Nossa História

1945
Das origens

 

“Ninguém liberta ninguém,
ninguém se liberta sozinho:
os homens se libertam em comunhão”
Paulo Freire (Pedagogia do Oprimido, 1968)

 

É 21 de abril de 1945. Tropas soviéticas rompiam as últimas barricadas da periferia de Berlim e escreviam os capítulos finais do maior e mais sangrento conflito da história da humanidade.

Em todo o mundo, os horrores da 2ª Grande Guerra inspiravam líderes, trabalhadores(as) e intelectuais a engajar-se na busca por novas formas de pensar e organizar a coletividade.

Neste dia, imbuídas do espírito de refundação e construção de uma sociedade mais fraterna e solidária, um grupo de educadoras reunidas na Sociedade Espanhola de Porto Alegre registrou a ata inaugural do Centro dos Professores Primários Estaduais (CPPE).

Lá estavam Clélia Argollo Ferrão – a primeira presidente -, Suely Goulart, Maria Paula Dias Pacheco, Arno Saraiva, Oscar de Camilis , Carmem Pinto, Maria Messias Corrêa, Indiana do Vale, Horacina Lague, Cecília Torcelli e Maria Quites.

Nasciam as bases para o CPERS Sindicato, já então firmadas nos mesmos propósitos que cruzaram intactos mais de sete décadas de história: dignidade profissional, educação pública de qualidade e defesa intransigente da democracia.


Lutas e marcos históricos

 

“O trabalhador se educa nas lutas,
se politiza nos conflitos,
se torna sujeito de sua história,
e rompe a alienação”
Helder Molina, historiador e professor da faculdade de Educação da UERJ

 

Com mais de 80 mil sócios(as), o segundo maior sindicato da América Latina chega aos seus 74 anos com uma história escrita a muitas mãos, rica em lições e aprendizados.

Nada caiu do céu. Entre vitórias, recuos, greves, paralisações, acampamentos, negociações e passeatas, as maiores conquistas sempre foram precedidas por um alto grau de organização coletiva e consciência de classe.

Os planos de carreira de professores(as) e funcionários(as), a paridade entre ativos e inativos, a gestão democrática nas escolas e até mesmo o 13º salário são direitos que nasceram de grandes mobilizações da categoria.

Em 85, greve de 60 dias da categoria garantiu o direito ao 13º

Desde a fundação, passando pela primeira greve, em 79, sob a mira da Ditadura Militar, aos atos do século XXI, há uma linha contínua de embates com os mais diversos governos, em defesa da escola pública e da valorização profissional necessária para a construção de uma sociedade melhor.

A cronologia a seguir está em constante revisão e construção. Sugestões e correções são bem-vidas para que façamos justiça à história que erguemos juntos ao longo de inúmeras caminhadas. 


Anos 50
O 1º Estatuto do magistério

Entre os anos 50 e 55, o magistério gaúcho mobiliza-se contra os cortes nas gratificações e abonos da categoria, além de iniciar a luta pela aposentadoria aos 25 anos de serviço.

Em 1953, delegação do CPPE participou do 1º Congresso Nacional dos Professores Primários, em Salvador, na Bahia

Em 1954, é aprovado o primeiro Estatuto do Magistério, fruto dos debates iniciados ainda em 1945, quando da fundação do CPPE.

Embora não contemplasse todas as reivindicações da categoria, representou um avanço, pois criava um quadro e uma carreira específicos para os(as) professores(as).

Em 1956, a categoria promove um ato público em frente ao Palácio do Governo, discutindo pela primeira vez a possibilidade de realizar uma paralisação grevista.

Entre 56 e 60, os professores exigem atualização salarial, conforme promessa efetuada pelo governo do estado em 1955.

Anos 60
CPPE Vira cpPers

 

Entre 1961 e 1970 as reivindicações por melhoria salarial, com a categoria se manifestando nas ruas, tomam como valor de referência o salário mínimo.

Em 1966, o CPPE muda sua nomenclatura para Centro dos Professores Primários do Estado do Rio Grande do Sul (CPPERS). No mesmo ano, um decreto estadual assegurou as eleições dos diretores de escola, porém o Ato Institucional nº 5 suspendeu a normativa. 

 


1973
unidade entre professores da rede estadual

“É necessário entender o quanto a sociedade precisa de nós professores, pois é  fundamental modificar o ‘status quo’ e não é qualquer embaraço que vai impedir a continuidade da nossa luta. Temos o recurso de unirmos uns aos outros. Sem esta voz, nada feito.”
Valdeci Bezerra, presidente do CPERS de 1972 a 1975

Os primeiros anos da década de 70 foram conturbados. O recrudescimento do Regime Militar, a repressão e a perseguição a movimentos sociais levam a entidade a entrar em um período de refluxo, sem grandes atos.

