estruturais graves.

“Realizamos uma Caravana extremamente importante, na qual tivemos a possibilidade de dialogar com a base de trabalhadores e trabalhadoras da educação a respeito das nossas questões. Infelizmente, verificamos que ainda há muito descaso por parte do governo quanto à infraestrutura das escolas. Muitas seguem com problemas como falta de energia elétrica e telhados quebrados, além da falta de professores e funcionários”. 

Participaram da #CaravanapelaDemocracia em Guaíba, a diretora do 34° Núcleo, Daniela Peretti Rivas, a tesoureira, Tânia Beatriz Deszuta, e a aposentada, Elisabete Oliveira. 

Dia 13 de setembro vai ter luta!

Dia 13 de setembro, o CPERS encerra a Caravana com um ato em defesa da educação em Porto Alegre.

Educadores(as) de todo o estado tomarão as ruas da Capital contra o confisco dos salários dos aposentados(as), pela valorização dos funcionários(as) de escola, pelo pagamento integral do Piso e em defesa do IPE Saúde público e de qualidade.

Vivemos um período de ataques constantes, com o agravamento da retirada de direitos. Marcharemos unidos e fortes, acreditando que, sim, é possível e urgente assegurar um novo tempo para os educadores(as).

A concentração será às 9h, em frente à sede do CPERS, e depois seguiremos em caminhada até o Palácio Piratini.

Clique aqui e saiba como participar!

>> Confira as escolas visitadas na #CaravanaPelaDemocracia nesta sexta (9):

> Região de Osório (13° Núcleo) 

IEE Marcilio Dias (Torres)
EEEF Justino Alberto Tietboehl (Torres)
EEEB Sagrada Família (Morrinhos do Sul)
EEEM Assis Brasil (Tramandaí)
EEEM Luiz Moschetti (Capão da Canoa)
EEEM Jose de Quadros (Arroio do Sal) 

> Região de Guaíba (34° Núcleo)

 CE Cônego Scherer (Guaíba)
 EEEM Izaura Ibanez Paiva (Guaíba)
 EEEM Dr. Ruy Coelho Gonçalves (Guaíba)
 EEEM Professora Aglae Kehl (Guaíba)


Notícias relacionadas