• Home  /
  • noticias   /
  • Santiago é o sexto Núcleo visitado pela Caravana do CPERS

Santiago é o sexto Núcleo visitado pela Caravana do CPERS

18/06/2015 SANTIAGO/ RS /BRASIL Caravana Estadual Na Luta Pela Educação Pública      Foto: Caco Argemi/CPERS
Caco Argemi/CPERS

A Caravana do CPERS – na luta pela educação pública chegou nesta quinta-feira, dia 18, ao 29º Núcleo – Santiago. Diretores do Sindicato e representantes do Núcleo visitaram escolas da região para informar e orientar professores e funcionários de escola quanto as principais reivindicações da categoria como o pagamento do Piso, no Plano de Carreira, o anteprojeto do IPE, as nomeações e como o pacote do governo Sartori influencia nessas e outras conquistas da categoria.
À tarde, os educadores reuniram-se em plenária realizada no auditório do Colégio Estadual Cristóvão Pereira. A Diretoria Central do CPERS esclareceu as dúvidas da categoria, e a colocou a par das últimas ações do governo, que insiste em dizer que o Estado está em crise, mas, ao mesmo tempo, aumenta os salários de sua cúpula. A realização da plenária também oportunizou que os educadores da região expusessem suas dúvidas e sugestões quanto as próximas ações de mobilização.
O diretor do 29º Núcleo, Leandro Wesz Parise, deu as boas-vindas aos presentes, apresentou e parabenizou a iniciativa do CPERS. “A caravana mostra a vontade da nossa Direção Central em nos ouvir e se preocupar com a nossa opinião” concluiu.
O vice-presidente do Sindicato, Luiz Veronezi fez a análise do governo Sartori. “Não é por problemas financeiros que o governo não nos paga o que nos deve. O que estamos reivindicando não são reajustes, mas sim o que o Estado nos deve por direito”, afirmou.
A diretora Ananda de Carvalho explicou aos educadores que o governo está em débito com os a categoria, pois ainda não pagou o reajuste de 13,01%, fixado em janeiro, e os 34,67% que ficaram do governo anterior. “Não podemos aceitar, temos um déficit de 52% em nosso Piso. Estamos lidando com um governo que não tem compromisso, respeito e projeto algum para a categoria”, ressaltou.
A diretora Rosane Zan, destacou a importância da Assembleia Geral que será realizada no dia 26 de junho, no Gigantinho, em Porto Alegre. “Esse será o momento de nos unirmos. Temos que fazer uma grande mobilização para mostrarmos a nossa força ao governo e que os nossos direitos vêm em primeiro lugar” concluiu.
O diretor Mauro Calliari analisou o cenário atual e o passado de lutas, reivindicações e conquistas do Sindicato. “Tudo que conquistamos até hoje não foi direção nenhuma que conseguiu. Tudo passou por nós, pelo chão das escolas. E é esse o nosso objetivo, a nossa força e mobilização tem que começar de dentro das escolas”, observou.
“Agradeço a Direção do CPERS, que está sempre em atividade conosco fazendo-se sempre presente em nosso Núcleo” concluiu Parise, ao final da plenária.
Ao término da plenária os educadores fizeram uma caminhada simbólica até a frente do 29º Núcleo, com as bandeiras em mãos e cantando o hino da categoria.
Na semana que vem, dia 23, a Caravana segue para Ijuí (31º Núcleo) e Cruz Alta (11°Núcleo).

Confira a agenda da Caravana:
23/06/2015: 31º Núcleo – Ijuí
24/06/2015 – 11°Núcleo – Cruz Alta
30/06/2015: 21º Núcleo – Uruguaiana
01/07/2015: 19º Núcleo – Alegrete
02/07/2015: 41º Núcleo – São Gabriel
07/07/2015: 27º Núcleo – Três Passos
08/07/2015: 40º Núcleo – Palmeira das Missões
09/07/2015: 26º Núcleo – Frederico Westphalen.

A agenda da Caravana com os demais Núcleos será definida e publicada após aprovação do Conselho Geral do CPERS, que ocorre dia 25 de junho.

Deixe seu comentário