Em 73, o CPPE se fortalece para enfrentar a conjuntura incorporando os professores de Ensino Médio em seu quadro societário. Recebe, então, a atual nomenclatura: Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul (CPERS).

 

1974
Plano de carreira do Magistério


“Tivemos problemas com alguns colegas que foram objeto de averiguações, quanto ao seu desempenho político, mas graças a Deus nenhum desapareceu. (…) Havia dificuldades no que tange à realização de grandes plenárias; fazíamos reuniões sabendo que dentro do recinto havia pessoas do chamado Serviço de Segurança”

Valdeci Bezerra, presidente do CPERS de 1972 a 1975

 

Aprovado o atual Estatuto e Plano de Carreira do Magistério Público do Rio Grande do Sul, com a criação da Lei 6672.

O Plano foi um dos primeiros do país e serviu de modelo a outros estados, estabelecendo critérios para a progressão de carreira e estimulando a qualificação.

Em 1974, 61% dos(as) educadores(as) da rede estadual careciam de formação superior. Hoje, mais de 85% estão nos últimos degraus da trajetória profissional, com graduação e pós, apesar do desrespeito de diversos governos estaduais, que têm congelado as promoções e atacado o instrumento.

 

1976

 

“A conjuntura era de repressão e foram utilizadas todas as formas de intimidação para desestimular quem tentasse organizar-se em sindicato, em associações. Do ponto de vista do enfrentamento para o fim do regime militar no Brasil, o movimento de professores prestou uma grande contribuição”
Hermes Zanetti, presidente de 1975 a 78 e de 1978 a 79

Professores começam a discutir publicamente suas reivindicações, veiculando notas na imprensa para conclamar a classe a posicionar-se sobre a pautas salariais e a luta por valorização profissional.

1979

A primeira greve (13 dias)

 

“Os professores entendem que o momento é difícil e as decisões para a solução dos problemas do magistério vêm sendo adiadas ano-a-ano. A greve é uma medida extrema, todos assim a entendem. Contudo, a situação exige uma solução urgente. Desta forma, os professores aguardam de Vossa Excelência a adoção de medidas concretas para o atendimento das reivindicações da classe, prometidas em documento oficial do governo do estado no mês de setembro do ano passado.” 
Comunicado dirigido ao governo e reproduzido no jornal Magister nº 61

 

O magistério foi a primeira categoria do estado e a segunda do Brasil a entrar em greve após o golpe militar.

A coragem dos professores mostrou que novos tempos estavam chegando e serviu de alento a trabalhadores(as) de todas as carreiras, que sufocaram seus anseios durante todo o período repressivo.

O movimento foi deflagrado no primeiro dia de aula do ano letivo, já que o recém empossado governador Amaral de Souza negava-se a cumprir as promessas assumidas por Synval Guazelli, de quem fora vice na gestão anterior.

A categoria pedia o estabelecimento de um piso salarial e um aumento de mais de 30%, além dos 40% já aprovados pela Assembleia Legislativa, e contestava os critérios adotados para as contratações fechadas que tinham validade entre os meses de março e dezembro, deixando os professores desamparados nos meses de janeiro e fevereiro.

A paralisação garantiu a nomeação de 20 mil concursados e 70% de reajuste salarial parcelado.

 

1979
Sede

 

Em 31 de janeiro de 1979, o CPERS recebia as chaves da sua sede atual, na avenida Alberto Bins, 480, edificada ao longo de treze anos.

 

1980
21 dias de greve

 

“A greve de 1980 foi muito dura, muito difícil, o governo não respondia a nada, todas as propostas eram rejeitadas. Amaral de Souza, que era professor de Filosofia, não quis dar nenhuma concessão aos educadores.”
Glaci Rolim, presidente do CPERS de 1979 a 1981

 

Amaral de Souza descumpre o estabelecido e a categoria responde com uma greve de 21 dias.

A adesão foi significativa e, como consequência, os professores asseguram reajustes salariais, abono de regência, 2,5 salários mínimos, 25% do orçamento do estado para a educação, participação no Conselho Estadual de Educação e novos critérios de avaliação para as promoções do quadro de carreira.

 

1982
3 dias de greve

 

“Gostaria de dizer aos professores que ora iniciam no magistério que não desistam. O magistério tem seus momentos de desânimo, de dificuldades, de descumprimento de determinações, anulações (…) coisas que deixam a classe menosprezada, mas digo que lutem enquanto puderem. Temos que lembrar o que a educação significa para o país, para o estado, para o mundo. A educação é a grande mola propulsora de tudo.”
Zilah Totta, presidente do CPERS de 1981 a 1984

 

Novamente, Amaral de Souza descumpre o acordo de greve e a categoria se mobiliza. Acuado, o governador ataca o CPERS e tenta intervir na entidade, recurso utilizado pela ditadura para controlar organizações trabalhistas.

