• Home  /
  • destaque   /
  • Dia destaca importância da prevenção e do diagnóstico

Dia destaca importância da prevenção e do diagnóstico

A cada hora, cerca 10 pessoas são infectadas com HIV na América Latina. O Brasil é responsável por quase metade dos casos. E pelo menos um terço dessas novas infecções ocorrem em jovens entre 15 e 24 anos, segundo o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (Unaids).
No Rio Grande do Sul, os dados apontam para a diminuição de casas. Mas, apesar de incidência de HIV ter diminuído, o Estado ainda registra um índice de soropositivos superior ao apurado no Brasil. Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, a cada 100 mil gaúchos, 38,3 descobriram o vírus em 2014. O número é o dobro do encontrado no país (19,7 casos a cada 100.000 habitantes).
Nesta terça-feira, dia 1º, Dia Mundial de Luta contra a Aids, ações de testagem foram realizadas em Porto Alegre e em outras cidades para alertar sobre a importância da prevenção e incentivar o diagnóstico para tratamento. A pessoa em tratamento tem a sua carga viral diminuída, reduzindo a propagação do HIV.
O exame pode ser feito de forma anônima e é gratuito. Em menos de 30 minutos, a pessoa recebe em mãos o resultado. Para saber onde fazer o teste ligue para Disque DST/Aids: 0800-162550.

 

Deixe seu comentário