• Home  /
  • cultura   /
  • CPERS apoia a Feira Brasileira de Opinião, que inicia dia 15

CPERS apoia a Feira Brasileira de Opinião, que inicia dia 15

O Memorial Luiz Carlos Prestes irá sediar a Feira Brasileira de Opinião – Porto Alegre – Contragolpe, de 15 a 29 de julho. A realização é uma parceria com a Terreira da Tribo de Atuadores Oi Nois Aqui Traveiz, a partir de uma provocação de Cecília Boal, e tem o apoio do CPERS. A iniciativa ocorre no Memorial Luiz Carlos Prestes, que fica localizado na Av. Edvaldo Pereira Paiva, 1527, Praia de Belas.

Mais de 50 coletivos culturais e artistas foram convidados para apresentar, através de suas obras, a sua visão sobre o momento social e político do Brasil hoje na forma de artes visuais, cênicas, música e poesia, além de debates.Ao todo, serão 15 dias de atividades no Memorial, de terça a domingo. Todas as atividades serão gratuitas e abertas ao público em geral.  A proposta é ouvir a todas e todos e propor uma reflexão sobre as alternativas para o Brasil a partir da diversidade, do respeito, da igualdade e da luta pela retomada de direitos usurpados. O encontro se inspira na Primeira Feira Paulista de Opinião realizada em 1968 por Augusto Boal, idealizador do Teatro do Oprimido, diante da repressão e da censura da ditadura militar no Brasil da época.
“O que Pensa Você do Brasil de Hoje?”. Foi com esse questionamento que Augusto Boal, idealizador do Teatro do Oprimido reuniu em 1968 importantes artistas da época que foram chamados a responder a essa pergunta, originando um espetáculo coletivo que se tornou um marco histórico da arte socialmente engajada: a Primeira Feira Paulista de Opinião.
A abertura, que ocorre neste domingo (15), inicia às 14 horas com concentração do cortejo que sairá da Rótula das Cuias. Às 15h, o grupo seguirá em caminhada em direção ao Memorial Luiz Carlos Prestes para a abertura oficial da Feira.

Confira a programação completa em https://feiradeopiniaoport.wixsite.com/opiniao.

 

 

Deixe seu comentário