A professora Zilah Totta, então presidente do CPERS, articula-se com a bancada federal e a proposta de intervenção é engavetada. A entidade permanece intocável.

 

1983
Falece thereza noronha

 

Thereza Noronha, presidente do CPERS nas gestões 1966-1968 e 1970-1972, falece no dia 25 de novembro em um acidente de carro, quando dirigia-se a Santa Catarina para participar de um encontro de educação. Seu nome se torna um símbolo da luta e representatividade das mulheres na organização sindical, sempre colocando a causa da educação e do magistério acima de interesses pessoais.

Thereza também fundou e foi a primeira presidente do Clube do Professor Gaúcho, e entre 1972 e 1978 presidiu a Confederação dos Professores do Brasil, hoje CNTE, entidade à qual o CPERS é filiado.

 

1985
60 dias de greve

 

“O importante, ao analisarmos o CPERS, é entender cada momento político. Não se pode olhar a entidade de forma isolada, ela precisa ser inserida numa conjuntura política (…). Nesse período éramos ameaçados, havia pessoas presas, interrogadas; foi um período de transição, de muitos conflitos, governos enfraquecidos e de grandes mobilizações..”
Paulo Egon Wiederkehr, presidente do CPERS de 1984 a 1987

 

O governo Jair Soares também se nega a cumprir o acordo de greve de 1980. Mais de 30 mil professores reunidos em assembleia deflagram a greve no dia 10 de maio, no Gigantinho.

Pela primeira vez o professorado vai massivamente às ruas, promovendo grandes atos públicos na capital e no interior.

 

O governo tenta manipular a opinião pública e desmoralizar os grevistas, demorando a receber o magistério, mas se vê obrigado a negociar.

Após recusar cinco propostas, a categoria aprova a última oferta, antecipando os 2,5 salários mínimos para novembro de 1986 e assegurando a não punição dos grevistas.

 

A mobilização histórica também garantiu o direito ao 13º salário, a eleição de diretores de escolas e a destinação de 35% da receita para a educação, com ao menos 10% para o plano trimestral de conservação e construção das escolas.


Nasce um símbolo

 

A partir da greve, a sineta passou a ser o símbolo das lutas do CPERS. O instrumento, utilizado para marcar os períodos de início, intervalo e término das aulas nas escolas públicas estaduais do passado, passou a ter outra conotação: o protesto.

Seu som clama por dignidade e respeito, e se faz ouvir em todas as manifestações dos(as) trabalhadores(as) em educação do Rio Grande do Sul desde então.

1987
Pressão na constituinte

 

Os professores da rede pública estadual exerceram em Brasília o melhor lobby na defesa da educação no processo constituinte, na opinião dos próprios constituintes.

Os(as) educadores(as) defendiam sete bandeiras de luta: ensino público e gratuito, percentual de verbas para a educação, verbas públicas só para as escolas públicas, gestão democrática das instituições de ensino em todos os níveis, vinculação do vencimento ao salário mínimo, aposentadoria aos 25 anos e plano de carreira unificado.

 

1987
Greve de 96 dias

 

“Esta greve aconteceu para manter as conquistas anteriores. O governo do PMDB ajudou a elaborar o acordo do fim da greve de 1985, assinou este documento, mas quando Pedro Simon assumiu não quis cumpri-lo.”
Paulo Egon Wiederkehr, presidente do CPERS de 1984 a 1987

“Avante, professores de pé” foi o hino que ecoou nas praças e ruas do Rio Grande do Sul durante a maior greve já realizada pelos(as) educadores(as) até então, e uma das maiores em termos de Brasil e América do Sul.

O professorado pedia o cumprimento da lei 8026, que determinava os 2,5 salários mínimos como piso. Contrariando as expectativas, Pedro Simon negou-se a cumprir a lei que ele própria havia avalizado em 85 e arguiu sua inconstitucionalidade.

Intransigência, uso da força e ameaças foram o tom do governo do PMDB durante todo o período. A falta de abertura para o diálogo levou os(as) manifestantes a recorrerem à criatividade, ocupações e auto-agendas.

No dia 28 de abril, os educadores ocuparam o prédio da Secretaria Estadual da Educação para registrar sua inconformidade.

No dia 15 de maio, mais de 40 mil marcharam do Colégio Júlio de Castilhos até o Palácio Piratini.

Outro marco da greve foi o acampamento na Praça da Matriz, com 75 barracas montadas no dia 26 de maio e fincadas até o término do movimento, em 14 de julho.

