CPERS realiza a terceira etapa da Formação de Formadores


formadores

Dando continuidade a Formação de Formadores do Cpers, nesta sexta-feira, dia 28 de agosto, às 19h, no 9º andar da sede do Sindicato, foi realizada a terceira etapa do encontro. Com o objetivo de formar educadores com conhecimentos e segurança necessária para enfrentar os ataques do governo e defender as conquistas históricas da categoria.
O momento pelo qual passa o funcionalismo público com parcelamento de salários e ataques aos direitos exige uma categoria cada vez mais unida e fortalecida para lutar contra o governo Sartori, em defesa de seus direitos.
A terceira etapa do encontro, os educadores começaram com a “Mística de Abertura”, objetivando trazer a energia e força do guerreiro que cada um possui.  Os educadores formaram um circulo, todos juntos em pé. “Nós precisamos estar em pé para a batalha, resgatando o guerreiro que há em cada um de nós. Trazendo determinação, habilidade, confiança, estar atento, controle interno, externo e psicológico”, observou a engenheira e professora Heloiza Helena Silva.
Logo após o diretor do Departamento de Formação do Sindicato, Cássio Ricardo Ritter, deu as boas vindas para o grupo, e destacou a relevância do encontro nesse momento para o Magistério. “Sejam todos bem-vindos, nesse encontro vamos mergulhar na nossa realidade política atual, para nos fortalecer para os próximos passos de luta da categoria”, afirmou.
“Foi uma avaliação muito importante decidir se continuarmos com a formação, dentro da conjuntura que estamos vivendo, de greve e reivindicações. Mas vendo vocês todos aqui, temos a certeza que optamos pela melhor escolha. O nosso encontro foi todo adaptado, para analisarmos e discutirmos o momento pelo qual estamos passando”, afirmou o diretor do Departamento de Formação, Antônio João Ferreira de Lima.

Conhecimento e análise da conjuntura para a construção de uma categoria cada vez mais forte e unida

Em um segundo momento conduzidos pela professora, Senira Beledeli, os educadores se dividiram em grupos para responderem quatro questões do momento atual, com o objetivo de analisar e escutar o sentimento de cada um, além de fazer a reflexão de qual o papel do Sindicato nesse momento de luta e enfrentamento ao governo.
O diretor da Central Única dos Trabalhadores – CUT  do Rio Grande do Sul, Marcelo Carlini, foi o convidado para o debate com o tema ” Análise da Conjuntura do Rio Grande do Sul”.
Amanhã sábado a Formação de Formadores continua, Eliane de Moura Martins, mestre e doutoranda em sociologia pela UFRGS, traz  para os participantes o tema “O Método na Educação na Luta Popular e Sindical – pensando os desafios do CPERS “, com o objetivo dos educadores analisarem e refletirem sobre as novas lutas pelo qual o Sindicato está passando.
Em um segundo instante a presidente do CPERS, Helenir Aguiar Shcürer, participa do encontro conduzindo o assunto “Direção do CPERS – o que fazer diante da conjuntura atual “. No encerramento da Formação de Formadores, será realizada a avaliação do encontro.
Na próxima segunda-feira, dia 31 de agosto, 1º, 2 e 3 de setembro o Magistério estará em Greve Unificada dos Servidores, decidido em Assembleia Geral da categoria, no ultimo dia 18. Os motivos dos quatro dias de greve são: salários parcelados, PLs que atacam os direitos dos trabalhadores, entre eles  o PLC 206/2015 que implica em congelamento dos salários, impede o pagamento do Piso do Magistério e inviabiliza qualquer reajuste salarial, reduzindo serviços públicos para a sociedade, que estão na Assembleia Legislativa, desvalorização do ensino público gaúcho e desrespeito com os educadores, os servidores públicos e toda a sociedade gaúcha.

Notícias relacionadas