• Home  /
  • destaque   /
  • CPERS valoriza e defende funcionários(as) de escola de toda a rede estadual

CPERS valoriza e defende funcionários(as) de escola de toda a rede estadual

O CPERS é o Sindicato que defende os direitos e a valorização profissional de todos(as) os(as) educadores(as) da rede estadual do Rio Grande do Sul, incluindo os(as) funcionários(as) de escola, categoria que passou a ser representada pela entidade na mudança estatutária de 1990.

São 74 anos de história e quase três décadas de lutas unificadas entre professores(as) e funcionários(as), com conquistas importantes para ambas as carreiras. Na foto, lembramos da intensa mobilização que garantiu o Plano de Carreira dos Funcionários(as), aprovado em 2001.

Junto à CNTE, participamos da mobilização nacional que garantiu a alteração do artigo 61 da LDB, conferindo aos(às) funcionários(as) de escola o reconhecimento legal como profissionais da educação. O segmento saiu da invisibilidade social e da subalternidade pedagógica para a condição de protagonista do processo de ensino-aprendizagem.

Quando da aprovação da Lei da Gestão Democrática, em 95, lutamos para assegurar aos(às) funcionários(as) o direito de votar e ser votado para as direções e conselhos escolares. Já em 2007, a criação do programa Profuncionário pelo MEC garantiu a oferta de cursos técnicos e profissionalizantes para o segmento.

Mais recentemente, em maio de 2015, a atual gestão do CPERS resgatou o PL 155, que estava engavetado na Assembleia, e garantiu que todos os funcionários de escola recebessem os direitos salariais previstos no Plano de Carreira.

Somos um dos poucos estados que conseguiu barrar a terceirização da categoria. Também criamos e incentivamos novos espaços de debate para o segmento, como os encontros regionais e estaduais, e continuamos lutando pela dignidade profissional e reconhecimento do trabalho realizado pelos(as) funcionários(as).

Sabemos que ainda há muito por fazer e continuaremos juntos sob a mesma bandeira: uma escola pública de qualidade e com profissionais valorizados e respeitados.

30/10/2015: Encontro Estadual dos Funcionários de Escola. Foto: Caco Argemi/CPERS

1 Comments

Deixe seu comentário