A paralisação foi encerrada sem a conquista dos 2,5 salários, mas garantiu a manutenção do Plano de Carreira e da paridade dos(as) aposentados(as), bem como a readmissão de demitidos.


1988

Aposentadoria

A mobilização nacional da categoria assegurou a aposentadoria especial do magistério aos 25 anos (para mulheres) e 30 (para homens) na Constituição de 88.

CPI DA EDUCAÇÃO


A direção do CPERS entregou à CPI da Educação um documento contendo 34 páginas de denúncia à violência e ao abuso de poder utilizados pelo governo Simon.

Greve de 9 dias

“No início do governo Pedro Simon, vivemos um processo de frustração. O governo assumiu e foi tão ou mais autoritário e repressivo do que Jair Soares (…), portanto a reação do magistério foi muito mais forte. Esperava a participação e veio a repressão, a exclusão.”
Delmar Steffen, presidente do CPERS na gestão 1987/1990

Em agosto, o professorado entrega um pedido de 61,65% de reposição, 15% de ganho real e aumentos mensais. Em contrapartida, o governo apresentou uma antecipação de 70%, rejeitada em Assembleia Geral no dia 19 de outubro. A categoria declara greve.

 

O governo endureceu e sucessivas audiências foram desmarcadas. Mas no 23 de outubro o Estado acena com 96%, sendo 70% em outubro e 26% em dezembro, gratificação de unidocência, regularização do pagamento do difícil acesso e do cronograma de promoções. Dois dias depois a proposta é aceita e, já no dia 27, é aprovada pelo Legislativo


1989

transformação em sindicato

A assembleia do dia 6 de outubro de 1989 aprovou a transformação do CPERS em sindicato, passo que tornou-se possível após a Constituição de 88.

Antes da redemocratização, o funcionalismo público não tinha esse direito por interesse do Estado em impedir o exercício da luta sindical e de reivindicações organizadas.

Greve de 42 dias


Para garantir as conquistas dos anos anteriores e exigir aumento salarial, o magistério recorreu mais uma vez à greve.

A categoria reivindicava 87,75% de aumento, sendo 23,42% de reposição referentes às perdas de novembro/86 a dezembro/88, 33,64% correspondentes à diferença do IPC de janeiro e fevereiro das escolas e da garantia do Plano de Carreira.

Após diversas rodadas de negociação e três propostas rejeitadas, os ânimos entre o governo e o magistério começaram a se acirrar, especialmente após o corte de pagamento, no dia 5 de junho, que durou 14 dias. Mas a pressão levou Simon a recuar novamente.

A proposta aprovada garantia 54% de reajuste em três parcelas, publicação e pagamento das alterações de níveis – atrasadas desde 87 – e nomeação de 3 mil professores(as), além de agilizar o pagamento da unidocência.

1990

CPERS passa a representar Funcionários(as) de escola 

A partir da transformação em Sindicato, iniciou-se o processo de unificação dos(as) funcionários(as) de escola e professores(as) sob a mesma entidade de classe.

Em 1990 o CPERS passou a representar ambos os segmentos, iniciando a luta pelo reconhecimento profissional e a construção de um Plano de Careira para os(as) funcionários(as).

A mesma Assembleia Geral que deliberou pela mudança estatutária definiu a primeira campanha salarial unificada entre professores(as), especialistas e funcionários(as).

Greve de 58 dias


Durante os 58 dias de greve, o comando geral foi levado a recorrer a auto-agendas, notas oficiais e denúncias para pressionar o governo Pedro Simon, que desde a greve de 1987 dificultou as negociações com a categoria.

As direções do CPERS, da Faspers e da Associação dos Funcionários da Caixa Econômica Estadual partiram juntas para o movimento e, através de uma auto-agenda, tentaram aprimorar a proposta entregue um dia antes da assembleia da categoria.

 

Mas o Chefe da Casa Civil foi irredutível. Dirigentes de treze entidades sindicais decidiram apoiar as greves do magistério e funcionalismo, prevendo que o movimento detonaria uma mobilização geral de outras categorias contra a política de arrocho salarial do Plano Collor.

Após diversas rodadas de negociação e uma audiência de negociação sem avanços, a categoria aceitou a proposta de 105,42% parcelados como recomposição do piso, garantia da inflação de maio, junho e julho, além da revisão salarial em agosto.

 

1991
74 dias de greve

Acumulando grandes perdas salariais em decorrência do período hiper inflacionário da era Collor, os(as) trabalhadores(as) em educação declaram greve no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, após rejeitarem, no Gigantinho, os os 141, 36% de reposição apresentados por Simon/Guazzelli.

O governo mudou no início da greve e Alceu Colaares recebeu as lideranças em 18 de março e, no dia seguinte, sugeriu um abono. O subsídio foi rejeitado por provocar achatamento salarial e descaracterizar o Plano de Carreira.

