Será no dia 17 de maio

No dia 17 de maio o Departamento de Gênero e Diversidade do CPERS realiza o Seminário “Educação, Gênero e Diversidade no Brasil Atual”. A iniciativa ocorre das 8h às 17h, no Salão de Atos Thereza Noronha, 9º andar da sede do Sindicato.
O encontro contará com a participação das educadoras e educadores representantes dos 42 Núcleos do CPERS.
O objetivo é ampliar o debate sobre a questão de gênero e diversidade no ambiente escolar e na sociedade e, nesse sentido, inserir também na luta sindical.
O evento terá dois painéis. Às 9h30 ocorre o painel “Educação, Gênero e Direitos”, com as painelistas, Bruna Medeiros, advogada e ativista dos Direitos Sociais; Fabiana Dutra, vice-presidenta da União Brasileira de Mulheres e coordenadora da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do RS e a professora, dirigente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas, presidenta da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil/Amazonas e coordenadora do Departamento de Gênero da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Ísis Tavares Neves.
O segundo painel abordará o tema “Diversidade merece respeito”, às 14h, com as palestrantes: Silvana Conti, professora, membro da executiva Nacional da UBM, vice-presidenta da CTB/RS, fundadora da Liga Brasileira de Lésbicas (LBL) e Natasha Ferreira, mulher trans, estudante de Gestão Pública na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) e presidenta da União Nacional LGBT (UNA).
A coordenadora do Departamento de Gênero e Diversidade do CPERS e vice-presidente da entidade, Solange Carvalho, ressalta a importância do encontro. “Em tempos de retiradas de direitos, de violência, de homofobia e transfobia temos que unir forças para barrar esses ataques. O nosso encontro será um espaço de troca e resistência, um espaço para fortalecer a nossa luta”, destaca.

Confira a Programação do Seminário Educação, Gênero e Diversidade no Brasil Atual
Manhã
8h
– Credenciamento
8h30 – Atividade Cultural
9h – Abertura
9h30 – Painel “Educação, Gênero e Direitos”
Painelistas:
Bruna Medeiros, advogada e ativista dos Direitos Sociais.
Fabiane Dutra, vice-presidenta da União Brasileira de Mulheres e coordenadora da Procuradoria Especial da Mulher da Assemblei Legislativa RS.
Ísis Tavares Neves, professora, dirigente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas, presidenta da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil/Amazonas, coordenadora do Departamento de Gênero da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE).
11h – Intervenções do Plenário
11h30 – Fala final das Painelistas
12h – Encerramento parte da manhã
12h às 14h – Intervalo

Tarde
14h – Painel “Diversidade merece respeito”
Exposição de vídeos
Painelistas:
Silvana Conti, professora, membro da executiva Nacional da União Brasileira de Mulheres (UBM), vice-presidenta da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB/RS), fundadora da Liga Brasileira de Lésbicas (LBL).
Natasha Ferreira, mulher trans, estudante de Gestão Pública na Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), presidenta da União Nacional LGBT (UNA), primeira mulher transexual eleita diretora da União Brasileira de Mulheres (UBM), defensora dos Direitos Humanos com participação do Programa Livres e Iguais da Organização das Nações Unidas (ONU).
15h45 – Intervenções do Plenário
16h30 – Fala final das Painelistas
Sorteio de camisetas e revistas
17h – Encerramento

Deixe seu comentário

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.