• Home  /
  • destaque   /
  • Pleno do FNPE se reúne em Belo Horizonte antes da etapa nacional da Conape

Pleno do FNPE se reúne em Belo Horizonte antes da etapa nacional da Conape

Entidades aprovam Regimento da Etapa Nacional e apontam para a construção de Manifesto Nacional
Mais de 30 representantes das entidades do FNPE se reuniram no Hotel Belo Horizonte Othon Palace, na tarde do dia 22 de maio, em Minas Gerais, para as últimas avaliações e encaminhamentos para a realização da Etapa Nacional da Conferência Nacional Popular de Educação(CONAPE), cuja abertura será na quinta-feira, 24 de maio, a partir das 14h com uma concentração na imediações da Praça da Liberdade (ao lado do Palácio) e com uma Marcha em Defesa da Educação Pública. A Abertura Política e Cultural da CONAPE 2018 será na Praça da Estação – Belo Horizonte/MG. A Conferência ocorre entre os dias 24 e 26, na capital mineira. Maiores informações em : http://fnpe.com.br/conape2018/
Heleno Araújo Filho, coordenador do FNPE e presidente da CNTE, Tino Lourenço, Secretário Nacional da CUT e Maria Luiza, Secretária Nacional da Anped fizeram a coordenação dos trabalhos durante a tarde.  Foram atualizadas informações sobre o andamento da CONAPE e aprovado, de forma consensual, o Regimento da Etapa Nacional. Também foi tratado do Documento Base da Etapa Nacional – Plano de Lutas, documento síntese, que foi condensado pela Comissão designada pelo FNPE em fevereiro (veja mais aqui).
Heleno Araújo fez o histórico de construção do FNPE e da CONAPE, de seus documentos e das mobilizações e prazos para chegar a um patamar de importante mobilização nacional na capital mineira. Detalhou o processo de estimativas das mobilizações nos Estados para dimensionar e, terminativamente, chegar ao total de delegados que, conforme orientação do FNPE, alcança o patamar de 4.000 participantes que foi projetado. “Apropriamos as contribuições das entidades, dos estados e construímos um documento síntese, que foi discutido primeiro entre as 12 (doze) entidades da coordenação executiva, depois no Pleno do FNPE e disponibilizado no portal e encaminhado aos Fóruns, ainda que dentro de prazos curtos, para garantir ampla divulgação e publicidade e a apropriação se seus conteúdos, já que a decisão foi buscar documentos enxutos e objetivos que expressem o eixo estratégico de luta do campo progressista e aponte um plano de lutas”. Heleno destacou o esforço e a disposição de todas as entidades para eliminar, ao longo do processo, sanar eventuais pontos de divergência e construir o consenso em todos os processos.
Tino Lourenço (CUT), Cristina Castro (CONTEE) e outros membros do FNPE e parceiros detalharam as últimas tratativas para a realização da CONAPE e avaliaram como muito positivo o processo e as condições de realizaçãoda Etapa Nacionaol, depois de muito empenho das entidades e instituições participantes da Comissão Local, que conduziu os processos de mobilização e de organização em Belo Horizonte.
Em relação à dinâmica de discussão do Documento Base da etapa nacional a orientação é, também, construir consensos, sendo que o conteúdo do Documento Base – Plano de Lutas será distribuído entre os respectivos eixos propostos no Documento Referência. Haverá a leitura e analise da Apresentação e cada plenária deliberará sobre um ou mais tópicos do plano de lutas, atribuída ao respectivo Eixo, conforme disposto no Regimento Interno aprovado.

ALOJAMENTO NA EXPOMINAS

Foi destacada a orientação de que somente até 00h00 dos dias 24 e 25 de maio haverá ingresso no alojamento (pois fecha a entrada no EXPOMINAS).
Para quem vai se alojar no dia 24/05, o credenciamento deverá ser efetivado, IMPRETERIVELMENTE, de 10h até 18h do dia 24 de maio. As entidades podem fazer o credenciamento de eventuais grupos, desde que munidos dos documentos necessários, nome e número da identidade/documento.
Menores de 18 (dezoito) anos só poderão ficar no Alojamento/Acampamento (dentro do EXPOMINAS) se dispuserem de autorização do juizado de menores.

Deixe seu comentário