DIRETORIA

DIREÇÃO

Por Ramiro Furquim/Sul21

Presidente – Helenir Aguiar Schürer

É professora do Estado há mais de 30 anos, filiada ao CPERS antes mesmo de iniciar seu trabalho na rede estadual de ensino. É formada em Letras, pela Faculdade Dom Bosco, de Santa Rosa. Foi vice-diretora e diretora do 23º Núcleo do CPERS (Livramento), secretária de formação da CUT estadual, representante do Sindicato no Conselho Geral da entidade e, de 2001 a 2008, integrou a direção estadual do CPERS. Atualmente, é supervisora na Escola Técnica Ernesto Dorneles, em Porto Alegre.


foto_vice

Solange da Silva Carvalho – 1º Vice-Presidente

Professora de História e Geografia da rede municipal de Caxias do Sul e da rede estadual desde 1994. Atua também como coordenadora de Laboratórios de Informática Educativa.

Possui especialização na área e vários cursos de extensão e pós-graduação em Mídias na Educação, pela UFRGS.


 

Luiz Veronezi – 2º VICE-PRESIDENTE

É oriundo dos movimentos populares, nos quais militou por vinte anos. Em 1997, entrou para o magistério como professor de História. É graduado em Filosofia pela PUCRS, onde também estudou Teologia. É pós-graduado em Cultura Afro pela Universidade Cesuca, de Cachoerinha. Pertence ao 22º Núcleo do CPERS (Gravataí).


 

Edson Rodrigues Garcia – Secretário Geral

É professor técnico da centenária Escola Técnica Parobé, em Porto Alegre. Ingressou no magistério público estadual em 1994. Docente em atividade em sala de aula, também atuou na supervisão escolar. Ex- aluno da UFRGS e do SENAI, graduado pela PUCRS, pela qual foi um dos representantes no Projeto Universidade Solidária, na cidade de Manaquiri, na Amazônia. É especialista em Gestão e Auditoria da Qualidade pela Universidade Ludwig Maximilian, de Munique, na Alemanha, onde viveu.


Ida-Irma-Dettmer

Ida Irma Dettmer – Tesoureiro Geral

É professora de Ensino Fundamental nas disciplinas de História e Geografia. Possui graduação em Geografia e pós-graduação em Humanidades. É diretora do 31º Núcleo do CPERS (Ijuí) desde 2008 e conselheira do Conselho Comunitário da Universidade Federal Fronteira Sul – UFFS. Atua na E.EE F. Hermann Faulhaber, regente de classe do 6º ao 9º ano.


ALDA-MARIA-BASTOS-SOUZA

Alda Maria Bastos Souza – DIRETORA

Integrante do 39º Núcleo do CPERS (Porto Alegre) trabalhou desde 1993 no colégio Protásio Alves, primeiramente como professora de OTC e Administração e após como vice-diretora e diretora, cargo que exerceu por dois mandatos consecutivos. Também atuou como professora no Colégio Paraná. Atualmente, está aposentada nas 40 horas e nas 20 horas trabalha na Assembleia Legislativa como cedida e sem ônus para a Assembleia, faltando no momento dois anos para aposentar-se.


Glaci-Weber-Medeiros

Glaci Weber Medeiros – diretora

É licenciada em Letras – Português/Inglês.

Foi diretora geral do 21º Núcleo do CPERS (Uruguaiana) por três mandatos, diretora da Direção Central por um mandato, professora regente por 25 anos e diretora de escola.

Atualmente, é representante estadual dos aposentados do CPERS/indicato.


Ananda-de-Carvalho

Ananda de Carvalho – diretora

É professora e Mestre em Geografia, graduada pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Leciona nas escolas Osório Duque Estrada e NEEJA Julieta W. Balestro.

É ex-militante do Movimento Estudantil – DCE/UFSM e filiada ao 39º Núcleo (Porto Alegre).


Antonio-Joao-Ferreira-de-Lima

Antônio João Ferreira de Lima – diretor

É professor associado ao 39º Núcleo do CPERS (Porto Alegre). Iniciou sua trajetória de militância no Movimento Estudantil, em 1998. Atualmente, é militante do movimento MTD, com 11 anos de experiência em Formação, Organização e Educação Popular. É Bacharel e licenciado em Ciências Sociais, Mestre e doutorando em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS.


Iris-de-Carvalho

Iris de Carvalho – diretora

É professora de História, formada pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Integra o 22º Núcleo do CPERS (Gravataí).

Foi educadora popular no projeto Práxis Coletivo de Educação Popular entre 2004 e 2008.

Atualmente, é professora no Colégio Barbosa Rodrigues, em Gravataí.


MauroJoaoCalliari

Mauro João Calliari – diretor

Professor da rede estadual desde 1974. É graduado em Educação Física pela UPF e possui pós-graduação em Mídias na Educação pela FISUL. Há 14 anos, leciona em três escolas de Passo Fundo, onde já exerceu o cargo de vice-diretor. Foi representante do 1/1000 pelo 7º Núcleo do CPERS (Passo Fundo). É filiado ao CPERS desde 1978.


Cassio-Ricardo-Ritter

Cássio Ricardo Ritter – diretor

Cursou Magistério na Escola Evangélica de Ivoti. É formado em Letras pela Unisinos e pós-graduado em Leitura e Produção de Textos pela Universidade Ritter dos Reis. Ingressou no magistério estadual em 1999. Além de exercer as funções de vice-diretor do I.E.E Prof. Pedro Schneider, de São Leopoldo, também é representante do 1/1000 do 14º Núcleo (São Leopoldo)


Rosane-Teresinha-Zan

Rosane Teresinha Zan – diretora

Professora da rede estadual por 21 anos. Possui graduação em Letras com especialização em Língua Portuguesa. Foi diretora do 33° Núcleo do CPERS (São Luiz Gonzaga) por três gestões, representante do Conselho Municipal de Educação de São Luiz Gonzaga e representante titular do Conselho Comunitário da Universidade Federal da Fronteira Sul.


Sonia-Solange-dos-Santos-Viana

Sônia Solange dos Santos Viana – diretora

É formada em Pedagogia pela Universidade Católica de Pelotas, com habilitação em Orientação Educacional. Integra o 24º Núcleo do CPERS (Pelotas). É agente educacional II – Administração Escolar, membro do Conselho Geral do CPERS de 2006 até hoje e integra a coordenação da Escola de Formação Sindical Sul da CUT, desde 2009. Atuou como secretária na direção do 24° Núcleo por três mandatos, entre 1996 a 2005. Neste período, paralelamente atuou na executiva da CUT Regional Sul. Foi secretária de comunicação da CUT, de 2003 a 2009, paralelo com a direção do 24º Núcleo, até 2005.


Enio-Manica

Enio Manica – diretor

Licenciado em Filosofia e em Pedagogia com Habilitação em Orientação Educacional e pós-graduado em Filosofia pela FAPA. Teve participação em quatro gestões do CPERS nos cargos de Tesoureiro Geral, Secretário Geral e Diretor. Foi presidente da Associação dos Orientadores Educacionais, secretário Geral das Equipes Docentes do Brasil e Coordenador da Região do Cone Sul da América Latina. Exerce, atualmente, o cargo de Professor de Filosofia na Escola Municipal Lidovino Fanton, no bairro Restinga, em Porto Alegre. É aposentado pelo Estado e filiado ao 38º Núcleo (Porto Alegre).