• Home  /
  • destaque   /
  • Aula Cidadã e Ato Show reforçam resistência dos educadores e denunciam descaso de Sartori com a educação

Aula Cidadã e Ato Show reforçam resistência dos educadores e denunciam descaso de Sartori com a educação

Milhares de educadores de diversas regiões do Estado reuniram-se na Casa do Gaúcho, em Porto Alegre, nesta quinta-feira (26) para fortalecer a luta da categoria, em greve há 52 dias; através da Aula Cidadã e Ato Show realizados no local. O ato teve a presença e o apoio de pais, estudantes, comunidade escolar e outras categorias de servidores.
A música Cale-se, de Chico Buarque e Milton Nascimento, deu início as atividades.  “Esta canção nos lembra os tempos difíceis da ditadura, os tempos em que pensar era perigoso, em que Paulo Freire teve que ser exilado, pois ensinava o povo a pensar. E foi nesta época, em que achávamos que vivíamos um momento intransponível, que nós resistimos. O CPERS foi protagonista na luta pela abertura democrática do Brasil. Hoje, retorna a vontade de nos calar e de quebrar a nossa resistência. Nesse momento, mais do que nunca, se faz fundamental a voz da educação e a nossa resistência. Nós sabemos que a nossa arma é mais perigosa que as do choque, porque a nossa arma é o conhecimento. A educação está protegida no coração de cada um e de cada uma de nós, que não vai se curvar diante dos ataques deste governo”, afirmou a presidente do CPERS, Helenir Aguiar Schürer.
A Aula Cidadã teve a importante participação do cientista político, professor da UFRGS aposentado e integrante da Coordenação do Comitê em Defesa da Democracia e do Estado Democrático de Direito, Benedito Tadeu César; da professora e Mestre em Letras pela UFSM, Roséli Gonçalves do Nascimento, da professora doutora, diretora do Planetário da UFRGS e diretora da Sociedade Astronômica Brasileira, Daniela Borges Pavani e da professora doutora em Direito do Trabalho e Juíza do Trabalho no Tribunal Regional da 4ª Região, Valdete Souto Severo. O público teve a oportunidade de conversar com os palestrantes, esclarecendo dúvidas e obtendo informações importantes.
Intercalando as aulas cidadãs, diversos artistas realizaram apresentações musicais. Participaram do ato show a banda Renascentes, os músicos Luzo Net, Chris Mitra, Duda Calvin, Bagre Fagundes, Wesley além dos muros, Márcio Tavares de Almeida e a cantora Iaia Moraes.
Todos os músicos e palestrantes participaram da iniciativa de forma voluntária, em solidariedade à justa luta dos professores e funcionários de escola.

Fotos: Carol Ferraz

 

Deixe seu comentário

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.