• Home  /
  • destaque   /
  • Educadores discutem os desafios da educação pública no Encontro do Movimento Pedagógico Latino Americano

Educadores discutem os desafios da educação pública no Encontro do Movimento Pedagógico Latino Americano

Para debater a realidade e as perspectivas da educação pública no Brasil e na América Latina, o CPERS deu início nesta terça-feira, dia 22, ao Encontro do Movimento Pedagógico Latino Americano. A iniciativa, organizada pelo CPERS em parceria com a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE, é realizada no 4º andar do Clube do Comércio e segue até amanhã com debates e plenárias que contam com a participação de especialistas na área da educação da Bolívia, Uruguai, Paraguai, Argentina e Chile.  Simultaneamente ao Encontro, ocorre a 2ª edição da Mostra Pedagógica do CPERS, através da exposição de mais de 80 projetos desenvolvidos em escolas públicas de diversas regiões do Rio Grande do Sul.
Hoje, o Encontro iniciou com a apresentação cultural dos alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Doutor Liberato Salzano Vieira da Cunha, de Cachoeira do Sul. Logo após, a presidente do CPERS, Helenir Aguiar Schürer, fez a abertura oficial do evento.  “Este Encontro fortalece profundamente a nossa caminhada por uma educação pública de qualidade. Hoje, esta iniciativa se torna a fonte onde vamos beber sonhos que nos levaram a um futuro melhor. Já a Mostra é a nossa resposta a este governo que nos ataca e desrespeita. Educadores e estudantes estão mostrando a população que a educação pública tem qualidade sim. Temos muitas lutas pela frente, ainda mais depois do pacote do governo Sartori. Vamos resistir e faremos isso em muitos espaços, um deles é a Mostra Pedagógica e o Encontro do Movimento Pedagógico que está proporcionando aos educadores informações sobre como outros países da América Latina lutam e qualificam a educação pública”, observou Helenir.
A vice-presidente da Internacional da Educação na América Latina – IEAL, Fátima Silva, destacou que o Encontro oportunizou aos educadores o conhecimento sobre ações que países da América Latina realizam em prol do fortalecimento da educação pública.
A diretora do CPERS, RosaneZan, destacou que o Encontro tem o objetivo de trazer à tona a reflexão sobre a escola que educadores e estudantes desejam. “Na abertura do Encontro, a apresentação dos estudantes mostrou que apesar de tantas mazelas, temos sim qualidade na educação pública”, afirmou.
A secretária da CNTE, Selene Michelin, destacou que nesse momento de desvalorização da escola pública e dos educadores a união é fundamental. “Os exemplo dos projetos que veremos hoje servem para nos dar ainda mais força para resistir aos ataques que estamos sofrendo”, afirmou.
Pela manhã, ocorreu a importante conferência do vice-ministro da Educação Superior do Estado Plurinacional da Bolívia, Jiovanny Samanamud Ávila, que apresentou a conferência A Política Educacional do Estado Plurinacional da Bolívia.

Deixe seu comentário

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.