Após diversas rodadas de negociações e 19 dias de faltas não justificadas apesar da suspensão do ano letivo, a 20 de maio os(as) educadores(as) reunidos em assembleia geral aceitaram 191,61% de reajuste e suspenderam o movimento.

 

1994
Criação do Congresso Estadual

 

A reforma estatutária de 1994 criou o Congresso Estadual do CPERS. A cada dois anos, a categoria é convocada para debater e definir a linha política educacional e sindical a ser adotada, além de revisar o Estatuto e propor alterações.

 

Na foto, o Congresso Estadual de 2016, realizado em Bento Gonçalves.

1994
Criação do Departamento de funcionários(as) de escola

O CPERS cria o Departamento dos Funcionários de Escola para discutir detalhadamente as questões funcionais do segmento e abrigar o acúmulo da discussão sobre o Plano de Carreira dos(as) funcionários.

 

1997

Ano: 1997
Tempo de Greve: 14 dias
Conquistas: retomada das greves do magistério com ampla participação da categoria e com o apoio da comunidade.

 

1999
Criação do Departamento de funcionários(as) de escola

Até a aprovação do Quadro dos Servidores de Escola, em 8 de dezembro de 1999, os(as) funcionários(as) integravam o quadro geral de servidores, vinculados à Secretaria da Administração mesmo tendo funções específicas na área da educação.

Com a mudança, os(as) funcionários(as) passaram a ser vinculados à Secretaria de Educação.

2000

Ano: 2000
Tempo de Greve: 32 dias
Conquistas: 14,9% de reajuste parcelado; reajuste de 20% no vale-refeição; fim da sobreposição de níveis; criação de comissão para discutir a inclusão dos funcionários de escola no quadro da Secretaria da Educação e elaboração de um plano de carreira para os funcionários de escola; retomada dos debates acerca do plano de carreira; e governo compromete-se a não aumentar a contribuição para o IPE e à aposentadoria.

2001
Plano de carreira dos(as) Funcionários(as) De Escola

“A luta para a construção do Plano de Carreira iniciou em 1990. Fizemos grandes mobilizações, mas não havia interesse político dos governos Collares e Britto. Pois quando os trabalhadores conquistam, eles continuam se mobilizando cada vez mais. (…) Com a greve de 2000, arrancamos do governo Olívio o compromisso de construção do Plano. Construímos o que foi possível, não o sonhado, mas foi um grande avanço.”
Maria Aparecida Prado, merendeira e integrante da Direção Central do CPERS na gestão 1999/2002

Sob o governo Olívio Dutra, coroando a intensa mobilização e organização do segmento, que já durava mais de uma década, a categoria conquistou o Plano de Carreira dos(as) Funcionários(as) de Escola (PCFE).

O PCFE  foi aprovado na Assembleia Legislativa no dia 12 de setembro daquele ano.

2004

Ano: 2004
Tempo de Greve: 29 dias
Conquistas: garantia do IPE público; garantia da condição de dependência para cônjuges ou companheiros.

2006

Ano: 2006
Tempo de Greve: 37 dias
Conquistas: reajuste de 8,57%, parcelado em cinco vezes; promoção de professores referentes a 2001 e compromisso de garantir a promoção de funcionários de escola de 1999; atualização dos repasses para as escolas; e suspensão dos contratos de gestão e do processo de municipalização da educação.

2008

Sancionada a Lei nº 11.738, que institui o Piso Salarial Nacional do Magistério

Ano: 2008
Tempo de Greve: 15 dias
Conquistas: retirada do regime de urgência de projeto que criava um rebaixado piso salarial estadual do magistério; e o compromisso da Assembleia Legislativa de não votar durante o recesso escolar nenhum projeto que retirasse direitos da categoria.

2009

Ano: 2009
Tempo de Greve: 6 dias
Conquistas: manutenção dos planos de carreira da categoria e de outras importantes e históricas conquistas dos educadores da rede estadual de ensino.

Ano: 2011
Tempo de Greve: 15 dias
Conquistas: A categoria aprovou uma campanha permanente de denúncia do governo Tarso, que descumpre a lei do piso, tenta implementar políticas que atacam a educação pública e os direitos dos educadores e não cumpre o compromisso de criar, com uma lei estadual, o piso para os funcionários de escola.

 

2015

Enquadramento dos funcionários no Plano de Carreira

Em maio, a direção do CPERS resgatou o PL 155, que estava engavetado na Assembleia, e garantiu que todos os funcionários de escola recebessem os direitos salariais previstos no Plano de Carreira.


