• Home  /
  • destaque   /
  • Caravana dialoga com a base em 74 escolas de São Leopoldo e região

Caravana dialoga com a base em 74 escolas de São Leopoldo e região

Confira a galeria de fotos completa14º Núcleo Caravana CPERS – 30/08/18 – São Leopoldo

Diálogo com centenas de educadores(as) no chão da escola, plenária com estudantes, entrevistas a diversas rádios da região e 74 instituições de ensino visitadas em mais de uma dezena de cidades marcaram a passagem da Caravana em Defesa da Escola Pública por São Leopoldo e região.

O roteiro no 14º Núcleo marca o fim da sétima semana da jornada de aproximação com a base para discutir o desmonte do Estado, os ataques à educação e o cenário político. A Caravana continua até o início de outubro, percorrendo todos os 42 núcleos do CPERS.

Pela manhã, a presidente Helenir Aguiar Schürer e o diretor geral do 14º Núcleo, Luiz Henrique Becker, conversaram com centenas de estudantes do Colégio Estadual Ignacio Plangg, de Novo Hamburgo. Em pauta, o futuro da escola pública, colocado em xeque pela Base Nacional Comum Curricular e a Reforma do Ensino Médio.

“Quem aqui pretende ingressar em um curso superior depois de formado? Com as reformas em curso, as portas da universidade serão fechadas para vocês. O currículo da escola pública será limitado e somente os estudantes da rede privada conseguirão passar no Enem e outras provas”, explicou Helenir aos alunos.

A presidente fez um chamado à resistência dentro da escola. “Nós, educadores, não conseguiremos lutar sozinhos. Precisamos que vocês se organizem, formem um grêmio estudantil, conversem com seus pais. É o futuro de cada um aqui que está em jogo”.

O diretor geral do núcleo chamou a atenção dos educadores para o quadro preocupante da situação funcional da categoria. “A perspectiva angustia. Aqui temos notícias de colegas que não conseguem mais pagar o aluguel, o carro, o condomínio e mesmo o transporte público”, afirmou. “Não podemos admitir a mercantilização do ensino, que levará à demissão em massa de professores e funcionários”, salienta.

A Caravana segue em movimento. Na próxima semana, o roteiro inclui os núcleos de Santana do Livramento (segunda-feira), Uruguaiana (terça), Alegrete (quarta) e São Gabriel (quinta).

 

Deixe seu comentário