• Home  /
  • destaque   /
  • Mostra Pedagógica evidencia qualidade da escola pública em Santa Cruz do Sul

Mostra Pedagógica evidencia qualidade da escola pública em Santa Cruz do Sul

Confira a galeria de imagens:
18º Núcleo Mostra Pedagógica – 27/09/18 – Santa Cruz do Sul

Exibir o que de melhor é produzido pela escola pública, incentivar a produção de conhecimento e valorizar o empenho dos(as) educadores(as) e estudantes. A 3ª Mostra Pedagógica do CPERS chegou nesta quinta-feira (27) a Santa Cruz do Sul, 18º Núcleo, colocando a educação gaúcha em evidência não pelas suas mazelas, mas pelas suas virtudes como um celeiro de inovação e pesquisa.

“Precisamos lançar luz sobre o que há de belo e significativo feito no chão da escola. A sociedade não vê pois a mídia só mostra os problemas. Apesar do descaso com a categoria e com a educação pública, o trabalho pedagógico realizado pelas nossas instituições é de excelência”, avalia Rosane Zan, diretora do Departamento de Educação do CPERS.

Cira Kaufmann, diretora geral do 18º Núcleo, também destacou a relevância do evento. “Lutamos muito para que nossos alunos tenham uma educação digna, de qualidade e transformadora. É animador enxergar os resultados e poder mostrar a importância do que construímos com cada educador(as) e estudante(a)”, disse.

A etapa regional, que seleciona os melhores projetos para a Mostra Estadual, em novembro, e um encontro internacional em Buenos Aires, no próximo ano, também agrega novos conhecimentos para os jovens pesquisadores. “Aprendemos muito com o nosso trabalho sobre empoderamento feminino”, conta Gabriela Silva, 17 anos, da EEEM Vera Cruz. “Foi um projeto árduo, com um mês de pesquisa e produção. Mas aprendemos a nos reconhecer e sentir mais fortes e a correr atrás dos nossos objetivos, pois as mulheres estão chegando chegando a patamares cada vez mais altos.”

A jovem Fernanda Cardoso Senger, 14 anos, da EEEM Nossa Senhora da Esperança, descobriu um novo mundo ao visitar uma comunidade indígena Guarani em Cachoeira do Sul, “Fiquei surpresa. Achei que não seria bem recebida, mas foi incrível aprender com eles, conhecer melhor o significado do artesanato e da cultura desse povo, que sofre tanto preconceito nas nossas cidades. Queremos continuar a pesquisa no próximo ano”, explica.

Outros temas abordados foram a privatização da água e sua valorização como recurso natural, além do desenvolvimento prático de soluções sustentáveis e inovadoras para o campo. O trabalho realizado pelo grupo de Jorge William Freitas, 17 anos, do CETEC de Encruzilhada do Sul, contribuiu diretamente para a comunidade escolar. “Fizemos uma ração avícola à base de mandioca. Uma ração para galinha que melhora a produção de ovos e a qualidade da pena. É fácil de fazer e barata, sem custos. Hoje, 99% da ração das aves é baseada nesse projeto”, conta.

A 3ª Mostra Pedagógica do CPERS percorre todos os 42º Núcleos do estado. A última etapa regional ocorre na próxima semana, em Vacaria. Confira a relação de trabalhos selecionados:

ANOS INICIAIS – Caminhos das Águas – EEEF Bruno Agnes
ANOS FINAIS – Projeto Consciência – Olhar, Sentir e Vivenciar a Cultura Indígena. EEEF Nossa Senhora Esperança
ENSINO MÉDIO – Empoderament Feminino . EEEM Vera Cruz
CURSO TÉCNICO – Ração Avícola – CETEC

Deixe seu comentário