Unidade inédita


Foto: Guilherme Santos / Sul 21

O CPERS protagonizou o Movimento Unificado dos Servidores (MUS), liderando um ato histórico no Largo Glênio Peres em 18 de agosto, com mais de 35 mil manifestantes de todas as categorias do funcionalismo estadual, incluindo policiais civis e militares.

Nomeação de 540 professores, furando o bloqueio do decreto do governador Sartori que impedia contratações e investimentos.

BLOQUEIO DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

 

Pela primeira vez em 180 anos, a Assembleia Legislativa tem seus acessos bloqueados.

Às 6h da manhã do dia 15 de setembro, educadores(as) de todo o estado deram início ao trancaço das sete entradas da Assembleia.

Servidores(as) das demais entidades que compõem o Movimento Unificado dos Servidores (MUS) uniram-se, totalizando cerca de 5 mil manifestantes.

Após negociação com o então presidente da casa, Edson Brum, a pauta que retirava direitos foi trancada.

 

2016

“O professor é meu amigo, mexeu com ele mexeu comigo”

Ano: 2016
Tempo de Greve: 54 dias
Conquistas: durante este período a categoria garantiu o fim do reenquadramento do Difícil Acesso; o repasse de verbas para a merenda e a manutenção das escolas; a prorrogação dos prazos de validade dos concursos vigentes para funcionários de escola; o fim das discussões sobre o PL 044 (que entregaria a gestão de escolas e setores do serviço público estadual a entidades terceirizadas) e a garantia da não criminalização de educadores e estudantes que participaram da greve e das ocupações. Neste ano os professores contaram com o importante apoio dos estudantes gaúchos que ocuparam quase 200 escolas pelo direito a uma educação pública de qualidade.

Milhares de estudantes e professores(as) tomaram o centro de Porto Alegre em 8 de junho, realizando um ato unificado em frente à Secretaria da Fazenda contra os desmandos de Sartori e pela retirada do PL 44/16.

 

Ocupação do CAFF

“Só sairemos daqui quando nos apresentarem respostas a nossa pauta de reivindicações. Tentamos incessantemente o diálogo, mas o governo nega-se a negociar, não mostra sequer boa vontade política. A falta de compromisso com a educação ultrapassou todos os limites”
Helenir Aguiar Schürer, presidente do CPERS

Por cinco dias, o comando de greve ocupou o Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF), paralisando o governo para forçar a abertura de uma mesa de negociação.

A demanda foi atendida e, logo após os(as) educadores(as) deixarem as instalações, o governo assumiu o compromisso de revogar a portaria que reenquadrava o Difícil Acesso e de não descontar os dias de greve.

Violência na matriz


“Nossa arma é a palavra, a denúncia. E não será bala de borracha ou bombas de gás lacrimogêneo que irão nos derrotar. Vamos denunciar, em cada canto deste Estado, os desmandos deste governo”
Helenir Aguiar Schürer, presidente do CPERS

Entre os dias 20 e 23 de dezembro, o governo Sartori demonstrou sua total falta de respeito e capacidade de diálogo.

Milhares de servidores(as), mobilizados na Praça da Matriz para barrar o pacote de maldade – que incluía a extinção de diversas Fundações do Estado – foram violentamente agredidos(as) pela Brigada Militar.

Bombas de gás lacrimogêneo, alçadas incontáveis vezes contra o funcionalismo, balas de borracha e spray de pimenta deixaram dezenas de feridos.

Diante da resistência, o governo recuou retirando as PECs 257, que revogaria do Artigo 35 da Constituição – que obriga o Estado a realizar o pagamento no último dia do mês ,- a PEC 242, que trata da licença-prêmio, e a PEC 256, que pretendia acabar com a licença para direções sindicais.

2017

Greve geral

No 28 de abril, o CPERS integrou as fileiras da maior greve geral da história do país. O dia amanheceu com garagens de ônibus paralisadas, piquetes nas fábricas, vias bloqueadas, ruas vazias e centenas de categorias de trabalhadores com os braços cruzados contra as reformas trabalhista e da previdência do governo Temer.

 

Hino Oficial do CPERS


L
etra: Ada Vaz Cabeda
Música: Heloísa Nemoto Vergara

Avante, professores destemidos!
Nossa força é vontade, é poder
E na glória de estarmos unidos
Busquemos sempre mais, para mais ser,
Surgimos dum trabalho continuado
Num abraço fraterno, promissor,
Nosso lema é esforço conjugado,
Baluarte da paz, senda do amor;

Nossa luta, um progresso constante
Que se expressa em nova dimensão.
Na vivência do afeto vibrante,
Todos juntos busquemos a união.

No fluir desta vida, incessante
A verdade se expande em ação.
Este canto é prece confiante
Liberdade através da educação.

Neste preito de amor exultemos
Do presente a um futuro de fé,
Sempre juntos, unidos, cantemos,
Eia! Irmãos, nós estamos em pé.

