O CPERS presta total solidariedade aos vereadores e vereadoras da Câmara Municipal de Porto Alegre, que no último dia 20 sofreram ataques violentos por um grupo de manifestantes antivacina.
Após invadirem o plenário da Casa, durante sessão que votaria o veto do prefeito Sebastião Melo (MDB) ao passaporte vacinal, obrigatório no Estado; uma sucessão de ofensas discriminatórias, machistas e racistas foram deferidas contra os parlamentares, especialmente aos que compõem a bancada negra. Além das ofensas verbais, houve violência física e grande tumulto.
É inadmissível que atitudes como esta ocorram e passem impunemente. É preciso denunciar e desmascarar os agressores, além de exigir as devidas punições. É urgente tornarmos a luta antirracista uma tarefa cotidiana de todos.
Racismo, discriminação e apologia ao nazismo são apenas alguns dos crimes nos quais o grupo de manifestantes pode ser enquadrado.
Repudiamos os atos de extrema violência realizados na Câmara Municipal e prestamos nosso apoio a cada um dos vereadores e vereadoras que sofreram as agressões.
A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores(as) não pode tolerar a apologia ao ódio. O Legislativo deve fornecer todas as gravações que permitam à Polícia e ao Ministério Público a identificação dos criminosos para os devidos processos de responsabilidade penal.
Seguiremos nos somando à luta pelo respeito à democracia, por uma sociedade mais justa e igualitária e por vacina para todos e todas.