Educadores realizarão Aula Cidadã em Ato em Defesa da Educação em frente ao Palácio Piratini


Na próxima segunda-feira, dia 29, o CPERS, em conjunto com a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE realiza um Ato Público, com Aula Cidadã, para marcar o Dia Nacional em Defesa da Educação Pública. A orientação do Sindicato é a de que, nesta data, as escolas fechem as portas e educadores, pais, alunos e comunidade escolar participem das manifestações. A concentração para o ato ocorre às 13h30min, no Largo Glênio Peres. Do local, sairá uma caminhada que percorrerá as principais ruas de Porto Alegre, terminando em frente ao Palácio Piratini onde a presidente do CPERS, Helenir Aguiar Schürer, irá coordenar uma Aula Cidadã ao governador Sartori.
A iniciativa contará com a presença da presidente do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo –  Apeoesp, Maria Izabel Azevedo Noronha, representantes da CNTE, do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco – Sintepe, do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás – Sintego e da presidente da CUT Minas Gerais e coordenadora-geral do Sind-UTE, Beatriz Cerqueira. Eles darão depoimentos de luta em defesa da educação pública e contra os ataques dos governos, que, entre outras ameaças, tentam implementar a militarização e a privatização das escolas, repassando-as a organizações público-privadas, realizar enturmações, fechamento de turmas e escolas e mudança curricular com redução de carga horária de disciplinas importantes.
Todos os sindicatos vinculados ao Conselho Nacional de Educação – CNE foram convidados a participar. Também estarão presentes no Ato, os representantes das 44 entidades que integram o Movimento Unificado dos Servidores Públicos Estaduais.

Contra o desmonte da escola pública
Na ocasião, a Direção Central do CPERS irá destacar os frequentes ataques do governo Sartori contra professores e funcionários de escola, a precária estrutura das instituições e a falta de segurança nas escolas, entre outras questões que deixam claro o projeto de desmonte da escola pública que o governo tenta implementar.

Dia 29 a aula é na rua! Participe!
O Sindicato convoca a todos os educadores, pais, alunos e comunidade escolar para participarem desta mobilização que irá denunciar o descaso do governo Sartori com a educação e os educadores gaúchos. Neste dia, haverá paralisação geral nas escolas.

Dia de Paralisação pela Educação
Quando: 29 de fevereiro
Onde: Largo Glênio Peres
Horário: 13h30min

 

 

 

 

Notícias relacionadas