• Home  /
  • aposentados   /
  • Encontro dos Aposentados em Porto Alegre é marcado por muita alegria e disposição

Encontro dos Aposentados em Porto Alegre é marcado por muita alegria e disposição

img_9212

Nesta quinta-feira, dia 29 foi realizado o Encontro dos Aposentados do CPERS em Porto Alegre. O encontro reuniu educadores aposentados dos Núcleos 38º, 39º – Porto Alegre e 28° – Soledade das 13h30 até às 18h, no 9º andar da sede do Sindicato.
As diretoras e as representantes dos aposentados dos Núcleos deram boas-vindas aos sócios aposentados na abertura da atividade. “Nós como aposentados sabemos que a luta é eterna, é importante a nossa participação e o acompanhamento da conjuntura é essencial. Continuamos vivas e muito atuantes em nosso Sindicato”, afirmou a diretora do 39º Núcleo, Jussara Gonçalves Jayme.
A diretora do Núcleo de Soledade, Magale Eicheler da Rocha ministrou a palestra “Saúde do Trabalhador”, ressaltando a importâcia do cuidado à saúde dos aposentados.
O professor aposentado e membro do Conselho Geral do CPERS, Clóvis de Oliveira fez um breve histórico das lutas do CPERS Sindicato nesses 71 anos de existência. Destacando a trajetória do Sindicato desde sua fundação em 21 de abril de 1945 e as conquistas dos direitos dos educadores até os dias atuais.
A diretora do 38º Núcleo, Terezinha Bullé da Silva falou sobre a conjuntura atual.
A presidente do CPERS, Helenir Aguiar Schürer, analisou o cenário atual enfrentando pelos educadores destacando os principais Projetos de Lei que atacam a categoria, a PEC 241/16 (congela por 20 anos os investimentos na educação), PLC 257/16 (impede reajustes e acaba com o Plano de Carreira), PL 4567/16 (encerra com o modelo de partilha do Pré-Sal, suspendendo os recursos que seriam destinados à educação). Helenir também destacou a Medida Provisória nº 746, que trata da reforma do ensino médio como um grave ataque a Educação Pública. “A medida provisória é um retrocesso fantástico para a educação. Um projeto que quer claramente o fim da escola pública”, afirmou.
A presidente ainda falou da consulta aos sócios sobre o impeachment que está no site do Sindicato. “Queremos saber se a categoria vem conosco para pedir o impeachment do governador, José Ivo Sartori”, finalizou.

Cultura é o ponto forte dos Encontros Regionais dos Aposentados
Um dos objetivos do Departamento dos Aposentados do CPERS e o Departamento de Cultura da entidade, é o de desenvolver ações que incentivem a participação da categoria em projetos culturais. A prova disto foi o concurso de poesia em 2015, o qual teve como fruto o livro, Maturidade em Belos Versos. Neste ano é a vez do Concurso de Teatro alegrar e promover a integração entre os aposentados.
Por volta das 16h, os aposentados emocionaram-se através do lançamento do livro, Maturidades em Belos Versos, promovido pela diretora do Departamento dos Aposentados do CPERS, Glaci Weber. “Jamais podemos deixar a luta mas não podemos deixar de viver. Nós fomos desafiados a apresentar algo diferenciado para os nossos aposentados e assim o fizemos, através do concurso de poesias ano passado e o concurso de teatro esse ano. Esse livro é ouro, é a nossa vida contada através de poesias. Com o teatro estamos conseguindo movimentar grupos que a muito tempo não se reuniam”, afirmou.
As autoras presentes no encontro declamaram suas poesias para o público.
O Concurso de Teatro do CPERS está sendo realizado nos Encontros Regionais dos Aposentados neste ano vem mostrando grandes atores e atrizes no CPERS. As peças apresentadas destacam a criatividade e dedicação de cada Núcleo.
No encontro em Porto Alegre os aposentados riram, cantaram e divertiram-se com as quatro peças apresentadas: Para não Esquecer (Sempre Ativas),  A Mini Saia Que Quis Entrar No Céu (Magister), Reflexões – Jô Soares e O Grande Rabanete (ambos dos aposentados de Soledade).
A comissão de jurados selecionou a peça – A Mini Saia Que Quis Entrar no Céu (Magister) para apresentar-se no Encontro Estadual de Aposentados que será realizado em março de 2017.
Durante o encontro a  assessoria jurídica do CPERS, escritório Buchabqui e Pinheiro Machado Advogados presenteou alguns aposentados com brindes.

img_9261 img_9266 img_9277 img_9284 img_9297 img_9304

Deixe seu comentário