• Home  /
  • Departamentos

Departamentos

Reestruturação do CPERS

Proporcionar um melhor atendimento à categoria. Com esse objetivo, a direção do CPERS reestruturou a organização do Sindicato. Foram criados departamentos específicos para cada área de interesse dos trabalhadores em educação. Dessa forma, poderemos oferecer uma assistência mais completa.

Acompanhe abaixo as especificações de cada departamento.

Funcionários de Escola
Responsáveis: Sônia Solange dos Santos Viana
O departamento de Funcionários de Escola foi resgatado pela direção atual e tratará de todas as questões que envolvem esses trabalhadores. Informações, esclarecimento de dúvidas, orientações quanto a profissionalização, serão algumas das realizações desse departamento.

Aposentados
Responsáveis: Glaci Weber
Este espaço tem como objetivo cuidar dos interesses dos aposentados (as) da nossa categoria. Além de valorizá-los através da organização de espaços de convivência e do incentivo e inclusão nos grandes debates, entre outras ações. Um espaço digno para pensar políticas que visem mais e melhores conquistas para aqueles que estão aposentados ou em vias de se aposentar.

Administrativo
Coordenadora: Rosane Teresinha Zan
Trata especificamente da organização da sede do CPERS, zelando pelo bom funcionamento de setores como o alojamentos e a recepção, além de ser responsável pelas questões que envolvem os funcionários da sede e dos núcleos, entre outros.

Formação Política e Sindical
Responsáveis:  Cássio Ricardo Ritter
Este departamento será responsável por fazer o resgate histórico da formação social brasileira, buscando compreender como se formaram alguns aspectos de nossa sociedade, possibilitando elementos para refletir sobre a configuração sócia, sindical e política do Brasil nos dias atuais. Além de organizar e informar sobre cursos de interesse da categoria.

Gênero e Diversidade
Responsáveis: Íris de Carvalho
Este departamento se propõe a coordenar e desenvolver atividades pertinentes às relações de gênero junto aos trabalhadores em educação no âmbito da CNTE, bem como subsidiar o conjunto da categoria e dos núcleos com a formulação de políticas que visem o incentivo à organização e participação dos educadores (as) na luta sindical contra o machismo, o racismo e a homofobia. Promover uma nova prática pedagógica que fortaleça a luta por uma educação não sexista e discriminatória.

Jurídico
Responsáveis: Mauro João Calliari
Este departamento trata das questões institucionais dos professores, funcionários de escola e aposentados, dando-lhes assistência, esclarecimentos e acompanhamento em suas demandas.

Juventude
Responsáveis: Ananda de Carvalho
Criado pela nova diretoria do CPERS, objetiva pensar e articular ações que dialoguem com os/as jovens educadores/as. Aproximar as lutas sindicais dos trabalhadores que recentemente ingressaram no mundo do trabalho corresponde a uma demanda nacional que fortalecerá a atuação dos sindicatos. Este departamento contará com a formação de um Coletivo Estadual de Juventude aberto à categoria e constituído em parceria com outros movimentos sociais e sindicatos.

Educação
Responsáveis: Antônio João Ferreira de Lima
Realizar reflexões sérias e profundas para contribuir para a construção de uma educação pública de qualidade, bem como organizar mostras de experiências e trabalhos excelentes realizados nas escolas públicas. Essa será uma das tarefas prioritárias do CPERS. Orientar os educadores (as) quanto a cursos e capacitações e, na medida do possível, disponibilizá-los.

Cultura
Responsáveis: Alda Mari Bastos Souza
Tem por objetivo elaborar e coordenar projetos culturais que resgatem a auto-estima dos educadores, funcionários de escola e aposentados, incentivando a participação nas atividades desenvolvidas pelo CPERS. Evidenciar habilidades e talentos fazendo com que os trabalhadores em educação sintam-se inseridos no espaço cultural como agente e receptor.

Comunicação
Responsáveis: Enio Manica
A comunicação cumpre papel importante no CPERS, pois divulga informações sobre as ações desenvolvidas pelo sindicato, seu posicionamento diante dos grandes debates e assuntos de interesse dos educadores à categoria e à imprensa em geral. É responsável também pelo atendimento à imprensa, pela elaboração de produtos de comunicação, pela difusão de projetos e campanhas e pela atualização e gerenciamento dos canais de comunicação oficiais da instituição.

Saúde do Trabalhador
Responsáveis: Mauro João Calliari
Este departamento tem a função de orientar, acompanhar e, principalmente, atuar em favor dos trabalhadores em educação, ativos e inativos, quanto aos seus direitos. Apoio e orientação quanto a questões como carga excessiva de trabalho, exigências sócio-afetivas das comunidades, assédio moral e violência nas escolas.