• Home  /
  • destaque   /
  • Caravana em Defesa da Escola Pública visita 20 escolas em Santa Maria e região

Caravana em Defesa da Escola Pública visita 20 escolas em Santa Maria e região

Santa Maria, o maior núcleo do interior, recebeu nesta quinta-feira (8) a Caravana em Defesa da Escola Pública. A jornada de diálogo com a base envolveu 20 escolas em quatro cidades, abordando temas como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a necessidade de posicionar-se contra o projeto de Estado mínimo nas eleições. Pela manhã, o Encontro Regional dos(as) Aposentados reuniu centenas de sócios da região, além dos Núcleos de Cachoeira do Sul e São Gabriel.

Para o diretor geral do 2º Núcleo, Rafael Gomes Torres, a Caravana cumpre o papel duplo de reavivar a memória da categoria sobre o trabalho da Direção Central e aproximar dirigentes dos(as) trabalhadores(as) em educação. “Pisar no chão da escola engrandece tanto o debate com a base quanto as discussões e os processos decisórios da direção, que sai daqui com informações valiosas sobre os anseios dos educadores”, afirma.

“Viemos aqui para ouvir, escutar sugestões e críticas construtivas”, disse Solange Caravalho, 1ª vice-presidente do CPERS, a educadores(as) da Escola Básica Estadual Cícero Barreto. Trabalhamos muito, mas enfrentamos um período difícil e um governo insensível. Se depender da categoria, Sartori não será reeleito, mas precisamos encontrar formas de dialogar com a sociedade em geral.”

Éder Matos, coordenador pedagógico da Escola Básica Estadual Cícero Barreto, aproveitou o momento de escuta para falar da carência de informações sobre a BNCC, imposta “goela abaixo” pelo Governo Federal. “Queremos respaldo do Sindicato para fazer o debate necessário, com clareza e organização”, solicitou.

Davi Salvador, professor do Estado há 28 anos, acredita que a categoria precisa superar as dificuldades e se unir para defender a educação. “A sociedade só vai ser capaz de mudar o que está aí se tiver espírito crítico para compreender o que está acontecendo. E isso só vem com educação de qualidade”, pondera.

A Caravana em Defesa da Escola Pública encerra a semana em Cachoeira do Sul (4º Núcleo), nesta quinta-feira.

Confira o cronograma completo até setembro

Confira a galeria de fotos:

2º Núcleo Caravana CPERS – 08/08/18 – Santa Maria

Deixe seu comentário