Tarde de alegria, dança e orientações sobre saúde no Encontro Regional dos Aposentados em Porto Alegre


Dando continuidade ao Encontro Regional dos Aposentados, que iniciou na manhã desta quarta-feira (18), a tarde iniciou com palestra sobre saúde. As neuropsicólogas do Instituto do Cérebro da PUC, Adriana Machado Vasques e Francelise de Freitas apresentaram palestra sobre o tema Demência – compreensão e manejo das alterações.

Demência é o termo utilizado para descrever os sintomas de um grupo de doenças que causam um declínio progressivo no funcionamento da memória. De forma mais específica, as palestrantes falaram sobre o Alzheimer. De forma geral, seus sintomas são a perda da memória recente e da autonomia. Adriana e Francelise abordaram os aspectos e sintomas, os tratamentos adequados, os cuidados necessários e deram dicas e orientações, sempre com foco na qualidade de vida.

“Entre as atitudes a serem evitadas com pessoas que sofrem desta doença estão o confronto direto, a importância de orientá-los para a realidade como falar o dia da semana, o ano e o mês em que estamos, dialogar com calma e estimular o auto cuidado. É essencial tentar compreendê-los e não se magoar com as atitudes, além de conversar com familiares, amigos e grupos e buscar ajuda profissional”, observou Adriana.

Entre as terapias, destacaram a musicoterapia, pois na demência a memória musical não é impactada incialmente e a pet terapia, pois trabalha a memória afetiva de afeto e carinho. Para demonstrar os benefícios destas terapias foram apresentados vídeos dos trabalhos realizados pelo Serviço de Geriatria do Hospital São Lucas da PUCRS.

Após a esclarecedora palestra, os educadores acompanharam a apresentação dos grupos que participaram do Desafio da Dança, organizado pelo Departamento dos Aposentados do CPERS. O primeiro a apresentar-se foi o grupo das aposentadas do 34º Núcleo – Guaíba, que demonstrou a Dança Cigana. O segundo grupo foi o das aposentadas dos Núcleos 38º e 39º – Porto Alegre, que realizaram a apresentação ao som de música popular brasileira. A comissão julgadora avaliou as educadoras da capital como as que tiveram o melhor desempenho. Elas estão classificadas para a etapa estadual do Desafio da Dança, que ocorre em dezembro durante o Encontro Estadual dos Aposentados.

Fotos: Patrícia Araujo Cardon

 

 

Notícias relacionadas