DIRETORIA

DIREÇÃO

Presidente – Helenir Aguiar Schürer

É professora do Estado há mais de 30 anos, filiada ao CPERS antes mesmo de iniciar seu trabalho na rede estadual de ensino. É formada em Letras pela Faculdade Dom Bosco, de Santa Rosa. Foi vice-diretora e diretora do 23º Núcleo (Livramento), secretária de formação da CUT estadual, representante do Sindicato no Conselho Geral da Entidade e integrante da Direção Central do CPERS entre 2001 e 2008. É a atual presidente do Sindicato. Está em seu segundo mandato à frente da entidade.


Solange da Silva Carvalho – 1º Vice-Presidente

Professora de História e Geografia da rede municipal de Caxias do Sul e da rede estadual desde 1994. Atua também como coordenadora de Laboratórios de Informática Educativa. Possui especialização na área e vários cursos de extensão e pós-graduação em Mídias na Educação, pela UFRGS. Atualmente exerce seu segundo mandato consecutivo como vice-presidente do CPERS.


Edson Rodrigues Garcia – 2º VICE-PRESIDENTE

Professor técnico da Escola Técnica Parobé, de Porto Alegre. Ingressou no magistério estadual em 1994. Além de docente, também atuou na supervisão escolar. Ex-aluno da UFRGS e do SENAI, graduado pela PUC/RS e um dos representantes do Projeto Universidade Solidária, em Manaquiri, na Amazônia. É especialista em Gestão e Auditoria de Qualidade pela Universidade Ludwig Maximilian, de Munique, na Alemanha. De 2014 até o segundo semestre deste ano, foi secretário-geral do CPERS. Atualmente é o 2º vice-presidente do Sindicato e responsável pelas políticas de igualdade racial e combate ao racismo.


Candida Beatriz Rossetto – Secretária-Geral

Professora de História da rede pública estadual desde 1990. Aposentada. Possui especialização em História Regional pela UPF. Foi diretora do Núcleo de Palmeira das Missões. Atualmente é mestranda no Mestrado Profissional em Educação da UFFS-Erechim. Atua como Secretária Executiva na CNTE.


Mauro João Calliari – Tesoureiro

Professor da rede estadual desde 1974. É graduado em Educação Física pela UPF e possui pós-graduação em Mídias na Educação pela FISUL. Lecionou por 14 anos em três escolas de Passo Fundo, onde já exerceu o cargo de vice-diretor. Foi representante do 1/1000 pelo 7º Núcleo (Passo Fundo). De 2014 até o segundo semestre deste ano foi diretor da Direção Central do Sindicato. Atualmente é o tesoureiro-geral do CPERS.


Alda Maria Bastos Souza – DIRETORA

Professora de OTC e Administração, vice-diretora e diretora por dois mandatos no Colégio Protásio Alves, de Porto Alegre. Também atuou como professora do Colégio Paraná. Foi integrante do 39º Núcleo (Porto Alegre Zona Sul) e atualmente dirige, pelo segundo mandato consecutivo, o Departamento de Cultura do CPERS Sindicato.


Cássio Ricardo Ritter – diretor

Cursou Magistério na Escola Evangélica de Ivoti. É formado em Letras pela Unisinos e pós-graduado em Leitura e Produção de Textos pela universidade Ritter dos Reis. Ingressou no magistério estadual em 1999. Foi diretor do IEE Prof. Pedro Schneider, de São Leopoldo, e representante 1/1000 do 14º Núcleo (São Leopoldo). Atualmente é diretor do Departamento de Formação Política e Sindical e está no segundo mandato consecutivo.


Daniel Damiani – diretor

Tem 30 anos, formado em Ciências Sociais pela UFRGS e professor de Sociologia do Colégio Estadual Júlio de Castilhos (Julinho). É representante 1/1000 do 39° Núcleo do CPERS (Porto Alegre Zona Sul). Integrou o Comando da Greve de 53 dias de 2016 e participou da ocupação do Centro Administrativo. Atualmente integra a Direção Central do Sindicato.


Enio Manica – diretor

Licenciado em Filosofia e em Pedagogia com Habilitação em Orientação Educacional. Pós-graduado em Filosofia pela FAPA. Foi presidente da Associação dos Orientadores Educacionais, secretário-geral das Equipes Docentes do Brasil e coordenador da Região Cone Sul da América Latina. Foi professor de Filosofia na Escola Municipal Lidovino Fanton, em Porto Alegre. Aposentado, participou de quatro direções anteriores do CPERS e, atualmente, dirige o Departamento de Comunicação do Sindicato pelo segundo mandato consecutivo.


Glaci Weber – diretora

É licenciada em Letras com especialização em Língua Portuguesa e Inglês. Foi diretora geral do 21º Núcleo (Uruguaiana) por três mandatos, diretora da Direção Central por dois mandatos, professora regente por 25 anos e diretora de escola. Foi representante estadual dos aposentados e, atualmente, dirige, pelo segundo mandato consecutivo, o Departamento dos Aposentados do CPERS.


Rosane Teresinha Zan – diretora

Professora da rede estadual por 21 anos. Possui graduação em Letras com especialização em Língua Portuguesa. Foi diretora do 33º Núcleo (São Luiz Gonzaga) por três mandatos, representante do Conselho Municipal de Educação de São Luiz Gonzaga e titular do Conselho Comunitário da Universidade Federal da Fronteira Sul. Atual diretora do Departamento Administrativo do CPERS pelo segundo mandato consecutivo.


Sandra Terezinha Severo Regio – diretora

Professora de Educação Física, formada pela UFSM em 1978, especialista em Handebol Escola e Biodança. Atuou como representante de escola junto ao 2º Núcleo (Santa Maria), bem como representante estadual dos Aposentados, conselheira do 1/1000 e vice-diretora. Atualmente, integra a Direção Central do Sindicato.


Sônia Solange dos Santos Viana – diretora

É formada em Pedagogia pela Universidade Católica de Pelotas, com habilitação em Orientação Educacional. É Agente Educacional II, membro do Conselho Geral do CPERS desde 2006 e da coordenação da Escola de Formação Sindical Sul da CUT desde 2009. Também foi secretária de comunicação da CUT entre 2003 e 2009. Atuou como secretária na direção do 24º Núcleo (Pelotas) por três mandatos e, atualmente, dirige o Departamento de Funcionários de Escola do CPERS, pelo segundo mandato consecutivo.


Valdete Moreira – diretora

Natural de São Luiz Gonzaga, professora da rede municipal de Cachoeirinha e da rede estadual, possui Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, de Santo ngelo, e pós-graduação em Educação pelas Faculdades La Salle, de Canoas, em Psicopedagogia pela CESUCA, de Cachoeirinha, e em Educação Infantil pela PUC/RS. Atualmente integra a Direção Central do CPERS.


Vera Lessês – diretora

Professora Estadual, habilitada em Biologia pela UNIJUI e Matemática pela FURG, especialista em Interdisciplinaridade com mais de 30 anos de atuação como servidora pública. Natural e residente de Três de Maio/RS. Milita no CPERS/Sindicato há cerca de 25 anos. Foi vice-diretora do 35° Núcleo (Três de Maio) por duas gestões e diretora por três gestões consecutivas. Atualmente integra a Direção Central do Sindicato.