• Home  /
  • destaque   /
  • CPERS participa do XXV Seminário Estadual de Orientação Educacional e VI Congresso Brasileiro dos Profissionais de Educação

CPERS participa do XXV Seminário Estadual de Orientação Educacional e VI Congresso Brasileiro dos Profissionais de Educação

A presidente do CPERS, Helenir Aguiar Schürer, participou, na manhã desta quarta-feira (13), do XXV Seminário Estadual de Orientação Educacional e VI Congresso Brasileiro dos Profissionais de Educação “Orientação Educacional: Educação, Direitos e Justiça – Trajetórias para a Humanização”. Na ocasião, Helenir participou da Mesa Temática: Contextualizando a Educação na Atual Conjuntura.
O debate, realizado no auditório do Palácio da Justiça, em Porto Alegre, contou também com a participação de representantes da União dos Dirigentes Municipais de Educação  – Undime, Universidade Federal do Rio Grande do Sul –  UFRGS, União dos Conselhos Municipais de Educação – UNCME e Federação das Associações dos Município do RS – FAMURS e teve como mediadora, a professora doutora Simone Valdete dos Santos, da Associação das Escolas Superiores de Formação de Profissionais do Ensino do RS – AESUFOPE.
A iniciativa foi organizada com base nas demandas da categoria, elencando temas que expressam conceitos e valores fundamentais ao ser e fazer da orientação educacional, assim como dos demais profissionais da educação.
Durante sua análise, Helenir destacou que o Rio Grande do Sul vive um dos piores retrocessos de sua história, onde os direitos dos educadores têm sido duramente atacados. “O governo demonstra claramente seu descaso com os educadores e a educação pública ao realizar ações como o fechamento de mais de 2 mil turmas, ao mesmo tempo em que abre presídios. Também não há preocupação do governo em suprir a demanda de professores, funcionários e orientadores nas escolas”, observou.
Ao falar sobre os sucessivos parcelamentos dos salários da categoria e dos demais servidores públicos, Helenir não conteve a emoção. “Temos colegas que estão sendo despejados e sequer conseguem suprir a alimentação da família. Mas nós acreditamos na educação e temos consciência da importância do nosso papel. Governos passam, mas a educação pública fica e é por ela que continuaremos firmes em nossa luta”, afirmou.
A iniciativa segue até sexta-feira, dia 15. A programação completa do evento pode ser conferida em www.aoergs.org.

 

Deixe seu comentário