• Home  /
  • destaque   /
  • Caravana dialoga com educadores(as) em 35 escolas de Ijuí e região

Caravana dialoga com educadores(as) em 35 escolas de Ijuí e região

Confira a galeria de fotos do dia:
31º Núcleo Caravana CPERS – 26/09/18 – IJUÍ

Finalizando a 11ª semana na estrada, a Caravana em Defesa da Escola Pública chegou, nesta quarta-feira, 26, ao 31º Núcleo do CPERS, sediado em Ijuí. A comitiva, formada por dirigentes estaduais do núcleo, bem como educadores(as) voluntários(as) – em sua maioria aposentados(as) -, passou por 35 escolas de sete municípios da região. A partir desta quinta-feira, a direção estadual retorna a Porto Alegre para os preparativos da Assembleia Geral, marcada para a sexta-feira (28).

Desde julho, já são mais de 1.200 escolas visitadas, 70 dias e 20 mil quilômetros de estrada para discutir os rumos da educação pública, a situação funcional da categoria e os desafios para o próximo período, além de aproximar o Sindicato dos(as) trabalhadores(as) de todo o Rio Grande do Sul. A iniciativa também mobiliza a categoria para a participação nas eleições de direções escolares – marcada para o dia 27/11 – e provoca reflexões sobre a importância do voto consciente e bem informado nas eleições gerais, em outubro.

“O CPERS não se coloca em campanha partidária para ninguém. A categoria tem condições de refletir e chegar às suas próprias conclusões. Mas é nosso dever dizer que há dois projetos em disputa. Um que beneficia as elites, privatizando o patrimônio e transformando a escola pública em mercadoria, e outro que atenta para os que mais precisam, que somos nós. Vendemos nossa força de trabalho e devemos reconhecer nossa posição social”, assinala Valdete Moreira, da direção estadual.

O CPERS lançou um site para facilitar a consulta sobre como votaram as bancadas gaúchas em relação a projetos que afetam a educação e a sociedade em geral, junto à campanha Vote em Defesa da Escola Pública. No dia 31 de agosto, os candidatos a governador participaram de uma sabatina onde apresentaram suas propostas para a educação. Confira a íntegra de cada resposta.

Em diversas escolas do núcleo o debate foi ampliado para estudantes, abarcando temas como a Base Nacional Comum Curricular e a Reforma do Ensino Médio, que devem ser implementadas já a partir de 2019 em formato piloto na rede estadual. O CPERS entende que os projetos em andamento têm o objetivo de abrir caminho para a privatização da rede pública e a formação de mão de obra barata, fechando a porta das universidades para os alunos e levando à demissão em massa de educadores(as).

A Caravana em Defesa da Escola Pública segue na estrada até a próxima semana. Confira o roteiro.

Deixe seu comentário