Em Camaquã, Caravana completa cinco semanas na estrada


Com a passagem da Caravana em Defesa da Escola Pública pelo 42º Núcleo do CPERS, nesta quinta-feira (16), a Caravana em Defesa da Escola Pública completou a quinta semana da jornada de mobilização e aproximação com a base. Desde o dia 3 de julho, integrantes da Direção Central e dos Núcleos, bem como educadores(as) de todo o estado que se somam à comitiva, visitam escolas, participam de atos e dialogam com colegas de todo o Rio Grande do Sul para debater o cenário de ataques à educação pública e a importância do período eleitoral. O roteiro inclui, até o final de setembro, todos os 42 núcleos do Sindicato.

Ao longo do dia foram visitadas dezenas de escolas da cidade sede do núcleo e do interior, fomentando reflexões sobre a precarização dos trabalhadores em educação, a política de ataques ao funcionalismo, os riscos trazidos pela Reforma do Ensino Médio e pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o projeto neoliberal em vigor no estado e no país. “Hoje recebemos a caravana para conversar sobre o presente e o futuro da escola pública. É um debate que não pode ser adiado, pois há muito em jogo”, explica Iarita Ávila de Souza, diretora geral do 42º Núcleo.

Apesar do período difícil e do desalento que paralisa parte da categoria, o processo eleitoral representa uma janela de novas possibilidades. É uma oportunidade para barrar o avanço do sucateamento e privatização da educação pública, desde que o voto seja realizado com a consciência de que há diferentes projetos em disputa. “Não vamos dizer em quem votar. Como sindicato, nós acreditamos na democracia e respeitamos todas as posições”, disse a presidente Helenir Aguiar Schürer. “Até quando políticos que votam tudo contra a gente vão se reeleger? Pesquisem, entrem no site da Assembleia, da Câmara, do Senado. Se não fizermos isso, que tipo de educadores nós somos?”, completou.

Além das visitações às instituições do ensino, o dia incluiu uma roda de conversa com educadoras aposentadas à tarde, na sede do Núcleo.

A Caravana em Defesa da Escola Pública segue na estrada. Na próxima semana, o roteiro inclui Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Vacaria e Lagoa Vermelha. Confira aqui o itinerário completo.

Confira abaixo a galeria de imagens do dia:

42º Núcleo Caravana CPERS – 16/08/18 – Camaquã

Notícias relacionadas