• Home  /
  • destaque   /
  • Caravana mobiliza educadores em 40 escolas de Três Passos e região

Caravana mobiliza educadores em 40 escolas de Três Passos e região

Veja a galeria de fotos:

27º Núcleo Caravana CPERS – 11/09/18 – Três Passos

O 27º Núcleo do CPERS, sediado em Três Passos, recebeu nesta terça-feira (11) a Caravana em Defesa da Escola Pública. Integrantes da direção estadual e do núcleo, bem como educadores(as) de todo o estado que acompanham a comitiva, dialogaram com centenas de professores(as) e funcionários(as) em 40 escolas da região ao longo do dia.

Esta é a 9ª semana da jornada de aproximação com a base e escuta no chão da escola, que busca discutir os rumos da educação pública e os ataques à categoria, além de provocar reflexões sobre a importância do voto consciente e bem informado. Trata-se de identificar os projetos em disputa no período eleitoral e compreender o significado da continuidade das políticas de desmonte, representadas pela ideologia do Estado mínimo.

“O projeto que está em curso aposta na demonização do serviço público e na redução das políticas sociais”, avalia Rosane Zan, da direção estadual. “Não estamos aqui para dizer em quem votar, mas somos educadores e temos que ter posição. Precisamos analisar o que queremos para o futuro, se vamos aguentar mais quatro anos de massacre ou defenderemos a educação pública”.

Para Adélia Menezes dos Santos, professora de Carazinho que acompanha a caravana, o embate eleitoral envolve muitos candidatos, mas apenas dois projetos. “Um prega o Estado Mínimo, o enxugamento de gastos, a entrega do patrimônio público ao capital e o lucro do mercado acima de tudo.. Outro entende a importância do bem estar social e de um Estado capaz de oferecer serviços e políticas públicas de qualidade. Temos a chance de escolher qual será nosso próximo governador, e a hora de refletir sobre isso é agora”, afirma.

Nas visitas, os(as) educadores(as) recebem materiais informativos que permitem comparar a atuação de parlamentares em relação a projetos como a Reforma Trabalhista no país e o desmonte do serviço público no estado. O CPERS também lançou um site para facilitar a consulta sobre como votaram as bancadas gaúchas, junto à campanha Vote em Defesa da Escola Pública. No dia 31 de agosto, os candidatos a governador participaram de uma sabatina onde apresentaram suas propostas para a educação. Confira a íntegra de cada resposta.



O debate nas escolas também aborda temas nacionais, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Reforma do Ensino Médio. O CPERS entende que as reformas em andamento têm o objetivo de abrir caminho para a privatização da rede pública e a formação de mão de obra barata, fechando a porta das universidades para os estudantes e levando à demissão em massa de educadores(as).

A Caravana em Defesa da Escola Pública segue na estrada até o início de outubro. Nesta semana, o roteiro ainda inclui Palmeira das Missões (quarta), Carazinho (quinta) e Três de Maio (sexta). Confira o itinerário completo.

Deixe seu comentário