Embora a entidade tenha um hino oficial, popularizou-se o “Avante Professores em Pé”, que vem sendo cantado de 1985 para cá em todas as mobilizações da categoria:

Avante, professores em pé
unidos pela educação
lutemos todos juntos com fé
neste momento, nesta nação

reivindicar verbas mais justas
para o ensino e categoria
exigir nossos direitos
é ensinar a democracia

——————

que dentre tantas alterações retirou o direito das atividades especiais restando apenas o direito em função da exposição à agentes agressivos à saúde e integridade física.

Lei 9.032/95

Aprovado o primeiro Estatuto do Magistério, fruto dos debates iniciados ainda em 1945, quando da fundação do CPPE. Embora não contemplasse todas as reivindicações da categoria, representou um grande avanço, pois criava um quadro e uma carreira específicos para os(as) professores(as).

ustiça à história que erguemos juntos ao longo de inúmeras caminhadas

“Nada caiu do céu. Os(as) aposentados(as) de hoje lutaram muito para garantir os direitos que beneficiam a todos, e ainda têm um papel fundamental para barrar retrocessos.“

Os quase 74 anos de história do CPERS foram escritos a muitas mãos. No chão da escola, nas ruas e praças de todo o Rio Grande do Sul, a luta em defesa da escola pública e pela valorização da categoria nunca cessou.

Com o propósito de defender

nascia o Centro dos Professores Primários Estaduais (CPPE), lançando as bases para a fundação do CPERS, hoje o 2º maior Sindicato da América

 

de uma sociedade mais fraterna e solidária,

formas de pensar a organização coletiva e social. Neste dia,

 

Os prédios do Berlim ardia ao impacto dos projéteis da artilharia soviética, que fechava o cerco ao coração do nazismo e encenava os capítulos finais do maior e mais sangrento conflito da história da humanidade. Em todo o mundo, os horrores da 2ª Grande Guerra inspirava e urgia por novas formas de organização coletiva e fundar as bases para uma sociedade mais

Neste dia, 

 O sindicato é importante instrumento de educação coletiva das massas. As lutas contra os patrões e o enfrentamento à repressão policial, os debates travados nas assembleias, as palavras de ordens gritadas nas passeatas, os congressos e as discussões de propostas contra o capital e o capitalismo são espaços e mecanismos de educação política dos trabalhadores. A formação política, e a reflexão crítica organiza as ideias e a teoria que se produz da prática das lutas. Esses elementos o Novo Sindicalismo resgatou e os trabalhadores assumiram seu protagonismo. No início da década de 1980 precisamente nos anos 1981 a 1983, o movimento sindical buscou construir um projeto político que unificasse as lutas e superasse a estrutura herdada do Varguismo e aprofundada na ditadura.

O Cpers-Sindicato conquistou respeito junto à sociedade, tornando-se referência para os movimentos sindicais gaúcho e nacional. Desde seu nascimento mostrou-se firme em seu propósito: educação pública de qualidade, dignidade profissional e defesa intransigente da democracia. O ponto de partida data de 21 de abril de 1945, quando um aguerrido grupo de professores, constituído basicamente por mulheres, fundava o Centro dos Professores Primários Estaduais, lançando as bases para a criação do Cpers e, posteriormente, o Cpers-Sindicato.

Em 1966, a entidade passou a chamar-se Centro dos Professores Primários do Estado do Rio Grande do Sul e em 1973, o nome foi alterado para Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul, quando unificou os professores primários com os professores do ensino médio. Em 1989, agregou ao Centro dos Professores do Estado do Rio Grande do Sul o Sindicato dos trabalhadores em Educação. Os funcionários de escola foram incluídos na entidade em 1990 e, por fim, o Congresso Estadual foi instituído em 1994.

Na história do Cpers, observa-se que o sindicato sempre travou um duro embate com os governos estaduais que desvalorizaram a educação pública. Prova disso foram as nove greves desencadeadas pela categoria para garantir conquistas asseguradas em leis e acordos salariais desrespeitados. O magistério demonstrou importante apoio para o retorno da democracia, sendo a primeira categoria do estado e a segunda do Brasil a entrar em greve após o golpe militar de 1964. O que estava em jogo em 1979 não era apenas o aumento salarial e a luta pela dignidade profissional mas, sobretudo, o empenho pelo fim da ditadura e a defesa da anistia. Esse movimento surgiu como resposta ao não atendimento de um compromisso do governo, situação repetida nas greves de 1980, 1982, 1985, 1987, 1988, 1989, 1990 e 1991. A categoria obtinha conquistas, mas estas acabavam sendo esquecidas pelos governantes do estado. Foi assim com os 2,5 salários mínimos, foi assim com o QPE e foi assim com as eleições para diretores de escolas.

