Carta aberta ao governador Eduardo Leite e aos deputados(as) do RS


Leia o depoimento, elaborado por professores(as), funcionários(as), pais e alunos(as) do Rio Grande do Sul, sobre a proposta de reajuste do governo do Estado, que deixa grande parte da categoria de fora.

No dia 14 de dezembro às 9h vamos juntas e juntos em frente ao Palácio Piratini por #ReposiçãoJá para TODOS(AS)!

“Senhor governador Eduardo Leite, nós professores aposentados nunca fomos tão desrespeitos por um governante.

Todos os nossos direitos adquiridos durante uma vida dedicada à educação estão sendo usados para não nos dar aumento. Fomos excluídos, assim como os funcionários. Nunca vimos tamanha insensibilidade!

O seu governo não enxerga pessoas. Vê os professores aposentados como fardos, ou seja, “os aposentados que sucumbam!” No momento em que os professores mais gastam com saúde, usam os direitos adquiridos com o trabalho de uma vida para não conceder o aumento.

O objetivo é dividir a classe dos professores, em aposentados e os da ativa? Age como se os aposentados fossem menos, parece que somos meras máquinas de produzir, que quando passa do tempo, não tem mais valor.

Somos professores com muito orgulho sim. Orgulho da nossa história, de alfabetizar, de amar nossos alunos, de buscar educá-los, de dar esperança e prepará-los para construírem um mundo mais justo. Educamos também, com o nosso exemplo. Não somos perfeitos, mas acreditamos nas pessoas e sempre amamos o que fizemos. Somos vocacionados!

Cada professor tem histórias para contar, todas ricas de significado. Muitos encerraram carreira andando de Kombi, mais de 100 km, atendendo alunos do 1º ao 5º numa única turma e felizes por terem alfabetizado a todos. Muitos trabalhando dois turnos com alunos em sala de aula, mas agora porque ficamos velhos aposentados, querem nos deixar de fora do aumento.

Não desmerecemos nenhum profissional, todos devemos ser respeitados e todos temos o direito de nos indignar com injustiças.
Governador! Parece que no seu governo falta um olhar para o humano, falta empatia.

O seu governo está a serviço de quem? Vossa Excelência vai dizer que “é de todos”, é claro! Mas na prática não se percebe isso. Está a serviço do capitalismo? Por que será que são sempre os professores o alvo? Estão nos desrespeitando!!!

E os deputados que deveriam sair em defesa de uma causa tão nobre, onde estão? Sabemos que existem deputados que enxergam os professores com respeito e consideração. Está na hora de sair em defesa de cada professor aposentado deste estado, e não se render à mera vontade desse governo, que parece vaidoso e insensível.

Este governo vai entrar para a história como o pior governo para os professores, que além de tirar nossos direitos, usa como estratégia nos dividir, porque nos desrespeita e nos desvaloriza.

Senhores deputados! Querem ficar conhecidos como aqueles que foram contra os professores? Será que não desenvolveram carinho e respeito pelos seus professores?

Qual foi a marca que seus professores deixaram em vocês? Foi positiva? Foi negativa?

Acham que, porque envelhecemos não podem ter nossos salários preservados? Não acham que já tiraram demais dos professores?
Não vemos a hora de chegar as eleições, porque parece que só somos respeitados na hora de votar.

Pedimos desculpa por invadir este espaço para expressar nossa indignação. Nos despedimos, emitindo nossos respeitos e consideração a cada aluno(a), a cada colega professor(a), funcionário(a) e familiares de alunos que se solidarizam com nossa causa.”

Professores, funcionários, pais e alunos.
11 de Dezembro de 2021, Rio Grande do Sul

 

Notícias relacionadas