Mulheres de Pelotas preparam o “Dia M”


O CPERS informa que nesta quinta-feira, dia 2 será realizado o Dia de Mobilização pela Vida das Mulheres, em Pelotas. Chamado de Dia M, é convocado por diversos grupos da sociedade civil organizada, feministas ou não, a partir da suspeita de fraude nos exames citopatológicos, conhecidos como de pré-câncer, realizados pelas unidades básicas de saúde (UBS) de Pelotas.

As ações do Dia M visam chamar a atenção da comunidade para a gravidade da suspeita e exigir que a Prefeitura refaça os exames de todas as mulheres que desejarem. As militantes também pedirão a apuração rigorosa das denúncias e justiça, além de manifestarem apoio às denunciantes e repudiar qualquer tipo de perseguição de que possam ser vítimas.

Pela manhã as mulheres mobilizadas se dividirão em grupos e visitarão os bairros da cidade reunindo e conversando diretamente com as mulheres afetadas pelo problema. Às 14h será realizada uma reunião pública na Câmara de Vereadores, com a presença já confirmada da vereadora Fernanda Miranda (PSol) e das deputadas estaduais Miriam Marroni (PT), Stela Farias (PT) e Manuela D’Ávila (PCdoB), que está à frente da Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Estado; do deputado estadual Pedro Ruas (PSol), que é da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Estado e está pautando o caso nessa comissão; e deputada federal Maria do Rosário (PT). As atividades serão encerradas com um ato no Largo do Mercado Central, abaixo da sala da prefeita Paula Mascarenhas, de onde as manifestantes pretendem chamar a sua atenção. Concentração a partir das 17h.

#diaM
#PelaVidaDasMulheres
#RefazOsExamesPrefeita
#NenhumaAMenos

Informações: Vida das Mulheres

Notícias relacionadas