• Home  /
  • destaque   /
  • Conferência Estadual encerra discussões da CONAPE no Estado

Conferência Estadual encerra discussões da CONAPE no Estado

O encontro visa garantir e promover a mobilização social em torno do tema educacional e integra a ação nacional promovida pelo Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE). Porto Alegre recebe nos dias 9 e 10 de março a etapa estadual da Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE). O evento encerra as conferências municipais, regionais e livres que ocorreram em todo o Estado desde o ano passado e, entre outros pontos, deve escolher os delegados que representarão o Rio Grande do Sul na etapa Nacional, em Belo Horizonte, de 24 a 26 de maio.

A Conferência visa garantir e promover a mobilização social em torno do tema educacional, principalmente no que tange a implementação dos Planos Municipais, Estaduais e Nacional de Educação, cujas metas e prazos estabelecidos nos documentos não vêm sendo cumpridos, segundo as entidades ligas à educação e que acompanham a execução dos Planos.

No encontro na capital serão discutidas as emendas ao documento oficial da CONAPE, as conjunturas educacionais nos níveis nacional, estadual e  municipal. Na ocasião também será elaborada e aprovada a Carta de Porto Alegre. O Sinpro/RS, a ADUFRGS e o CPERS  integram a organização da conferência no Estado, além de sindicatos e entidades ligadas a educação.

PROGRAMAÇÃO
No dia 9 de março, sexta-feira, às 19h, o evento ocorre no Teatro Dante Barone, na Assembleia Legislativa, e contará com a palestra do professor Gaudêncio Frigotto, doutor em Educação: História, Política e Sociedade pela PUC-São Paulo. Neste dia, os participantes farão a aprovação do regimento. A coordenação será da professora Jaqueline Moll, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
No  dia 10 de março, sábado, a partir das 8h30, na Faculdade de Educação daUFRGS, estão programadas atividades como relatos das conferências municipais, regionais e livres, votação das emendas sugeridas e escolha dos delegados que participarão da etapa nacional da Conape. A coordenação será dos Professores Celso Stefanoski (Sinpro/RS), Lúcio Olímpio Vieira (ADUFRGS) e da professora Rosane Zan (CPERS).

CONAPE
A Conape tem organização do Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE) e os Fóruns Estaduais Populares de Educação. A Conferência nasceu da preocupação de diversas por entidades, após a desconstrução pelo Governo Federal do calendário da Conferência Nacional de Educação de 2018 (Conae-2018) e da desconfiguração o Fórum Nacional de Educação (FNE), estabelecido pela Lei 13.005/2014 (Lei do Plano Nacional de Educação 2014-2024), em abril de 2017.

Deixe seu comentário

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.