Contrariando as culturas brasileira e gaúcha, nas quais predomina o machismo, a maioria dos presidentes da entidade é formada por mulheres – dos 22 presidentes, apenas quatro são homens. A análise não desconsidera o fato de o magistério, em décadas passadas, ser quase que “naturalmente” aceito para ser exercido por mulheres; as famílias, inclusive, incentivavam suas filhas a cursar o Normal. Posteriormente, nos anos sessenta, as mulheres rebelaram-se e vêm, ano a ano, ampliando seus espaços na sociedade, ocupando cadeiras nas Câmaras Municipais, Assembleias Legislativas, Câmara Federal, Senado, no Executivo, no Judiciário e liderando sindicatos e empresas, mas mesmo assim ainda são minoria nos cargos dirigentes.

A professora Thereza Noronha é um dos exemplos da luta das mulheres numa entidade de classe. Thereza faleceu no dia 25 de novembro de 1983 em um acidente de carro quando dirigia-se a Santa Catarina para participar de um encontro de educação. Ela presidiu o Cpers por duas gestções, de 1966 a 1968 e de 1970 a 1972: entre 1964 e 1966 ocupou o cargo de vice-presidente da entidade. Foi fundadora e primeira presidente do Clube do Professor Gaúcho. Entre 1972 e 1978 presidiu a Confederação dos Professores do Brasil (hoje CNTE).

O trinômio organização, representatividade e participação tem sido o sustentáculo do Cpers-Sindicato. A estrutura da entidade é capaz de contrapor-se ao poder, ao autoritarismo e arbítrio dos governos estaduais. Seus 15 diretores coordenam as atividades dos 42 núcleos, sendo dois na capital e 40 no interior. As instâncias de deliberações, assegurando a participação de todos os associados, iniciam nas escolas, passam pelos Conselhos Regionais, Assembleias Municipais e Regionais, Conselho Geral até alcançar a Assembleia Geral, instância máxima. A última reforma estatutária instituiu o Congresso Estadual, convocado a cada dois anos com o propósito de definir as políticas educacionais e sindicais voltadas para a escola pública e sociedade como um todo. A sustentação financeira é garantida pela contribuição dos associados; o valor é definido e aprovado em Assembleia Geral. Os dirigentes do Cpers-Sindicato são eleitos pela categoria a cada três anos.

Os funcionários do Cpers-Sindicato têm sido, no decorrer destes 50 anos, a espinha dorsal da entidade e merecem a homenagem dos trabalhadores em educação. Para responder às necessidades da categoria, o sindicato conta hoje com 125 funcionários que, nos momentos mais delicados, redobraram seu empenho para melhor atender a classe. Eles aprenderam, com os educadores, a importância da cidadania e constituíram, em 1987, a Associação dos Funcionários do Cpers-Sindicato, responsável por discutir com a diretoria melhores condições profissionais e salariais. EM todas as escalas, cada um cumpre suas atribuições para o bom funcionamento do Centro.

O mundo mudou, passando a exigir das entidades de classe uma nova postura. O avanço tecnológico aponta para novas relações profissionais, sociais e sindicais, as distâncias foram reduzidas pelas redes de computação, o planeta está interligado. E, sem abdicar de suas funções precípuas, ligadas à defesa da categoria, o Cpers-Sindicato tem ampliado sua atuação, pois parte da premissa de que os grandes problemas da sociedade não se limitam à educação, embora ela seja uma forma privilegiada de promoção social e humana. O Cpers-Sindicato compromete-se com a construção do Sindicato-cidadão, um sindicato propositivo, capaz de intervir no projeto político da sociedade.

O projeto educacional, indissociável do projeto de sociedade, visa universalizar o ensino de qualidade, garantir o acesso às produções científica e cultural da humanidade e a construção solidária do saber e da vivência democráticas.


Lutas históricas
Galeria de ex-presidentes

Diante dos horrores da 2ª Guerra Mundial

 

“Nós vos pedimos insistência
Nunca digam – isso é natural
Diante dos acontecimentos de cada dia
Numa época em que reina a confusão
Em que corre o sangue
Em que ordena-se a desordem
Em que o arbítrio tem a força de lei
Em que a humanidade se desumaniza
Não digam, nunca – isso é natural”

Bertold Brecht

“Não existe tal coisa como um processo de educação neutra. Educação ou funciona como um instrumento que é usado para facilitar a integração das gerações na lógica do atual sistema e trazer conformidade com ele, ou ela se torna a ‘prática da liberdade”‘ o meio pelo qual homens e mulheres lidam de forma crítica com a realidade e descobrem como participar na transformação do seu mundo.”
Paulo Freire, patrono da educação no Brasil

 

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