Escolas de Cachoeira apresentam a qualidade da escola pública na Mostra Pedagógica do CPERS


Nesta quinta-feira, dia 18, a 2ª edição da Mostra Pedagógica do CPERS chegou a Cachoeira do Sul. A iniciativa foi realizada na SUC – Sociedade União Cachoeirense e contou com a participação de mais de 60 estudantes de duas escolas: o Instituto Estadual de Educação João Neves da Fontoura e a escola Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha, que juntas inscreveram cinco projetos.
História, racismo, cotas raciais e artes foram os temas abordados nos trabalhos apresentados na Mostra. Dos cinco projetos, a Comissão Julgadora selecionou dois:  Um Quadro só vive para quem o olha – Pablo Picasso”, apresentado pelos estudantes da escola Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha, sob a orientação da professora Luciane Ribeiro Borges, e “A Era Sombria do Nazismo”, apresentado pelo Instituto Estadual de Educação João Neves da Fontoura e orientado pela professora Fátima Barcelos.
“Os trabalhos apresentados hoje reafirmam que o educador e a educadora, engajados na causa da escola pública, não abandonam a esperança na possibilidade de mudanças que contemplam a inclusão e a cidadania, tendo a educação pública como protagonista. Isso mostra, cada vez mais, que vale a pena lutar por melhores salários e condições de trabalho para os trabalhadores em educação”, afirmou Rosane Zan, diretora do CPERS, presente na Mostra.

MOSTRA CACHOEIRA 1

Valorizar a escola pública

Desde o último dia 16, o CPERS realiza a 2ª edição de sua Mostra Pedagógica. A iniciativa visa dar maior visibilidade aos trabalhos realizados nas escolas públicas do Rio Grande do Sul. Etapas regionais serão realizadas nos 42 Núcleos do Sindicato.
A primeira edição contou com mais de 200 projetos apresentados nas mostras regionalizadas em 2015. Destes, 82 foram selecionados para a Mostra Estadual, em Porto Alegre. Uma Comissão Julgadora ficou encarregada de avaliar os cinco melhores trabalhos, durante a etapa estadual.  Os representantes dos trabalhos selecionados viajaram para Costa Rica, em dezembro, para participar do Encontro do Movimento Pedagógico Latino Americano.
“Vamos mais uma vez mostrar para a sociedade os excelentes trabalhos que professores e alunos desenvolvem em sala de aula, mostrando dedicação, criatividade e a qualidade da educação pública em nosso Estado”, destaca o diretor do Departamento de Educação do CPERS, Antônio Lima.

Projetos selecionados:

 Ensino Fundamental séries iniciais e finais:

Projeto: Um Quadro só vive para quem o olha” – Pablo Picasso 
Orientador: Profª Luciane Ribeiro Borges
Escola: Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha

Ensino Médio:

Projeto: A Era Sombria do Nazismo 
Orientador: Profª Fátima Barcelos
Escola: Instituto Estadual de Educação João Neves da Fontoura

 Projetos inscritos: 

1º) O Mistério dos Triângulos – Modalidade Ensino Médio – Instituto Estadual de Educação João Neves da Fontoura;
2º) A Era Sombria do Nazismo – Modalidade Ensino Médio – Instituto Estadual de Educação João Neves da Fontoura;
3º) Cotas Raciais nas Universidades – Modalidade Ensino Médio – Instituto Estadual de Educação João Neves da Fontoura;
4º) Projeto João Neves Musical – Modalidade Ensino Fundamental –  Instituto Estadual de Educação João Neves da Fontoura;
5º) Um Quadro só vive para quem o olha” – Pablo Picasso – Modalidade Ensino Fundamental – Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha.
MOSTRA CACHOEIRA 2

MOSTRA CACHOEIRA 3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Notícias relacionadas